Terça-feira, 1 de outubro de 2013 - 19h33
Amada Porto Velho
Nossa amada Porto Velho comemora hoje mais um ano de emancipação política administrativa, aproximando-se de um século de existência. Depois de 99 anos daquele núcleo que emergiu das obras da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, onde predominavam os jornais em inglês e que nos legou como herança uma cultura diversificada, ainda temos coisas marcantes além da ferrovia, como as Três Marias. De infra-estrutura restou alguma coisa de água e esgoto.
Com 484 mil habitantes, somos o quarto município da Amazônia, abaixo de Manaus, Belém e Ananindeua. Mas já temos mais almas que capitais mais tradicionais como Florianópolis (SC) e Vitória (ES), embora com menos infra-estrutura e com aspectos urbanísticos ainda deploráveis. No entanto, já podemos nos orgulhar do nosso Centro Cívico, onde estão instalados o Palácio Rio Madeira, tribunais etc, ter se transformado num arrojado e moderno cartão de visitas.
Repleta de desafios a serem superados nos próximos anos – de água encanada a esgoto – e penando muito com a mobilidade urbana, a cidade de Porto Velho encara o futuro com as melhores perspectivas, mesmo com o ciclo denominado de pós-usinas causando expressivo abalo em nossa economia e enorme migração de operários para outras usinas em construção pelo País afora, notadamente Belo Monte, em Altamira.
Pé na estrada
Os governadoraveis estão com o pé na estreada. O cacique democrata José Bianco percorreu o cone sul rondoniense no final de semana, Neodi Carlos foi tratar de reforçar suas paliçadas no Vale do Jamari onde terá embate com o atual governadoravel Confúcio. Hermínio prepara a festa do dia de filiações, que vai acontecer hoje na Câmara de Vereadores de Porto Velho.
Políticos gemem
O xerife rondoniense Reginaldo Trindade ofereceu denuncia contra os deputados Ana da Oito e Euclides Maciel por compra de votos. Não querendo voduzar ninguém, mas quando este procurador entra nas paradas as coisas funcionam prá valer, os políticos na mira do xerife, gemem. O ex-governador Ivo Cassol e o ex-prefeito de Porto Velho já sabem Roberto Sobrinho sabem disto...
Final suado
Os últimos dias de filiações têm sido suados para os dirigentes. O prazo de filiações para quem pretende disputar cargos eletivos acaba na sexta-feira. Por isto, o PDT acampou em Ouro Preto do Oeste, o PTB reforçou as paliçadas em Ji-Paraná, Cleyton Roque e Daniel Pereira comandaram a entrada de novos adeptos no interior do estado, os tucanos de Expedito Junior lançaram novos nomes em Ariquemes.
Em formação
O embrião da nominata da aliança PDT/PSB/DEM à Câmara dos Deputados conta com quarteto parada dura: 1- José Bianco (DEM) que é uma alternativa ao governo também 2- Daniel Pereira (PSB) 3 – Dalton di Franco e Lebrão Filho(PDT). Além disto, a coalizão vem com o deputado federal Marcos Rogério a reeleição e outros nomes de envergadura.
Em Ji-Paraná
A disputa pelas cadeiras a Assembléia Legislativa em Ji-Paraná não vai ser mole. A cidade tem dois deputados – Euclides Maciel (PSDB) e Edvaldo Soares (PMDB) que vão pleitear a reeleição, mas eles vão enfrentar nesta parada pesos pesados como Airton Gurgacz (PDT), Assis Canuto (DEM), a vereadora Silvia Cristina, Ary Saraiva, Leudo Buritis, entre nomes menos votados.
Os haitianos
Esta aumentando consideravelmente o contingente de imigrantes haitianos em Porto Velho. Em alguns bairros – inclusive em regiões centrais como o São Cristovão – a presença deles já é expressiva. Na periferia, onde o aluguel de kitinets é mais barato, se concentra o maior volume, a maior parte destinada a construção civil e serviços domésticos.
Via Direta
*** A prefeitura de Porto Velho começa a mostrar serviço na regularização fundiária a partir dos conjuntos habitacionais invadidos *** O ex-prefeito Tomás Correia, presidente estadual do PMDB esta animado para disputar cadeira a ALE ou a Câmara dos Deputados *** O ex-deputado federal Nobel Moura estuda sua volta à política disputando uma cadeira a Câmara Federal.
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis