Segunda-feira, 4 de março de 2013 - 19h19
As emendas
Rondônia é um dos seis estados mais prejudicados na liberação de recursos oriundos de emendas de bancadas. Em 2012, não foi liberado um centavo sequer destes recursos também para as bancadas federais dos estados de Alagoas, Acre, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Paraíba.
Mudança
O levantamento é do jornal Gazeta do Povo que acrescenta: “Cansados de verem recursos de suas emendas cancelados pela União, deputados e senadores fizeram duas propostas para a criação do orçamento impositivo onde a União será obrigada a cumprir com as sugestões orçamentárias dos congressistas”.
Os “inocentes”
No final de semana o PT decidiu que o prefeito Roberto Sobrinho e os secretários que foram presos pela Polícia Federal pelas maracutais na prefeitura não devem ser punidos com afastamento ou exclusão. A decisão rachou o partido pelo meio, mas é o que vai valer dentro da legenda.
Mais acordo
O Brasil e a Bolívia firmaram mais um acordo para combater o tráfico de drogas, roubo de carros e de armamento. Em Rondônia, cujas divisas com o pais vizinho atingem mais de 1000 quilômetros o que vê é pouca fiscalização e o crime organizado fazendo a festa até no espaço aéreo.
Nosso Barbosão
O Diário publicou domingo entrevista com o Procurador da República Reginaldo Trindade, um símbolo do combate a corrupção em Rondônia. Ele fez importantes revelações, inclusive, a de que a batata esta assando para muita gente: ele tem na mesa 600 processos de investigação. |
A convenção
Na convenção nacional do final de semana do PMDB, Michel Temer foi reeleito na presidência nacional, e como se esperava deixou seu laranja, Valdir Raupp no lugar. O clima era de festa e para a reedição da aliança de 2010 para 2014. O PMDB só pensa em candidatura própria a presidência em 2018.
Nova sede
O Diretório Estadual do PDT tem nova sede na capital – na Avenida Guanabara, no Bairro São João Bosco – e seus departamentos já estão se instalando, a começar pelo Comitê Feminino, Juventude Socialista e Movimento Negro. Além disto, esta abrindo a campanha de filiações.
Caciques no trecho
Os caciques políticos congestionaram o interior no final de semana. Em Vilhena chegaram a ser feitas reuniões quase simultâneas do PP de Ivo Cassol e do PSDB de Expedito Junior. Moreira Mendes (PSD) e Nilton Capixaba (`PTB) também correram trecho. É a temporada 2013 começando a pleno vapor.
Audiência pública
A vacilona Câmara (de Avestruzes...) de Porto Velho realiza audiência pública amanhã e desta vez vai tratar dos problemas locais, aqui na capital mesmo, e não em Brasília, ou no Nordeste como fez na semana passada. Em pauta, a transparência nas aplicações de recursos das compensações das hidrelétricas.
Do Cotidiano
Recentemente correu mundo a notícia de que pesquisadores ingleses descobriram na Antártida uma espécie que jamais se imaginou que pudesse existir: os caranguejos yeti. No entanto, a descoberta de novas espécies não chega a ser uma notícia tão rara, já que no Brasil as descrições oficiais de elementos desconhecidos no mundo animal ocorrem a todo instante.
São tantas as descobertas que até para elas se estabeleceu um ranking mundial. Trata-se do “Top 10 Novas Espécies”, da Universidade do Estado do Arizona (ASU), dos Estados Unidos. Na edição mais recente, figuram nessa relação das “dez mais” uma aranha-caranguejeira descoberta no Brasil e uma água-viva do Caribe, descrita com a participação de cientistas brasileiros.
A relação “Top 10” é produzida anualmente pelo Instituto Internacional de Exploração das Espécies da ASU. Elege dez espécies consideradas as mais belas ou curiosas descritas no mundo no período anterior. A divulgação da lista de 2011 foi feita em maio e seus destaques passaram a figurar nas reportagens sobre o reino animal desde então.
Na lista, embora tenha ficado apenas na décima posição nesse concorrido ranking de novidades, a imprensa demonstrou um interesse especial pela tarântula Pterinopelma sazimai, descrita por cientistas do Instituto Butantan, do Brasil.
O nome dado à tarântula foi uma homenagem ao cientista que coletou um exemplar do animal pela primeira vez, o zoólogo Ivan Sazima, professor aposentado da Unicamp. De acordo com Sazima, a aranha encontrada era uma fêmea, que não foi identificada na época pois a sistemática desse grupo é feita com base na morfologia dos machos.
“Lembro que encontrei essa aranha na Serra do Cipó, em Minas Gerais, sob uma pedra em campos rupestres característicos da Chapada do Espinhaço, emdezembro de 1971. Depois de terminar os trabalhos de campo, levei a aranha viva para Sylvia Lucas, pesquisadora do Butantan”, disse.
De acordo com Sazima, apesar da dificuldade por se tratar de uma fêmea, Lucas percebeu que se tratava de uma espécie não descrita. A aranha foi mantida viva por mais de dez anos no Instituto Butantan, mas morreu durante uma de suas trocas periódicas do exoesqueleto.
Via Direta
*** Na semana que vem a Assembléia Legislativa retoma a interiorização por Guajará Mirim *** A malha de estadas de vicinais de Porto Velho está em cacos *** Com o pagamento do governo, o comércio reagiu em março.
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis