Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

POBRES ANDORINHAS...


POBRES ANDORINHAS... - Gente de OpiniãoOs votantes

Programada para acontecer em dois turnos, as prévias dos petistas no dia 25 de março  terá 1.500 dos quase 3 mil filiados aptos para votar em Porto Velho. O grande desafio será a unidade do partido depois das prévias. Afinal, Fátima Cleide e Roberto Sobrinho não comem da mesma macaxeira.

 

 

Gente de OpiniãoEm Rolim

Depois de muito tempo o clã Cassol volta a sorrir em Rolim de Moura. Tudo pelo desempenho nas primeiras pesquisas do ex- deputado estadual e ex-prefeito de Santa Luzia, César Cassol (PP) na peleja pelo Paço Municipal. Luizão do Trento já vem colado, polarizando.

 

 

 

Gente de OpiniãoBriga esquenta

Em Rolim de Moura, berço de três governadores – Raupp, Ivo Cassol e João Cahula – e de dois senadores, a briga deve esquentar. Enquanto Ivo apóia seu irmão César, Expedito Junior fechou com Luizão do Trento e o casal Raupp apóia a reeleição de Tião Serraia.

 

 

 

A navegação

Finalmente o Congresso Nacional reinstalou a Frente pelo Desenvolvimento da Navegação Fluvial na Amazônia. O bloco tem mais de 100 deputados e senadores e tem como objetivo lutar pela redução dos naufrágios e modernizar a frota mercante nos caudalosos rios da Amazônia.

 

 

Gente de OpiniãoO consenso

Envolto em conflitos paroquiais o PMDB busca no nome do médico José Augusto um nome de consenso para a disputa na capital. É uma excelente alternativa, uma grande opção. Ficha limpa e com uma larga folha de serviços prestados à Rondônia.

 

 

 

Vamos chorar?

A revista Época traz interessante matéria sob o choro dos políticos, revelando que a estratégia tem sido usada recentemente pela presidente Dilma, o russo Putim, o americano Obama etc. Chego a conclusão que o prefeito Roberto Sobrinho é um inovador, pois chora no vídeo desde 2004! Ele que inspirou as grandes celeridades... 

 
 

Os ensinamentos

Na matéria de sua última edição Época inclusive ensina como os políticos devem chorar. Tem alguns choros que convencem e torna o político mais humano, outros que revelam falta de pulso e coisa e tal. Tem político da velha guarda mais simplista: bota cebola no “sóio” e entra no velório.

 

 
 

Gente de OpiniãoAs avessas

Vocês viram? Sob a liderança do PT, 18 legendas – que vão do PMDB ao PSDB e DEM – entraram na justiça para tentar revogar a resolução que impede a concessão do registro eleitoral aos candidatos com as contas rejeitadas. São mais de 21 mil no Brasil e 171 em Rondônia. É a moralização às avessas.

 

POBRES ANDORINHAS... - Gente de Opinião

Tem cassação?

Do “exílio”, lá na Bolívia, o presidente afastado da ALE, Valter Araújo, controla pelo menos 14 votos no Parlamento. Política, eu sempre lembro, não é uma ciência exata, mas nesse caso, como apenas 10 andorinhas vão derrotar o crime organizado? Pobres andorinhas...
 

 

 

Do Cotidiano

A reviravolta 2012

POBRES ANDORINHAS... - Gente de Opinião

Recente levantamento com base nos efeitos do projeto ficha limpa e na reprovação das contas dos políticos rondonienses, aponta uma verdadeira reviravolta nas eleições municipais do estado, atingindo os principais colégios eleitorais.

Se em Porto Velho, a Operação da Polícia Federal, que flagrou oito deputados no escândalo da saúde, reduziu as chances do favorito Zequinha Araújo (PMDB), no interior pré-candidatos que lideravam as pesquisas como Daniela Amorim em Ariquemes, Sônia do PT em Jaru, Melki Donadon em Vilhena e Brito do Incra em Pimenta Bueno foram reduzidos a pó.

A reviravolta política, também deve ocorrer em 2014, barrando candidaturas como as do deputado federal Moreira Mendes (PSD) a reeleição, e do ex-senador Expedito Júnior (PSDB) ao Senado, entre tantos outros impedimentos.

Em Ji-Paraná, por exemplo, Juarez Jardim (PP), o ex- vereador Isaú (PTB) e o ex-deputado Anselmo de Jesus, atual secretário da Agricultura (PT) ficaram inabilitados pela falta de prestação de contas e com o deputado estadual Euclides Maciel desistindo d disputa, o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) ficou quase sem concorrência.

Em Porto Velho, favorecido pelos escândalos que envolveram os deputados Valter Araujo, Epifânia Barbosa e Zequinha Araújo, o deputado federal Mauro Nazif (PSB) lidera a corrida scuessória. Já, em Vilhena, a ausência do ex-prefeito Melki Donadon na peleja, impulsiona o nome do deputado estadual Luizinho Goebel, enquanto que em Ariquemes, a candidatura à reeleição do prefeito Márcio Raposo (DEM) fica mais confortável sem a concorrência da ex-prefeita Daniela Amorim. Em Jaru, a ausência de Sônia do PT, favorece o continuísmo local – a hegemonia do clã dos Muletas -, o mesmo ocorrendo em Cacoal onde a deputada estadual Glaucioni Néri (PSDC) despontava como provável sucessora do atual prefeito Padre Franco.

Ao todo, 171 políticos rondonienses foram ceifados da disputa 2012. Enquanto alguns choram pelas penalidades aplicadas pela justiça eleitoral e pelo Tribunal de Contas, outros só tem a comemorar as reviravoltas.

Impedidos de concorrer às prefeituras pela justiça, vários políticos já buscam alternativas para participar do pleito, indicando parentes ou aliados.

 
 



 

Via DiretaPOBRES ANDORINHAS... - Gente de Opinião


*** Em Brasília seguem novos capítulos para a Transposição e o Código Florestal *** Os barrageiros estiveram ontem na ALE-RO pedindo apoio e marcando posição *** Confúcio acabou se saindo bem na greve do Sintero. A articulação palaciana está funcionando.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

 Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)