Quinta-feira, 4 de setembro de 2014 - 05h04
Pelo voto consciente
Nada mais oportuna a campanha levada a efeito pela justiça eleitoral sobre o “Voto Consciente”. Num cenário eleitoral repleto de fichas sujas, parentes de fichas sujas, de sanguessugas, de propineiros e de toda espécie de criminosos ligados e patrocinados pelas mais diversas organizações, é preciso que a opinião pública fique de olho vivo.
Em Porto Velho, que ganhou mais de 100 mil habitantes, no auge da construção das usinas de Jirau e Santo Antonio, temos um campo fértil para os políticos de má conduta prosperar. A maioria dos nossos novos moradores não conhece nossa história e as situações protagonizadas pela nossa classe política enlameando o estado.
No interior, que também recebeu grande carga de migrantes nos últimos anos, devido ao crescimento do agronegócio, este segmento pouco conhece a formação de clãs políticos que sistematicamente tem rapinado os cofres púbicos. Nas frentes pioneiras, de migração mais recente, como na região de Buritis e Nova Mamoré e as novas comunidades que pipocaram na selva, o desconhecimento das lideranças políticas do estado é ainda maior. Por conseguinte, a campanha do Voto Consciente tem tudo a ver com a nossa situação.
Eleições 2014
Existem alguns indícios de que as coisas não vão bem na coligação “Rondônia no Rumo Certo”. Durante a semana, o governador Confúcio Moura falou com todas as letras – e não é a primeira vez - que sua comunicação não funciona e que a divulgação de suas obras tem sido falha. Não bastasse, logo em seguida, trocou a coordenação de campanha que estava nas mãos do empresário Chagas Neto. O que será que esta acontecendo?
A volta dos ex-
Vários ex-prefeitos estão de volta nas eleições 2014, buscando principalmente cadeiras a Assembléia Legislativa. Desta forma, Lucia Tereza (Espigão do Oeste), José Volpi (Buritis), Vitorino Cherque (Bacia Leiteira), Laerte Gomes (Alvorada do Oeste) e tantos outros já estão nas paradas. Para federal destacam-se os ex-prefeitos Roberto Sobrinho (Porto Velho) e Ernandes Amorim (Ariquemes).
As sabatinas
As emissoras da rede de rádio e televisão ligadas ao SGC, mais o Diário da Amazônia e portais de sites de noticias de todo estado que acompanharam na terça a noite a sabatina do Padre Ton, o candidato do PT, viram um bagre ensaboado nas respostas. Foram mais de duas horas e o padreco se mostrou confiante em crescer na reta final e alçar uma vaga no segundo turno.
Os predadores
Os vereadores de Porto Velho Aélcio da TV, Leo Morais, Ana Negreiros e Elis Regina são os principais predadores dos deputados estaduais da capital. Vai ser uma luta dura para os atuais parlamentares estaduais Epifânia, Cláudio Carvalho, Jean de Oliveira e Ribamar Araujo, já que Zequinha e Hermínio são considerados de ponta e Flávio Lemos disputa uma cadeira a Câmara Federal.
Oito cadeiras
Das oito cadeiras em disputa para a Câmara dos Deputados, sem considerar a questão do coeficiente eleitoral, estão emergindo na capital Roberto Sobrinho, Lindomar Garçon e Mariana. No interior, no meio evangélico Agnaldo Muniz e Nilton Capixaba, Marinha Raupp é a nossa abelha rainha, Bianco vem forte, e ainda tem Mosquini (Bacia Leiteira) e Marcos Rogério (região central) buscando a pole position.
Via Direta
*** A situação financeira da Usina de Santo Antônio preocupa Porto Velho porque as demissões já começaram *** É uma situação que poderá afundar ainda mais a capital rondoniense, já prejudicada pelo pós-cheia *** Na seqüência do programa Rondônia Debate teremos hoje, no SGC, a professora Régia, candidata a vice da Frente de Esquerda. No Dia 11 será a vez da petista Fatinha, dia 18 Carlos Magno.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina