Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Pré-candidatos do PMDB andam meio ressabiados


Ressabiados

 Os pré-candidatos a Prefeitura de Porto Velho pelo PMDB –José Augusto, Walni Cavalheiro e Edson Duarte - andam meio ressabiados. Nenhum entrou em campanha, como se estivessem à espera de uma definição com os petistas. Com isso, o partido vai retardando a campanha na capital.

Contra corrupção

O Comitê Estadual Rondônia Contra a Corrupção quer acabar com os mensalinhos em Rondônia, encaminhou recomendação ao governo do Estado, Assembléia Legislativa e prefeituras para que se abstenham de efetuar repasses de recursos públicos a entidades que tenham vínculos com políticos. 

 
 

A pilantropia

Como se sabe – e não é de hoje – os políticos tem criado entidades para receber benesses em todos os níveis, desde as esferas municipais até as esferas federais. Em Rondônia os abusos tem sido constantes e volta e meia, entidades são condenadas pelas práticas lesivas.

 

Em recuperação

O ex-deputado federal Issac Newton Pessoa – liderança política nos idos do Território Federal de Rondônia - foi operado no inicio da semana em Manaus e se recupera bem. Nos velhos e bravios tempos de território ele era representante da antiga Arena enquanto que Jerônimo Santana liderava o MDB.

 

Conta outra...

Repito declarações do ex-governador e senador Ivo Cassol e quem quiser acreditar, que fique a vontade: “Eu não vou a eventos religiosos em busca de promoção política. O político que faz isto é um fraco”. Só a segunda frase é verdadeira. E ele pode perder o cargo justamente por aquilo que ele afirma que não faz.

 

Crise em crise

De crise em crise, de greve em greve, o governo Cooperação vai tocando a máquina estadual como pode já que o mandarim Confúcio Moura até agora não encontrou paz para administrar. Ao meio de tantas turbulências, uma esperança: o inicio do funcionamento de dois UPAS, da reforma do Hospital de base, etc.

 

Vamos repartir

Ao meio de notas distribuídas a imprensa pelos dois lados, vamos repartir as responsabilidades pela não realização da Expovel 2012. Do lado do governo, o setor de obras justifica a ocupação, porque a área é do governo do estado e ele esta iniciando a construção de um moderno centro de convenções.

 

Parque de Exposições

Do lado da Aspro, que justifica não poder realizar o evento porque toda a estrutura antiga foi derrubada, a situação é verdadeira. Era possível o setor de Obras esperar a realização da Expovel, para então, demolir tudo. A coisa, de fato, foi feita precipitadamente.

 

Passou da hora

No entanto, convém lembrar, que até hoje, passados 30 anos, a Associação ruralista da capital não tem seu local próprio espaço para eventos, como existe em Ariquemes (que é fantástico) e em Ji-Paraná (uma beleza). Passou da hora das lideranças rurais montarem seu espaço na capital, como os outros municípios fizeram.

    

Do Cotidiano

Revelações indígenas

Os índios Mongulala são descendentes dos deuses que vieram de um sistema planetário chamado Schwerta e em 12 a 15 mil anos de história da Amazônia edificaram inúmeras cidades na floresta tropical. Esses deuses primordiais foram os artífices de um sistema de túneis que se distribuem por toda a América do Sul, conectando cidades que eles próprios construíram: Akakor, Akahim, Akanis e outras. Enclaves como Cuzco y Macchu Picchu também estavam conectados a este emaranhado de túneis, que estariam, ainda hoje sendo utilizados pelos índios remanescentes.

Esta poderia ser apenas uma lenda a mais em meio às inumeráveis e fantásticas histórias, concepções religiosas e mitos fundantes dos povos amazônicos, se não fosse apresentada como um relato verídico feito por um príncipe indígena chamado Tantunka Nara, pertencente à tribo Ugha ou Mugulala, pelo escritor, sociólogo e jornalista alemão Karl Brugger em seu livro A Crônica de Akakor.

Publicado na Europa em 1976, o livro resulta de várias horas de gravação feitas pelo pesquisador com o príncipe índio que afirmava ser filho de uma índia da Amazônia com um soldado alemão. O livro deu fama a Brugger e o colocou no mesmo nível de um Erich Von Däniken, o escritor suíço que se tornou uma celebridade após a publicação do livro Eram os Deuses Astronautas?

 Tantunka narrou a Brugger as lendas de seu povo, que estão descritas na obra desde a chegada de seus deuses civilizadores até a década de 1970. Originalmente, segundo o príncipe os textos foram escritos no idioma de seus Mestres Antigos (Deuses) em cascas de árvores.

Na época em que travou contato com Tantunka Nara, o jornalista alemão se encontrava trabalhando no Brasil. Ele gravou todos os relatos em fitas magnetofônicas, que depois degravou para publicar como livro em 1976.

A Crônica de Akakorconta a história milenar da América do Sul pela perspectiva dos Ugha Mongulala, que seria a civilização mais antiga da região, trazendo respostas para muitas questões que a história, a arqueologia e as demais ciências ainda não conseguem explicar, como a construção de Tiahuanaco e Macchu Picchu.

 

Via Direta

 *** A poeira motivou manifestações na Estrada dos Japoneses, e no bairro novo Horizonte, na terça-feira em Porto Velho *** Imaginem como será quando começar a fumaceira das queimadas na periferia *** É tanto preso solto nas ruas da capital que é de dar medo.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

 Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)