Quinta-feira, 4 de setembro de 2014 - 05h04
Pelo voto consciente
Nada mais oportuna a campanha levada a efeito pela justiça eleitoral sobre o “Voto Consciente”. Num cenário eleitoral repleto de fichas sujas, parentes de fichas sujas, de sanguessugas, de propineiros e de toda espécie de criminosos ligados e patrocinados pelas mais diversas organizações, é preciso que a opinião pública fique de olho vivo.
Em Porto Velho, que ganhou mais de 100 mil habitantes, no auge da construção das usinas de Jirau e Santo Antonio, temos um campo fértil para os políticos de má conduta prosperar. A maioria dos nossos novos moradores não conhece nossa história e as situações protagonizadas pela nossa classe política enlameando o estado.
No interior, que também recebeu grande carga de migrantes nos últimos anos, devido ao crescimento do agronegócio, este segmento pouco conhece a formação de clãs políticos que sistematicamente tem rapinado os cofres púbicos. Nas frentes pioneiras, de migração mais recente, como na região de Buritis e Nova Mamoré e as novas comunidades que pipocaram na selva, o desconhecimento das lideranças políticas do estado é ainda maior. Por conseguinte, a campanha do Voto Consciente tem tudo a ver com a nossa situação.
Eleições 2014
Existem alguns indícios de que as coisas não vão bem na coligação “Rondônia no Rumo Certo”. Durante a semana, o governador Confúcio Moura falou com todas as letras – e não é a primeira vez - que sua comunicação não funciona e que a divulgação de suas obras tem sido falha. Não bastasse, logo em seguida, trocou a coordenação de campanha que estava nas mãos do empresário Chagas Neto. O que será que esta acontecendo?
A volta dos ex-
Vários ex-prefeitos estão de volta nas eleições 2014, buscando principalmente cadeiras a Assembléia Legislativa. Desta forma, Lucia Tereza (Espigão do Oeste), José Volpi (Buritis), Vitorino Cherque (Bacia Leiteira), Laerte Gomes (Alvorada do Oeste) e tantos outros já estão nas paradas. Para federal destacam-se os ex-prefeitos Roberto Sobrinho (Porto Velho) e Ernandes Amorim (Ariquemes).
As sabatinas
As emissoras da rede de rádio e televisão ligadas ao SGC, mais o Diário da Amazônia e portais de sites de noticias de todo estado que acompanharam na terça a noite a sabatina do Padre Ton, o candidato do PT, viram um bagre ensaboado nas respostas. Foram mais de duas horas e o padreco se mostrou confiante em crescer na reta final e alçar uma vaga no segundo turno.
Os predadores
Os vereadores de Porto Velho Aélcio da TV, Leo Morais, Ana Negreiros e Elis Regina são os principais predadores dos deputados estaduais da capital. Vai ser uma luta dura para os atuais parlamentares estaduais Epifânia, Cláudio Carvalho, Jean de Oliveira e Ribamar Araujo, já que Zequinha e Hermínio são considerados de ponta e Flávio Lemos disputa uma cadeira a Câmara Federal.
Oito cadeiras
Das oito cadeiras em disputa para a Câmara dos Deputados, sem considerar a questão do coeficiente eleitoral, estão emergindo na capital Roberto Sobrinho, Lindomar Garçon e Mariana. No interior, no meio evangélico Agnaldo Muniz e Nilton Capixaba, Marinha Raupp é a nossa abelha rainha, Bianco vem forte, e ainda tem Mosquini (Bacia Leiteira) e Marcos Rogério (região central) buscando a pole position.
Via Direta
*** A situação financeira da Usina de Santo Antônio preocupa Porto Velho porque as demissões já começaram *** É uma situação que poderá afundar ainda mais a capital rondoniense, já prejudicada pelo pós-cheia *** Na seqüência do programa Rondônia Debate teremos hoje, no SGC, a professora Régia, candidata a vice da Frente de Esquerda. No Dia 11 será a vez da petista Fatinha, dia 18 Carlos Magno.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri