Quarta-feira, 3 de setembro de 2014 - 05h09
A política na história
Nas eleições de 2014, temos pelo menos um candidato que participou do primeiro pleito de Rondônia – na condição de estado - em 1982. Trata-se do médico Djair Prieto, que trinta e dois anos depois, volta à ribalta disputando uma cadeira a Assembléia Legislativa.
Na época, Djair Prieto (com base política em Ji-Paraná) participou da chapa do PMDB ao Senado para eleger três senadores. A chapa contava ainda com o então deputado federal Jerônimo Santana (com base em Porto Velho) e Cícero Dantas (representando Vilhena e o Cone Sul do estado).
Ao final daquela eleição, quem elegeu os três senadores foi o PDS, capitaneado pelo então governador Jorge Teixeira. Foram eleitos Odacir Soares, Claudionor Roriz e Galvão Modesto. Na época, era tamanha a popularidade do governador Teixeirão que se dizia que ele tinha o poder de eleger até três postes ao Senado.
De fato, a jornada de 1982 seria propicia aos governistas. Na bancada federal, o PDS elegeu cinco dos oito deputados federais e na Assembléia Legislativa 15 dos 24 deputados estaduais, inclusive o mais votado José Bianco que acabou se elegendo o primeiro presidente da Assembléia Legislativa.
Pescoço a pescoço
O SGC abriu a série de sabatinas com o governador Confúcio Moura segunda-feira à noite. Com baixo desempenho nos debates da TV Allamanda (Em Porto Velho) e TV Jornet (Rolim de Moura), o governador melhora sua desempenho quanto se trata de entrevista, já que tem a situação do estado com os números na cabeça. No campo político admitiu que a eleição esta pescoço a pescoço (equilibrada e difícil).
Na reta final
Estamos chegando à reta final da campanha eleitoral de 2014 com a maioria do eleitorado ainda indeciso. É a partir de agora, a cerca de um mês do pleito de outubro, que começam as definições, numa largada polarizada desde o inicio entre o governador Confúcio Moura (PMDB e coligação Rondônia no Rumo Certo) e Expedito Junior (PSDB e aliança Muda Rondônia).
Voto útil
Nas últimas semanas de campanha, também se define o chamado voto útil oposicionista, no caso quando será escolhido o nome considerado entre aqueles sequiosos por mudança em melhores condições de derrotar o governador Confúcio Moura no segundo turno. Neste momento, o tucano Expedito Junior vai levando uma boa vantagem sobre os concorrentes.
Com tudo
Ante ao ameaçador crescimento da presidenciável Marina Silva (PSB), o ex-presidente Lula entrou com tudo na campanha da reeleição de Dilma Rousseff e dos candidatos ao governo do PT nos estados. Os marqueteiros estão agindo nos pequenos e médios municípios, alvo de mais benefícios da União, com mensagens do ex-presidente lembrando as conquistas dos 12 anos do petismo.
No Cone Sul
O candidato ao Senado Aluízio Vidal, da Frente de Esquerda, concentrou esforços no inicio de semana em Vilhena e Cone Sul do estado, recepcionado por lideranças regionais concedendo entrevistas e fazendo corpo a corpo. No decorrer da semana cumprirá agenda de reuniões partidárias em Pimenta Bueno, Cacoal, Alvorada e Ji-Paraná apoiando candidatos a ALE e Câmara dos Deputados do PSOL e PSTU.
Via Direta
*** Depois de assistir dois debates entre os cinco candidatos ao governo do estado a conclusão que fica é que a maioria precisa se reciclar *** O ex-governador e atual senador Ivo Cassol mantém vários militares na segurança própria e de seus familiares. Quem estará bancando? *** A pavimentação avança no entorno do Cai N’Água, em Porto Velho, mesmo com a ameaça de uma nova enchente. A necessidade faz o sapo pular...
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina