Quarta-feira, 2 de julho de 2014 - 18h33
Ao final das convenções partidárias e, com tantas candidaturas colocadas é mais do que previsível que Rondônia tenha uma eleição em dois turnos em vista da fragmentação do eleitorado com tantos nomes. Também é certo, que caberá ao interior decidir a parada de novo, já que conta com quase um milhão de eleitores, contra trezentos mil da capital.
Destaco também clássicos regionais, como o embate Jaqueline Cassol x Expedito Junior na Zona da Mata, Região do Café e Cone Sul rondoniense. Ficou definida ainda, outra batalha com os dois principais partidos da base aliada Dilma Rossef frente a frente, com o governador Confúcio Moura (PMDB) pilotando seu projeto a reeleição diante do emergente Padre Ton (PT).
Os nanicos também se apresentam para a batalha que tem como objetivo conquistar o poder estadual. O PSOL indicou Pimenta de Rondônia, o PTC o juiz aposentado Leo Fachin.
A jornada começa com muitas interrogações. 1- Confúcio conseguirá reduzir a sua rejeição? 2 – O cacique condenado Ivo Cassol terá sucesso em impulsionar a campanha da irmã Jaqueline? 3 – O tucano Expedito Junior obterá registra da sua candidatura? 4 – E o Padre Ton, num vôo solo, conseguirá decolar?
A renuncia
Até ontem meio dia ainda não estava definida no papel a questão do vice do governador Confúcio Moura (PMDB). A ata do partido ainda registrava o nome como vice de Lúcio Mosquini e a sua substituição por Daniel Pereira (PSB) dependia do ato oficial de renuncia ainda não apresentado. Acreditava-se ainda a tarde este detalhe seria resolvido e a ata definitiva da convenção encaminhada ao TRE.
As restrições
Com as restrições da justiça eleitoral, os apresentadores candidatos de rádio e televisão já estão fora do ar. Como na imprensa temos vários representantes, alguns nomes ilustres como Everaldo Fogaça (PTB), Euclides Maciel (PSDB), Dalton di Franco (PDT), Edvaldo Soares (PMDB), Aélcio da TV (PP), Mariana Carvalho (PSDB) - e tantos outros - acabaram barrados no baile.
Peças teatrais
Com a inauguração do Teatro Estadual, a classe política se inspirou desenvolvendo uma carrada de peças teatrais. Algumas com bons enredos, outras se transformando em completas lambanças. No caso dos jogos de cena bem feitos, os seus autores conseguiram seus intentos, nos enredos mais fajutos, nem tanto. E assim caminha a humanidade até o dia 5, último dia de registros das candidaturas.
Caçando a laço
O coordenador político da aliança PP/PPS/PR e outras legendas agregadas a coalizão, Ivo Cassol, esta caçando um candidato ao Senado a laço para compor dobradinha com sua irmã Jaqueline Cassol ao governo e Carlos Magno a vice. Vários nomes foram sondados e alguns estão se oferecendo para a contenda, como é o caso do ex-senador Odacir Soares. Ivone etc. O tempo urge, o tempo ruge.
Na mosca
A indicação do sindicalista e ex-deputado estadual Daniel Pereira (PSB) caiu como uma luva como de vice do governador Confúcio Moura. O funcionalismo público – que decide eleição na capital – é um segmento onde a candidatura chapa branca precisava ganhar impulso. Com isto o PSB vai concentrar forças na eleição de Mário Medeiros à Câmara Federal com apoio do prefeito Mauro Nazif.
Via Direta
*** Os pequenos comerciantes aguardam com expectativa o breve funcionamento do mercado do peixe e do Shopping Popular na região portuária de Porto Velho *** O cultivo da soja chega forte na região de Machadinho do Oeste, como nova alternativa da economia local *** Os políticos abusaram de lambanças nos últimos dias deixando a classe mais desacreditada ainda.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri