Terça-feira, 1 de outubro de 2013 - 19h33
Amada Porto Velho
Nossa amada Porto Velho comemora hoje mais um ano de emancipação política administrativa, aproximando-se de um século de existência. Depois de 99 anos daquele núcleo que emergiu das obras da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, onde predominavam os jornais em inglês e que nos legou como herança uma cultura diversificada, ainda temos coisas marcantes além da ferrovia, como as Três Marias. De infra-estrutura restou alguma coisa de água e esgoto.
Com 484 mil habitantes, somos o quarto município da Amazônia, abaixo de Manaus, Belém e Ananindeua. Mas já temos mais almas que capitais mais tradicionais como Florianópolis (SC) e Vitória (ES), embora com menos infra-estrutura e com aspectos urbanísticos ainda deploráveis. No entanto, já podemos nos orgulhar do nosso Centro Cívico, onde estão instalados o Palácio Rio Madeira, tribunais etc, ter se transformado num arrojado e moderno cartão de visitas.
Repleta de desafios a serem superados nos próximos anos – de água encanada a esgoto – e penando muito com a mobilidade urbana, a cidade de Porto Velho encara o futuro com as melhores perspectivas, mesmo com o ciclo denominado de pós-usinas causando expressivo abalo em nossa economia e enorme migração de operários para outras usinas em construção pelo País afora, notadamente Belo Monte, em Altamira.
Pé na estrada
Os governadoraveis estão com o pé na estreada. O cacique democrata José Bianco percorreu o cone sul rondoniense no final de semana, Neodi Carlos foi tratar de reforçar suas paliçadas no Vale do Jamari onde terá embate com o atual governadoravel Confúcio. Hermínio prepara a festa do dia de filiações, que vai acontecer hoje na Câmara de Vereadores de Porto Velho.
Políticos gemem
O xerife rondoniense Reginaldo Trindade ofereceu denuncia contra os deputados Ana da Oito e Euclides Maciel por compra de votos. Não querendo voduzar ninguém, mas quando este procurador entra nas paradas as coisas funcionam prá valer, os políticos na mira do xerife, gemem. O ex-governador Ivo Cassol e o ex-prefeito de Porto Velho já sabem Roberto Sobrinho sabem disto...
Final suado
Os últimos dias de filiações têm sido suados para os dirigentes. O prazo de filiações para quem pretende disputar cargos eletivos acaba na sexta-feira. Por isto, o PDT acampou em Ouro Preto do Oeste, o PTB reforçou as paliçadas em Ji-Paraná, Cleyton Roque e Daniel Pereira comandaram a entrada de novos adeptos no interior do estado, os tucanos de Expedito Junior lançaram novos nomes em Ariquemes.
Em formação
O embrião da nominata da aliança PDT/PSB/DEM à Câmara dos Deputados conta com quarteto parada dura: 1- José Bianco (DEM) que é uma alternativa ao governo também 2- Daniel Pereira (PSB) 3 – Dalton di Franco e Lebrão Filho(PDT). Além disto, a coalizão vem com o deputado federal Marcos Rogério a reeleição e outros nomes de envergadura.
Em Ji-Paraná
A disputa pelas cadeiras a Assembléia Legislativa em Ji-Paraná não vai ser mole. A cidade tem dois deputados – Euclides Maciel (PSDB) e Edvaldo Soares (PMDB) que vão pleitear a reeleição, mas eles vão enfrentar nesta parada pesos pesados como Airton Gurgacz (PDT), Assis Canuto (DEM), a vereadora Silvia Cristina, Ary Saraiva, Leudo Buritis, entre nomes menos votados.
Os haitianos
Esta aumentando consideravelmente o contingente de imigrantes haitianos em Porto Velho. Em alguns bairros – inclusive em regiões centrais como o São Cristovão – a presença deles já é expressiva. Na periferia, onde o aluguel de kitinets é mais barato, se concentra o maior volume, a maior parte destinada a construção civil e serviços domésticos.
Via Direta
*** A prefeitura de Porto Velho começa a mostrar serviço na regularização fundiária a partir dos conjuntos habitacionais invadidos *** O ex-prefeito Tomás Correia, presidente estadual do PMDB esta animado para disputar cadeira a ALE ou a Câmara dos Deputados *** O ex-deputado federal Nobel Moura estuda sua volta à política disputando uma cadeira a Câmara Federal.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri