Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

PMDB de Porto Velho vivencia uma crise sem fim


PMDB de Porto Velho vivencia uma crise sem fim - Gente de OpiniãoEm crise

Sócio das administrações Carlinhos Camurça durante quatro anos e da gestão do prefeito Roberto Sobrinho nos últimos oito aos, o PMDB de Porto Velho vivencia uma crise sem fim e a coisa piorou depois do racha que afundou a candidatura a prefeito do Dr. José Augusto.

A intervenção

Em vista da derrota, o Diretório Regional vem com o remédio amargo da intervenção. Resolver as coisas de cima pata baixo, impondo um novo comando goela abaixo é antidemocrático, mas Raupp e Cia tinham perdido o controle da situação e agora querem retomar as rédeas.

Em pânico

É visível a preocupação de boa parte dos prefeitos que deixam o cargo dia 1º de março com a situação de penúria do municipalismo e as conseqüências da Lei de Responsabilidade Fiscal. Muitos temem cassação, se transformarem em fichas sujas – ou até mesmo ir para a cadeia.

Poder feminino I

Aos poucos a antiga geração de deputadas e prefeitas vai se aposentando nas urnas – casos de Lucia Tereza (Espigão do Oeste), Sueli Aragão (Cacoal), Milene Mota (Rolim de Moura) para surgir uma nova geração de políticas no estado. Na capital, mesmo não eleita, Mariana Carvalho (PSDB) virou liderança emergente.

Poder feminino II

No interior tivemos a eleição de várias prefeitas. São os casos de Sônia Cordeiro (PT-Jaru), Lurdinha do Sindicato (PT-Presidente Médici), Socorro (PSDB- Campo Novo de Rondônia); Gislaine Lebrinnha (PP- São Francisco do Guaporé) entre outras.

PMDB de Porto Velho vivencia uma crise sem fim - Gente de OpiniãoA domingueira

Na volta da edição de domingo, o Diário apresentou duas entrevistas políticas muito interessantes. A visão do prefeito que esta deixando o cargo em Porto Velho, o prefeito Roberto Sobrinho e o olhar de quem esta entrando no Palácio Tancredo Neves, o Dr. Mauro Nazif.

PMDB de Porto Velho vivencia uma crise sem fim - Gente de OpiniãoRoberto Sobrinho

Nas contas do prefeito Roberto Sobrinho, mesmo com o PT perdendo nos últimos anos eleições ao governo, ao Senado e a prefeitura da capital, é um partido vitorioso. Contabilizou como mérito seu até a eleição do vereador mais votado, Marcelo Reis (PV) e enfatizou (acreditando...) a pesquisa Ibope que lhe atribuiu mais de 70 por cento de popularidade.

PMDB de Porto Velho vivencia uma crise sem fim - Gente de OpiniãoMauro Nazif

O prefeito eleito Mauro Nazif (PSB) reafirmou todos os seus compromissos de campanha e enfatizou a prioridade ao combate das alagações e a continuidade das obras paralisadas pela atual administração. Relatou que vai tratar o escândalo da Emdur e o incêndio da Farmácia Popular, com transparência, etc, etc.

PMDB de Porto Velho vivencia uma crise sem fim - Gente de OpiniãoNovos deputados

Os suplentes de deputados Cláudio Carvalho e Adriano Boiadeiro (estaduais) e Anselmo de Jesus (federal) já estão aprontando a fatiota para assumir em janeiro, com a posse dos prefeitos eleitos Jesualdo Pires, Lourival Amorim e Mauro Nazif. Boa sorte a todos.

Do Cotidiano
O Gastômetro no País

Uma ferramenta que ajudará na fiscalização dos recursos em todo território nacional, com foco na defesa da livre empresa, do empreendedorismo e na evolução econômica do Brasil. O Gastômetro - batizado como dispositivo inovador e de manutenção da transparência - foi anunciado pelo presidente da Facesp e ACSP, Rogério Amato, durante o 13.º Congresso da Facesp em Campos do Jordão (SP). “Vamos empunhar essa bandeira que mostrará de maneira eficiente a aplicação dos recursos nacionais, dessa forma, impactará na transparência em todos os seus níveis de atuação, sendo grandes centros urbanos até as pequenas cidades”, ressalta Amato.

Para ele, o momento vivenciado é de mudanças profundas e necessárias, tendo como foco o desenvolvimento sustentável do comércio e varejo nacional. “Precisamos acompanhar esse movimento, até porque, ele será um agente responsável que impulsionará todos os setores da economia. Defenderemos a livre iniciativa em todas as suas esferas e, quando ela é violada, agiremos em conjunto contra qualquer possível ato de silêncio. Nossa união nos fortalece”, pontua Amato.

O vice-governador do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, exaltou que o momento é de prestação de contas e o espírito de cooperação é parte de todos que integram a rede das associações comerciais do País. “Vejo uma Facesp revigorada e lembro que passamos por mudanças importantes, sinais dos novos tempos, e sempre fomos apoiados em todas as nossas decisões. Estamos em uma nova configuração, mas o importante é toda essa confiança em nós depositada. Essa é a grande força que nos move, mais que isso, é um diferencial que carregamos em nosso DNA”, exalta Afif. mencionando que “todos devemos continuar acreditando em nossos sonhos.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campos do Jordão, Wagner Cardoso da Silva, disse como anfitrião que o momento é de aprendizado. “Esse evento engrandece nossa cidade, pois motiva a expansão do comércio local”.

O presidente da Boa Vista Serviços, Dorival Dourado, aproveitou o ensejo para comemorar os dois anos de atuação da nova empresa, responsável pela administração do Serviço Central de Proteção ao Crédito. (da assessoria)

Via Direta

*** Até o Natal, só o Papai Noel decola nas pesquisas *** Neste meio tempo a coisa esquenta com a votação do orçamento 2013 na ALE *** Logo em seguida, teremos a festa dos prefeitos eleitos da 1º de janeiro e as folias de Momo, reduzindo em muito as atividades políticas.
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)