Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

PMDB fritou Abelardo Castro neto, como um tucunaré


PMDB fritou Abelardo Castro neto, como um tucunaré - Gente de Opinião

Nome fritado

O PMDB fritou o nome do secretário de Obras Abelardo Castro neto, como um tucunaré. No recente encontro da lideranças PMDB-PT em Porto Velho, onde foi tratado de uma aliança, Abelardinho sequer foi citado até para o cargo de vice. Mas não tá morto quem peleia, como dizem os gaúchos.

 

PMDB fritou Abelardo Castro neto, como um tucunaré - Gente de OpiniãoA cobrança

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) foi mais objetivo na bancada federal rondoniense na cobrança por melhorias na rodovia 364, que a esta altura do campeonato, já esta bem deteriorada. Convocou o comando do Dnitt para se explicar no Congresso. Lá não tem como enrolar.

 

As correções I

Andei botando umas coisas nas contas do ex-governador Ivo Cassol – a respeito da prisão de assessores e de alguns parentes que, a bem da verdade, precisam ser corrigidas. A primeira delas que Ivo não teve secretário preso durante sua gestão. A prisão do então chefe da Casa Civil Carlos Magno, ocorreu na gestão João Cahulla.

 

 As correções II

Também acrescento outra correção: tanto o filho do atual senador, o empresário Ivo Junior, como o sobrinho de Ivo Cassol, o popular Cebola, realmente foram presos durante a administração do ex-governador, mas ambos foram absolvidos em todas as instâncias pela justiça.

 

PMDB fritou Abelardo Castro neto, como um tucunaré - Gente de Opinião

PR reunido

Na primeira reunião do ano, o PR de Miguel de Souza inaugurou a nova sede, instalada na Avenida Guanabara, no conjunto Santo Antônio e começou a se articular visando às eleições municipais. O presidente do diretório municipal, Geraldo Sena começa a costura de alianças.

 

Os astros

Recém fundado, o PSD que foi voduzado em Rondônia principalmente pelo DEM e pelo PSDB, e no âmbito nacional execrado pelo próprio PT, já tem duas lideranças políticas se destacando. O prefeito de Ouro Preto Alex Testoni e o presidente da ALE-RO José Hermínio Coelho.

 

As emendas

Pressionados pelos prefeitos que precisam agilizar suas licitações e pelos deputados e senadores que precisam dar uma resposta ao municipalismo, às lideranças dos partidos no Congresso começam a pressionar a União pela liberação dos recursos das emendas 2012.

 

Ano de eleições

Como se trata de ano de eleições, tanto os deputados federais e senadores envolvidos na campanha 2012, como os prefeitos que vão para a reeleição necessitam de agilidade para que os recursos cheguem às municípios e que as obras aconteçam. E sem obras, necas de votos...

 

A dúvida

Com PR e os tucanos já afinados, as lideranças partidárias agora se esforçam para atrair para o “Frentão” os Democratas de José Bianco. O PV, de Lindomar Garçon, ainda é duvida, mesmo porque prefere posar de homem de confiança do governo Confúcio Moura, cujos interesses estão ligados à aliança PT/PMDB.

 

 

Do Cotidiano

Em larga escala

PMDB fritou Abelardo Castro neto, como um tucunaré - Gente de Opinião O recorde de um bilhão de litros de venenos agrícolas foi batido na última safra brasileira, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola (Sindage). O uso excessivo destas substâncias químicas está relacionado com o modelo agrícola brasileiro, que se sustenta no latifúndio, na monocultura e na produção altamente mecanizada para a produção em larga escala.

Para sustentar esse padrão, as empresas e os produtores precisam usar muitos agrotóxicos, mas se são eficientes no emprego do insumo, são descuidados com o controle de sua distribuição pelo meio ambiente.

O problema é que uma parte considerável de tantos venenos acaba incorporada aos produtos que saem da terra e depois de transportados e embalados serão adquiridos pelos consumidores nas feiras e supermercados. Ao chegar em nossas mesas, nós próprios nos encarregamos de introduzi-los em nosso organismo.  

Um estudo realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) detectou no pimentão mais comum, vendido nos supermercados, substâncias tóxicas no patamar de 64% além da quantidade permitida. Na cenoura e na alface, foram encontrados 30% e 19% de agrotóxicos acima do recomendável pelo órgão do governo. Vale lembrar que a quantidade limite de agrotóxicos e produtos proibidos são diferentes para cada cultura, mas é certo afirmar que estamos comendo produtos envenenados.

 Além da contaminação dos alimentos, os agrotóxicos estão se dispersando no meio ambiente, seja na terra, água e até mesmo o ar. Muitos desses agrotóxicos comercializados no Brasil, inclusive, formam banidos da União Europeia (UE).

Uma operação da Anvisa, que durou aproximadamente dez meses e visitou sete fábricas de agrotóxicos instaladas no Brasil, concluiu que seis delas desrespeitavam as regras sanitárias e tiveram as linhas de produções fechadas temporariamente. Entre as irregularidades encontradas, estão o uso de matéria-prima vencida e adulteração da fórmula.

Para a gerente de normatização da Anvisa, Letícia Silva, as irregularidades encontradas se tornam mais preocupantes, pois esses agentes químicos são comercializados e estão se espalhando pelo meio ambiente.

Via Direta


PMDB fritou Abelardo Castro neto, como um tucunaré - Gente de Opinião*** No PP esta acertado: o pré-candidato a prefeito em Porto Velho será o médico Amado Rahaal *** Ele já trabalha nas primeiras articulações visando às convenções municipais *** Em Ariquemes, o PTB escala a ex-prefeita Daniela Amorim para enfrentar os deputados Adelino Follador e Lourivaldo.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)