Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 - 05h12
Festividades
Hoje, temos uma data triplamente festiva: Aniversário do Território Federal do Guaporé, que originou Rondônia, da TV Rondônia e do nosso amado Diário da Amazônia que completa 19 anos de circulação. Um brinde ao progresso e ao desenvolvimento.
A ausência
No momento em que o Diário chega aos 19 anos não podemos deixar de lembrar de uma lacuna impreenchível na redação: do jornalista Emir Sfair, um dos fundadores deste rotativo em sociedade com a família Gurgacz. Ele foi importante na formação de tantos colegas.
Os preparativos
Os prefeitos rondonienses estão se preparando em caravana para seguir à Brasília, para a grande marcha de outubro. Os alcaides vão pedir reposição do rateio do FPM, além de um pacto federativo mais justo, já que a maioria dos encargos - de saúde a educação – tem recaído no municipalismo.
Chiadeira grande
A chiadeira dos prefeitos contra a falta de recursos – exceto Porto Velho que mamou nas tetas das usinas e teve dinheiro a rodo de Dilma – tem razão de ser, pois além dos minguados trocados do FPM, padecem com a demora na liberação dos recursos de emendas parlamentares - que garantem obras locais importantes.
A trairagem
Rola trairagens das pesadas nesta reta final. Nos bastidores já se sabe que o PMDB entrou com tudo na campanha de Lindomar Garçon (PV) deixando José Augusto, o candidato do próprio partido a ver navios. É lamentável: o PMDB tem um dos candidatos mais bem preparados.
As pesquisas
Na média das pesquisas, constato que Lindomar Garçon (PV) vai confirmando lugar no segundo turno. A segunda vaga vai ser definida entre Mauro Nazif (PSB), Mariana Carvalho (PDDB), Mário Português (PPS) e Fátima Cleide (PT). O índice de indecisos ainda é grande podendo ainda ocasionar surpresas.
A metralhadora
O presidente da Assembléia Legislativa, Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho) esta com sua metralhadora giratória apontada para o governador Confúcio Moura e o prefeito Roberto Sobrinho. Dia dispara contra um, dia contra outro. Como chumbo trocado não dói, Sobrinho também capricha na artilharia contra o seu futuro chefe.
Nosso eleitorado
Uma das curiosidades desta eleição em Porto Velho é que os partidos como o PV e o PPS são legendas consideradas de esquerda. No entanto seus candidatos – Lindomar Garçon e Mário Português - estão sendo alvo da preferência do voto conservador. É nesta faixa de votos que se criaram e estão seguindo em frente.
Segundo turno
Conforme o TSE, 83 cidades brasileiras – com mais de 200 mil eleitores – poderão ter segundo turno. Das capitais, apenas Palmas (Tocantins) e Boa Vista (RO) estarão de fora deste grupo seleto. Em Rondônia, apenas Porto velho, reúne exigência (mais de 200 mil eleitores) de pleito em dois turnos,
Do Cotidiano
Fogo na selva
Após as fortes chuvas que inundaram Estados da Amazônia Legal, o número de focos de calor registrados em agosto quase triplicou em relação ao mesmo período do ano passado. Entre o fim de julho e o início de agosto foram identificados 4,11 mil pontos de queimadas, uma explosão quando se considera os 1,39 mil registrados em igual período de 2011, segundo o Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima) do Amazonas.
No início de agosto, uma nuvem de fumaça encobriu Manaus, proveniente de queimadas detectadas pelo sistema de radares do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no interior do Amazonas e do Pará. Segundo o Inpe, o índice de queimadas na Amazônia tende a piorar a partir deste mês e se prolongará até setembro e outubro devido ao período seco.
Dentre as ações mais responsáveis, meritórias e dignas de menção desenvolvidas na Amazônia sem a menor dúvida se destacam o elenco de disposições legais já existente, o rol de instituições envolvidas e a participação dos mais diversos agentes públicos e privados no combate às queimadas destrutivas. Elas sistematicamente destroem riquezas incalculáveis, que poderiam estar servindo para a redenção das populações mais sofridas.
Já está cientificamente comprovado que é possível reduzir a ocorrência de queimadas em até 98%. Essa possibilidade foi atestada pelo programa “Amazônia Sem Fogo”, criado em 2008, que resultou de uma cooperação bilateral Brasil-Itália, com a participação da Direção Geral da Cooperação Italiana ao Desenvolvimento, da Agencia Brasileira de Cooperação do Ministério de Relações Exteriores (ABC) e do Ministério do Meio Ambiente.
De lá para cá, o programa se tornou uma referência no combate às queimadas na América Latina. Aproveitando a experiência de sucesso da execução do projeto na Amazônia Brasileira, em 2010, o programa foi levado para Bolívia e agora chega também ao Equador.
Ao combater o fogo, o programa se entrelaça com outros objetivos e a satisfação de necessidades humanas. Além de privilegiar a adoção de práticas alternativas ao uso do fogo e contribuir para a conservação do meio ambiente, os benefícios correlatos da iniciativa proporcionam também a melhoria das condições de vida das comunidades rurais.
Via Direta
*** Mais uma greve dos bancários a vista, ninguém merece *** Nos bastidores fala-se no arrendamento do jornal Alto Madeira a Fred Pirilo e cia. Será verdade? *** A criminalidade, literalmente explodiu de novo em Rondônia.
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis