Terça-feira, 16 de setembro de 2014 - 05h30
Rondônia na história
O dia 13 de setembro marcou diversas datas históricas com suas respectivas comemorações. Da criação do Território Federal do Guaporé, da fundação da TV Rondônia, do asfaltamento da rodovia Marechal Rondon (a BR-364) e do nosso Diário da Amazônia. De todas, durante o final de semana, não lembrei o asfaltamento da nossa BR 364, inaugurada pelo presidente João Baptista Figueiredo, num trecho de 1450 quilômetros, de Cuiabá a Porto Velho, facilitando o acesso de uma fantástica migração para o estado de Rondônia.
Era o auge do ciclo do garimpo no Rio Madeira e da doação de módulos rurais pelo INCRA em todas as frentes de colonização. Paralelamente, corria a criação dos Núcleos Urbanos de Apoio Rural -Nuars que foram embriões de mais de 40 municípios no estado.
Em 1984, quando da pavimentação da BR 364, Rondônia tinha pouco mais de 500 mil habitantes e poucos municípios, a maioria originada de Porto Velho e Guajará Mirim, que predominaram até 1977, quando foram criados por decreto presidencial, Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena. Destes outros cinco se originaram outros tantos depois da pavimentação da BR que mudou tanto de nome que nem sei mais o atual.
Eleições 2014
Na eleição ao governo de Rondônia, já considerada de “pescoço a pescoço”, a diferença entre os candidatos – a favor de Expedito neste momento - é tão curta que pode ser alterada pelo elevado numero de indecisos nesta temporada. O embate Confúcio x Expedito continua equilibrado e nas últimas semanas um ou outro pode levar a melhor, mesmo porque o voto útil é muito utilizado na reta final.
Dois turnos
Também esta se evidenciado claramente uma eleição em dois turnos com estratégias definidas. A do tucano Expedito Junior, de largar na frente, vencendo o primeiro turno para projetar a imagem de vencedor e ampliar a diferença no segundo. No caso de Confúcio Moura, de garantir no segundo turno, apoio dos cassolistas (inimigos de Expedito) e dos petistas (adversários tradicionais dos tucanos).
Ao Senado
Ao Senado, Acir Gurgacz (PDT) busca uma zona de conforto para a eleição – seriam pelo menos uns 10 pontos de vantagens – perante os adversários para não ter sobressaltos no dia da eleição. Os concorrentes Ivone Cassol (PP), Moreira Mendes (PSD) e Aluizio Vidal (PSOL) aceleram o passo. Na capital, a tendência é de Vidal crescer muito nesta reta de chegada.
Abelha rainha
Na disputa pelas oito cadeiras à Câmara dos Deputados, a abelha Rainha da política estadual, Marinha Raupp, recordista de votos e mandatos é considerada presença garantida na próxima legislatura. Num segundo pelotão, aparecem o ex-governador José de Abreu Bianco (DEM), o ex-prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho (PT), o ex-deputado federal Lindomar Garçon (PMDB) e deputado estadual Luiz Claudio (PR).
Tem surpresas
Num terceiro pelotão, Mariana Carvalho (PSDB), Ernandes Amorim (PTB), Agnaldo Muniz (PSC), Lucio Mosquini (PMDB), Nilton Capixaba (PTB) e Marcos Rogério (PDT). A maioria das oito vagas deve sair desta relação acima, confiram e depois me chutem se estiver errado. Lembrando que as surpresas são constantes nesta disputa, de duas a três por eleição, derrubando favoritos.
Via Direta
*** Mas é na disputa das 24 cadeiras da Assembléia Legislativa é que devemos ter a maior renovação de todos os tempos *** Mesmo assim, alguns nomes são considerados favoritos como Maurão de Carvalho (PP), Hermínio Coelho (PSD), Lebrão (PTN), Zequinha Araújo (PMDB) e Glaucioni Nery (PSDC) *** No entanto, o PMDB e PT têm as chapas mais fortes nesta peleja e devem eleger as maiores bancadas.
.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri