Sexta-feira, 23 de agosto de 2013 - 18h01
Os clãs em desgraça
A maioria dos clãs políticos de Rondônia, surgidos ainda na década de 80, estão enrascados até o pescoço com a justiça. A começar pela região sul do estado, onde a família Donadon tem – entre outros condenados por malversação de recursos públicos – dois deputados, um estadual e outro federal presos e a caminho da cassação. Já, na Zona da Mata, recentemente o ex-governador e atual senador Ivo Narciso Cassol, foi condenado por licitações fraudulentas e sofre ameaça de cassação do seu mandato no Senado Federal.
Desgastado e repleto de processos, os integrantes do Clã dos Muletas, na Bacia Leiteira de Jaru se transformaram em fichas sujas, depois de mandarem no pedaço durante quase 3 décadas. Na região de Ariquemes, onde o ex-senador Ernandes Amorim já esteve preso por falcatruas, ele voltou a ser denunciado pelo Ministério Público Federal pelos crimes praticados na Operação Abate. Não bastasse, seu filho, o prefeito de Cojubim Ernan Amorim sofre processo de impeachment na Câmara de Vereadores. Enfim, o mar não esta para peixe para muitos corruptos. Mas com toda cara de pau, eles preparam os parentes para a disputa de 2014.
Virgens no bordel?
O PT continua lavando roupa suja, num confronto direto entre os grupos do ex-prefeito Roberto Sobrinho e da ex-senadora Fátima Cleide. Para tentar igualar a peleja, os “sujos” do PT estão acusando os cleidistas de serem fantasmas e laranjas do gabinete do presidente Hermínio Coelho e, sendo assim passíveis de punição, na Operação Apocalipse.
PCC e cartéis
É coisa de louco! O PCC já se instalou nos presídios de Porto Velho e já conta até com estatuto pronto, uma espécie de Constituição que norteia o comportamento do detento, enjaulado ou fora das celas. A outra coisa que impressiona é o fato dos cartéis das drogas se associarem aos políticos. Além dos presos e investigados tem outros já com promessa de financiamento de campanha para 2014.
Pela expulsão
O PDT ultima os preparativos para a expulsão do vereador Cabo Anjos, baita coleguinha e financiado por foras da lei, e que já deve ser notificado nas próximas horas. O partido é o único que esta punindo exemplarmente os pilantras envolvidos na Operação Apocalipse, dando uma boa resposta para a opinião pública a respeito da moralidade partidária.
A rede
Agora já são 630 mil assinaturas certificadas. O partido denominado Rede de Sustentabilidade, liderado pela ex-senadora Marina Silva, egressa do Partido Verde, caminha firme para cumprir as exigências da justiça eleitoral – um milhão de assinaturas – para poder disputar as eleições do ano que vem. O primeiro Diretório Estadual já foi instalado o Rio Grande do Sul.
Pé na estrada O ex-governador José Bianco (Democratas) já esta correndo o estado aferindo suas possibilidades quanto ao pleito do ano que vem de voltar ao Palácio Presidente Vargas. Ele é estimulado pelas pesquisas junto ao eleitorado conservador, já que sem Ivo Cassol e Expedito Junior nas paradas, ele tem a preferência do segmento.
Como Bianco tem redutos fortes em Ji-Paraná e Porto Velho nunca lhe faltou – foi o mais votado ao Senado e ao governo na vitória contra Raupp e na derrota contra Ivo Cassol quando disputou a reeleição – ele vai em frente, porque a acredita em duas cosias: 1- Na atual conjuntura ele tem boas chances de chegar aos segundo turno 2- E quem alçar o segundo turno leva. |
Via Direta
*** O senador Acir Gurgacz (PDT) terá encontro com a imprensa na semana que vem para prestar contas do seu mandato *** No Congresso, os senadores e deputados federais estão mais dóceis com o Palácio do Planalto com a liberação das emendas parlamentares *** Em Porto Velho, aos poucos a gestão Nazif começa a criar asas.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri