Quinta-feira, 23 de janeiro de 2014 - 17h48
Com acordos firmados em Brasília e Rondônia simultaneamente, o governador Confúcio Moura teria confirmado nesta tarde seu projeto a reeleição já oficialmente, tendo como vice Ayrton Gurgacz (PDT) e o senador Acir Gurgacz (PDT) a reeleição repetindo a composição vitoriosa em 2010. Os senadores Valdir Raupp e Acir Gurgacz devem soltar nota nas próximas horas, através de suas assessorias a respeito das decisões que envolveram a coalizão governista.
Os entendimentos firmados dissipam boatos de desistência do atual governador e projetam uma aliança suprapartidária com apoio de 17 partidos.
A força de Porto Velho
Porto Velho comemora mais um ano mostrando sua força. Mesmo campeã nacional de demissões em 2013, conforme revelou o último levantamento do Cadastro Geral de Empregos –Caged, ligado ao IBGE, o município abriu 2014 mantendo seu expressivo índice de crescimento populacional e um crescente eleitorado, já beirando quase os 300 mil eleitores.
Surpreendente a vitalidade desta cidade que chegou a crescer nos anos 80 quase 11 por cento ao ano – o equivalente a uma Jaru - e que desabou na década de 90 chegando a ter mais de 10 mil residências desocupadas e leiloadas a preço de banana pelas instituições financeiras. Uma situação que foi agravada com 5 mil demissões exigidas pela União no governo José Bianco.
Ao longo da sua trajetória, Porto Velho tem se revelado uma verdadeira Fênix, ressurgindo após cada ciclo econômico que termina. Foi assim nos idos da cassiterita, com os idos do ouro. Com as usinas, o último auge cíclico aconteceu em 2010 para 2011, quando os imóveis chegaram a alcançar preços astronômicos por aqui. De lá para cá o segmento perdeu força.
No entanto, um novo ciclo de prosperidade já vem chegando com a soja e o pescado
Zona Leste
Tem tudo a ver as queixas das lideranças da Zona Leste de Porto Velho com relação ao Conjunto Habitacional Moradas do Madeira que será inaugurado dentro em breve na Vila Mariana. A região não dispõe de infraestrutura, padece com problemas de saúde e a pergunta que se faz é como vai ficar esta situação com mais 15 mil pessoas chegando na região? Com certeza o bicho vai pegar.
Poder feminino
O ano promete ser auspicioso para as lideranças femininas. Na Câmara Federal Marinha Raupp (PMDB) deve ser uma das mais votadas e na Assembléia Legislativa Glaucioni Nery (PSDC-Cacoal) deve seguir na mesma toada. E vem aí nomes fortes para a Assembléia Legislativa como Silvia Cristina (PDT-Ji-Paraná), Lucia Tereza (PP-Espigão do Oeste), Ana Negreiros (PMDB-Porto Velho) e a tucana Mariana Carvalho (Porto Velho).
Elogios rasgados
De passagem por Ji-Paraná, o deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) fez elogios rasgados ao prefeito da capital da BR Jesualdo Pires. Salientou que ele é o mais bem articulado para obter recursos de emendas parlamentares dos deputados estaduais, federais e senadores de todos os credos políticos. Pires também tem obtido expressivo apoio do governador Confúcio.
Reajuste do IPTU
A promessa da prefeitura de Porto Velho de sustar o aumento do IPTU não esta sendo cumprida. Alguns contribuintes reclamam que receberam seus carnês com acréscimo com relação ao preço pago no ano passado. Será que houve alguma lambança como já ocorreu no ano passado? Enfim, é uma coisa que carece de mais confirmações, pois até agora foram casos isolados.
Briga de foice
Na região de Alvorada do Oeste e Médio Guaporé temos uma guerra declarada pela disputa a Assembléia Legislativa. O ex-prefeito Laerte Gomes (PR-Alvorada do Oeste) tem como forte predador o deputado estadual Luizinho Goebel (PV-VIlhena). Como onças, eles já estão demarcando território cidade por cidade da região, até Costa Marques, na fronteira.
Via Direta
*** Depois do Cone Sul, Médio Guaporé e Vale do Jamari, o plantio da soja começa a ganhar força nos arredores de Porto Velho *** A expansão da iluminação pública é a parte da gestão de Mauro Nazif que esta dando certo *** Lambança do governo estadual: Seis meses depois da expulsão das entidades do Aluizão a reforma sequer foi iniciada...
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina