Segunda-feira, 24 de março de 2014 - 18h11
Uma semana decisiva
A semana será decisiva para as definições do quadro partidário rondoniense. Ocorre que no sábado, com pompa e circunstância, o governador Confúcio Moura vai anunciar sua candidatura a reeleição. Escolheu Ji-Paraná, a capital da BR, para a sua largada, porque lá hoje é seu maior reduto eleitoral.
Será a partir desta definição que os principais candidatos da oposição, como Expedito Junior (PSDB), Ivone Cassol, Maurão ou Cesar (PP), Hermínio Coelho ou Alex Testoni (PSD), Neodi Carlos (PSDC), Padre Tom (PT), José Bianco (DEM) e os postulantes nanicos Beto Cantanhede (PSOL), Jadson Silva (PSTU) e a vereadora Marta (PSC) vão estudar suas estratégias de campanha.
Ao final das convenções em junho o provável é que de todos os nomes cogitados sobre apenas cinco ou seis com a disputa se concentrando em três blocos: 1 – Bloco governista tendo como candidato ao governo Confúcio Moura 2 – Bloco liderado pelos tucanos e democratas reunindo Expedito Junior e José Bianco 3 – Bloco da coalizão PP/PR/PPS tendo como provável candidata Ivone Cassol.
Numa previsível eleição em dois turnos, o governador Confúcio tem lugar de honra na próxima etapa. No pleito passado os grupos de Expedito e Cassol disputaram a outra vaga do turno – com a turma de Ivo levando a melhor e emplacando Cahula – e a tendência é que a outra vaga seja decidida entre estas duas coalizões novamente. Para os governistas o ideal é que Expedito se dê mal de novo, para tê-lo como aliado no segundo turno para compensar no interior uma eventual derrota na capital.
Campanha já
Finalmente se vê alguma movimentação de campanha política no estado. Os partidos lançando nomes ao governo e ao senado, os caciques percorrendo o estado de ponta a ponta pra acertar alianças etc. Mas não existe clima eleitoral e por isto a coisa só deve esquentar mesmo depois da Copa do Mundo e das convenções partidárias que se encerram no meio do ano.
Boom de Machadinho
Com a construção da Usina de Tabajara. Com o entroncamento rodoviário para o Mato Grosso e mais o boom da soja, Machadinho do Oeste ( conhecido também como Neodilópolis)... deverá dobrar sua população nos próximos anos, ultrapassando municípios mais tradicionais como Pimenta Bueno, Guajará Mirim e Ouro Preto do Oeste. Neste momento Machadinho vivencia um novo fluxo migratório com vários empreendimentos imobiliários.
Assoreamento
Engenheiros acreditam que combater o assoreamento do Rio Madeira e a dragagem prometida pelo governo federal poderá contribuir muito no futuro para reduzir as enchentes que tantos estragos estão causando a Porto Velho, sua zona ribeirinha e o pavimento das rodovias 364 (Porto Velho-Rio Branco) e 319 (Porto Velho -Manaus). Enquanto isto, o Madeirão continua geando mais desabrigados.
Turismo forte
No domingo os pequenos comerciantes faturaram bem com a enchente do Madeira nas proximidades do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, já tomado pelas águas. Eram tantos veículos que faltavam vagas nos estacionamentos e as barracas dos camelôs tomaram conta do pedaço. Agora já não são mais apenas “turistas” da Zona Leste e Sul, regiões mai afastadas do centro. Anotei placas de turistas de Ji-Paraná, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Machadinho, Cacoal e até da distante Vilhena por lá.
Seminário
PSB/Rede/PPS, que realizam seminários pelas capitais, trataram de problemas do Nordeste em fórum realizado no último sábado em Salvador, na Bahia. Os subsídios colhidos serão utilizados na campanha do presidenciável Eduardo Campos. Os problemas da Amazônia serão debatidos em seminários da aliança em Manaus, Porto Velho e Rio Branco ainda no primeiro semestre.
Via Direta
*** O cacique José Bianco (DEM) costura alianças do seu partido para nominatas a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados *** Mas ainda não se definiu qual será seu papel nas eleições de outubro *** O deputado federal Moreira Mendes (PSD) amplia as consultas partidárias *** Seu coração balança entre o tucanato e a aliança governista.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri