Quinta-feira, 22 de março de 2012 - 05h51
Falta de decoro?
Se cassarem o deputado estadual Ribamar Araújo, por falta de decoro, como pretende a tropa de choque do foragido Valter Araújo, aí é que já não vai dar para acreditar mais em nada em termos de Comissão Processante na ALE-RO. Seria uma vitória dos pizzaiolos.
A reciprocidade
Como o PMDB fechou acordo em Ariquemes para apoiar o nome do prefeito dos Democratas Márcio Raposo, o partido do governador Confúcio Moura espera reciprocidade em Porto Velho, com relação ao seu candidato, o Dr. José Augusto. Até agora o dirigente José Bianco não deu um pio.
Com Frentão
Na verdade, também o Frentão dos ex-aliados de Bianco, Expedito Júnior do PSDB, Miguel de Souza do PR, Moreira Mendes do PSD e Lindomar Garçon do PV, estão na expectativa de engrossar as fileiras com a presença do DEM. Os entendimentos correm nos bastidores.
Verdes traíras
Alguns petistas estão se queixando que os verdes são os maiores traíras da paróquia. Ocorre que enquanto os vereadores pulam cirandinha com o Palácio Tancredo Neves, se comportando como vacas de presépio, Garçom, o presidente da sigla larga o porrete pela TV. Ora, querem o bônus, mas rejeitam o ônus do acordo.
Pé de coelho
O PC do B que já foi pé de coelho do prefeito Roberto Sobrinho na sua primeira gestão e também apoiou o governador Confúcio Moura no pleito do ano passado, espera dar sorte agora para o pré-candidato do PSB, Mauro Nazif. Especula-se que os vermelhinhos podem indicar o vice.
Nos bastidores
Nos bastidores o papo é que a cobiçada vigilância ficou para os aliados de Expedito Junior. Muita gente ficou inconformada com a coisa e lembrou a infidelidade incorrigível do tucano. “Ele apunhalou Raupp, o Angelim, Jerônimo, Piana, Bianco e Cassol e já está afiando o punhal para Confúcio”, acusam.
A autofagia
Em carta aberta aos 1.500 convencionais aptos a votar nas prévias do PT no final de semana, o ex-secretário da prefeitura da capital, Edson Silveira recomenda para que os filiados rejeitem a prática da compra de votos. E eu achava que não existia destas coisas no meio dos petistas...
PT no lucro
Caso se confirme o favoritismo do deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) nas eleições municipais em Ji-Paraná e do deputado federal Mauro Nazif (PSB) em Porto Velho, ascendem as cadeiras respectivamente os suplentes Cláudio Carvalho (Porto Velho) e Anselmo de Jesus (Ji-Paraná). Os petistas ficarão com três estaduais e dois federais.
O desmatamento
O desmatamento voltou a aumentar na Amazônia: 65 por cento em fevereiro conforme o Imazon. O Mato Grosso lidera o ranking dos estados saúvas com 65 por cento, seguido de Rondônia com 12 por cento vindo em seguida os estados do Pará e Roraima com 7. Como efeito, as queimadas e a fumaceira devem aumentar nesta temporada.
Do Cotidiano
Amarga realidade
Não bastassem os indicativos terceiro-mundistas dos municípios brasileiros no que tange ao saneamento básico, com índices dos mais baixos de abastecimento de água encanada e da coleta de esgoto domiciliar, o país vivencia outro grave problema de meio ambiente: a coleta e os lixões espalhados nas periferias dos núcleos urbanos.
O problema se agrava na medida em que sem um plano definido para o lixo, 95 por cento das cidades acabarão perdendo verbas da União para corrigir suas omissões e distorções.
Por falta de planejamento no tocante ao destino dos resíduos, mais de 5 mil municípios brasileiros correm o risco de ficar sem recursos federais. Recente levantamento da Confederação Nacional de Municípios –CNM dá conta que apenas 300 das 5.565 cidades tem plano de manejo em estágio mais avançado.
Como se sabe, as prefeituras que não apresentarem o projeto até a metade de 2012 ficarão proibidas de receber qualquer recurso oriundo da União para tratar dos seus lixões. A determinação é do Plano de Resíduos Sólidos, sancionado ainda em 2010. A meta do governo federal é extinguir até 2014 todos os lixões e implantar em 100 por cento do território nacional o sistema de coleta seletiva.
Nesta altura do campeonato a meta já considerada impossível para a maioria dos prefeitos. O próprio presidente da CNM Paulo Zilkoski reconhece que a prefeitura não tem condições estruturais nem financeiras para executar o projeto cobrado.
Na estimativa dos prefeitos serão necessários recursos na ordem de R$ 52 bilhões para transformar os lixões a céu aberto em aterros sanitários. Já, nas contas do governo federal serão necessários apenas R$ 9,2 bilhões, conforme estudos efetuados pelos Ministérios da área econômica.
Conforme a ultima pesquisa do Ministério do Meio Ambiente, somente 900 cidades possuem o serviço de coleta seletiva no país. Realmente é muito pouco para quem pretende priorizar o meio ambiente.
Via Direta
*** Depois de definir o seu pré-candidato em porto velho, com Dr. Zé Augusto, o PMDB se volta às definições no interior *** O PR tem encontro estadual na capital neste final de semana *** O DEM está mais para Confúcio (PMDB) do que para o Frentão...
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri