Quinta-feira, 17 de janeiro de 2013 - 18h01
Um pântano
Como se move num terreno pantanoso, o prefeito Mauro Nazif, que completou pouca mais de duas semanas de gestão, a cada dia descobre mais uma fria. Já foram muitas, a começar pela folha de pagamento que esta sendo auditada, a chamada escolar adiada, a distribuição equivocada do IPTU – e por aí afora.
A regularização
Como não foram nomeados ainda cargos chaves do segundo e terceiro escalões algumas secretarias, tem muita coisa emperrada ainda. Caso da regularização dos imóveis, que tem grande fluxo por causa das construções em andamento. Até financiamentos de casas estão paradas por conta de falta de documentação.
Com maioria
Como detém maioria no PT, o ex-prefeito Roberto Sobrinho está evitando sua punição no âmbito partidário, como conseguiu evitar sua cassação na Câmara de Vereadores da capital. Quem insistir na punição, ou seja, seus opositores, é que podem acabar expurgados...
O entrevistado
O entrevistado do final de semana é o presidente regional do PR Miguel de Souza que abre o ano tratando da organização partidária. Miguel foi candidato a vice prefeito da ex-senadora Fátima Cleide na eleição passada e no segundo turno apoiou o verdinho Lindomar Garçon (PV).
Municipalismo
No final deste mês os novos prefeitos se encontram em Brasília para discutir as questões atinentes ao municipalismo brasileiro. A maioria vai desembarcar na capital federal chorando as pitangas pela herança recebida – existe uma baita quebradeira e de pires na mão.
Clima de mistério
A Assembléia Legislativa de Rondônia já reabriu as portas, no entanto o ano Legislativo só começa dia 1º de fevereiro. Existe um clima de expectativa grande quanto à questão da mesa diretora. De um lado se defende a legitimação de Hermínio Coelho na presidência, de outro (deputados da base aliada) falam em deposição.
Baita disposição
Os vereadores novatos de Porto Velho não escondem o desejo de ajudar, participar, de agir, antes mesmo do inicio do ano Legislativo. Tanto empenho e interesse, também decorre da vontade de disputar a Assembléia Legislativa. Dos 21 pelo menos uma dúzia nutre esta aspiração para 2014.
A guilhotina
Pelo menos meia dúzia de deputados estaduais com pendência na justiça estão com os cabelos eriçados de medo com a possibilidade de caírem do poleiro. Alguns são useiros e vezeiros no desrespeito as leis e contam com a lentidão da lei para se manterem nos seus cargos, mesmo já condenados, como é o caso de Marcos Donadon.
É Carnaval
Espera-se que pelo menos até o carnaval não haja novas erupções no vulcão rondoniense. Nos bastidores fala-se de novos escândalos explodindo na praça – casos de vampiragem bravas do erário – com muitos políticos e empresários envolvidos. Arre! Os corruptos não dão folga para a Polícia Federal...
Desde 2009 Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) vinha anunciando novidades fantásticas no setor, capazes de “mudar a história da Fisioterapia em terapia intensiva em nosso País”. Essas inovações resultariam de um esforço conjunto entre a Amib e a Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorespiratória e Fisioterapia em Terapoia Intensiva (Assobrafir).
A primeira tarefa do grupo, comandado pelo médico fisioterapeuta Esperidião Elias Aquim, foi elaborar um documento contendo as recomendações sobre o que compete ao fisioterapeuta dentro da UTI, com base em um amplo apanhado da literatura científica, a partir de texto-base da Sociedade Europeia de Medicina Intensiva, considerado um dos mais importantes desse campo.
Esperidião Aquim, coordenador geral da Fisioterapia dos Hospitais Vita em Curitiba, foi a grande atração deste ano, ao participar do XIV Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, que aconteceu no Parque Anhembi, em São Paulo. Um dos precursores no Brasil no uso da tecnologia de videogame para a reabilitação de pacientes, o fisioterapeuta apresentou os resultados desta inovação experimentados na UTI do Hospital VITA Curitiba, além de outras práticas de humanização da UTI.
- Em palestra intitulada “Recriando o movimento e a funcionalidade na UTI”, Aquim, que se doutorou em Fisioterapia pela Universidade de Buenos Aires e criou a inovadora Faculdade Inspirar, entusiasmou os especialistas ao demonstrar essa nova opção de tratamentos.
Uma das iniciativas de Aquim foi criar o portal Fisioterapia.com para facilitar aos profissionais do setor a obtenção de novos materiais teóricos e notícias relacionadas à profissão. O projeto foi desenvolvido pelo Grupo Inspirar sob a coordenação de Aquim e seu colega Marcelo Márcio Xavier. No novo portal, os fisioterapeutas podem visualizar cursos de extensão, pós-graduação e cursos à distância oferecidos em todas as regiões do País.
O site é atualizado diariamente com um vasto material sobre fisioterapia, entre eles vídeos, notícias e classificados, que oferecem, por exemplo, vagas de empregos e equipamentos utilizados em clínicas especializadas.
Via Direta
*** E repercute a denuncia de que 60 por cento dos deputados federais contratam prostitutas *** Pobres esposas, a maioria nem sabe com quem esta lidando *** Com as alagações, os buracos aumentaram nas ruas da capital.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri