Quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013 - 19h28
Os candidatos a prefeito que levaram pau nas eleições de outubro passado já se articulam para disputar a Assembléia Legislativano ano que vem. Favorito na disputa em Pimenta Bueno, o ex-vereador Cleyton Roque (PSB) – que também acabou perdendo - também mira a Casa de Leis.
Os ex-prefeitos
Também os ex-prefeitos rondonienses estão vendo a Assembléia Legislativa ou a Câmara Federal como alternativa para 2014. São os casos de Roberto Sobrinho (Porto Velho), José Bianco (Ji-Paraná), Márcio Raposo (Ariquemes), Jean dos Muletas (Jaru), Lucia Tereza (Espigão do Oeste), Laerte Gomes (Alvorada do Oeste).
Nossos presídios
Ainda superlotados e sob inspeções da corte internacional, nossos presídios ainda preocupam. Mesmo com a recente fuga, não é mais o Urso Branco, o mais superlotado em Rondônia. Atualmente é o Ênio Pinheiro, onde temos a situação mais preocupante. O Panda ainda é considerado o mais seguro.
Pacto federativo
Na volta às atividades, o Congresso Nacional, apupado pelos prefeitos e governadores finalmente abrirá a discussão sobre o Pacto Federativo. Como se sabe, a distribuição do rateio dos tributos a cada ano é mais injusto ao mesmo tempo em que os encargos aos estados e municípios têm aumentador sistematicamente.
Ponte licitada
Mais interessadas do que Rondônia na obra, as lideranças acreanas anunciaram a licitação da ponte sobre o Rio Madeira, na altura do Abunã, ainda em fevereiro. Como os políticos só começam a trabalhar depois do dia 19 é bem difícil de acreditar, mesmo com a competência dos acrianos na cobrança. Reveja vídeo AQUI sobre a ponte do rio Abunã.
Batata assando
Na semana passada, o governador Confúcio Moura se queixou publicamente- foi em Machadinho do Oeste – da sua comunicação social. É uma reclamação que vem desde o início do seu governo, que já passou por tantas turbulências e ainda vive uma fase difícil, de escassez de recursos. Vai sobrar para Julio Olívar.
Nada mudou
Sempre que o mundo é mundo em Rondônia, quando os governadores e prefeitos constatam a queda de popularidade, culpam suas assessorias de imprensa. E quando as taxas de aprovação são altas, atribuem apenas a si mesmos a proeza, esquecendo de seus assessores e secretários. Nada mudou...
Super safra
Com o Brasil reassumindo o posto de maior produtor de soja do mundo – era dos EUA – as autoridades brasileiras e os principais produtores se vêm diante do problema de transportes e armazenamento. Por isso o Grupo Amaggi se volta à construção de um complexo portuário em Porto Velho para exportação.
Antidrogas
Com a alteração da Lei Antidrogas, pela Comissão Especial do Sistema Nacional de Políticas Contra as drogas, finalmente será possível avançar. O texto definiu bem o papel da União, dos estados e dos municípios no combate as drogas ilícitas, aumenta a pena para o trafico de drogas de maior poder ofensivo e, sobretudo permite a internação involuntária do usuário.
Ir a Brasília e não conferir as obras de Oscar Niemeyer seria tão frustrante quanto ir à Nova Iorque e não ver a estátua da Liberdade e a Paris e não visitar a Torre Eiffel. Mas é bom que o turista interessado em conhecer Brasília e o Distrito Federal saiba que além da magnificência de seus cartões postais, como o Plano Piloto de Lúcio Costa e as construções arquitetadas por Oscar Niemeyer, o local tem muitas atrações a mais para apresentar.
Região de traços amazônicos e tropicais, o Distrito Federal chama a atenção não apenas porque ali se concentra o núcleo da administração federal do País e o Poder Político representado pelos Três Poderes, mas também por contar com um ecossistema único, detentor de mais de três mil espécies vegetais classificadas e 1.576 espécies de fauna conhecida. Aliás, esse “portfólio” faz do Distrito Federal o dono da segunda flora mais rica do planeta.
Uma atração à parte são as chamadas “piscinas” do Parque Nacional de Brasília, mais conhecido pelo apelido de Água Mineral. Uma unidade de conservação de proteção integral à natureza localizada a noroeste do Distrito Federal e na região central do Estado de Goiás, o PNB abrange uma área de 42 383 ha, cerca de 423 8 km², com território distribuído pelas regiões administrativas de Brasília, Brazlândia e Sobradinho e pelo município de Padre Bernardo.
O parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Criado em 1961 na esteira da construção de Brasília, o parque tem como principal atração as piscinas formadas a partir dos poços d’água, surgidos às margens do Córrego Acampamento pela extração de areia feita para as obras de Brasília.
A hidrografia da área é formada por córregos que nascem no contato da chapada da Contagem com a Depressão do Paranoá. Os córregos que se situam no Parque Nacional de Brasília são afluentes do Rio Paranoá. As principais sub-bacias do Parque Nacional de Brasília são a do ribeirão Bananal e a do ribeirão do Torto, que tem o Córrego Santa Maria como seu principal tributário.
Via Direta
*** Valter Araujo não desistiu de voltar à ribalta na ALE e tenta uma carrada de liminares na justiça *** Lançada na quarta-feira, a Campanha da Fraternidade de 2013 mira a juventude brasileira *** É um segmento que necessita também de mais apoio das esferas governamentais.
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis