Terça-feira, 29 de janeiro de 2013 - 18h53
A desilusão
Os prefeitos de Rondônia e da Amazônia encerram hoje a participação do II Encontro Nacional em Brasília desiludidos. Entre 80 a 90 por cento dos municípios da Região Norte estão em dívida com a União e, por conseguinte, ficam impossibilitados de tocar seus projetos e até de receber recursos. É coisa de Louco!
A semana
A semana esta voltada às eleições das mesas diretoras do Senado e da Câmara dos Deputados em Brasília. Enquanto, isto em Rondônia, os deputados estaduais estão em campanha pelos cargos vagos na direção da Casa de Leis a partir do dia 1º de fevereiro.
No Senado
A escolha do substituto do presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP) será nesta sexta-feira, dia 1º de fevereiro. Três candidatos estão na peleja: 1- Renan Calheiros (AL), Pedro Taques (MT) e Randolf Rodrigues (PA). O favorito é o peemedebista Calheiros, alvo de bombardeio da mídia.
Na Câmara
Já, na Câmara dos Deputados a disputa acontecerá no próximo dia 4, segunda-feira. Além do favorito Henrique Alves (PMDB-AL), disputam a sucessão do deputado Marco Maia na presidência da Casa, os deputados federais Rose de Freitas (ES) e Julio Delgado (MG). O PMDB é soberano.
Na Assembléia
Na Assembléia Legislativa a disputa envolve todos os cargos da Mesa Diretora, exceto da presidência, já que os titulares das demais vagas da reeleição do comando da Casa estavam envolvidos no caso da saúde, desvendado pela Polícia Federal na Operação Termópilas e foram obrigados a renunciar.
Barbosão
Não esquecendo que o presidente do Supremo Tribunal Federal –STF, Joaquim Barbosa, o Barbosão, esta voltando com muitos casos para serem analisados. Uma das coisas pendentes e que interessa Rondônia, é o caso do deputado federal Natan Donadon, já tri-cassado, mas tri-impune. O suplente Amir Lando deve estar inconsolável com tanta demora.
Nova rota
A licitação dos serviços de balsas, em Costa Marques, na fronteira com a Bolívia, é o próximo passo de viabilização de um novo caminho para o Pacífico, pelo Vale do Guaporé. O deputado Eurípedes Lebrão (PTN -São Miguel) vai liderar nos próximos dias comitiva rondoniense junto às autoridades bolivianas visando à pavimentação de um trecho em solo boliviano.
Tudo parado
Na Semu de Porto Velho – que cuida de regularização dos imóveis - continua tudo parado. As coisas já eram enroladas na gestão anterior e para desenrolar o nó, a coisa vai tempo. Espera-se que a partir de fevereiro as coisas comecem a funcionar. Até os financiamentos das casas populares estão paradas.
A inquisição?
O ex-prefeito Roberto Sobrinho, agora instalado no gabinete da deputada Epífânia Barbosa, na Assembléia Legislativa, queixa-se de perseguição e de inquisição, enquanto o próprio estatuto do servidor prevê punições para quem comete abusos com os recursos públicos. A coisa esquentou.
Do Cotidiano
Evolução constante
Com o mundo dos negócios cada vez mais competitivo, os profissionais que pretendem se destacar no trabalho não podem parar no tempo e acreditar que o diploma – conquistado geralmente no começo da vida adulta – seja o suficiente para se manter e avançar na carreira. Na verdade, eles precisam estar em constante atualização para acompanhar as novidades tecnológicas e as novas demandas que os setores mais importantes da economia necessitam. Por causa disso, uma modalidade de ensino vem crescendo nos últimos anos e ampliando as oportunidades de aprimoramento: o mestrado profissional. Diferentemente do mestrado acadêmico e do doutorado, que exigem dedicação exclusiva para a pesquisa, o módulo profissional pode ser realizado simultaneamente à atividade laboral. Portanto, são cursos mais próximos da realidade do mercado e tentam preencher as necessidades mais visíveis do mundo atual.
Os projetos concluídos nesse mestrado geralmente procuram trazer soluções a problemas reais do mundo corporativo e acabam chamando atenção das empresas, o que pode servir como um item sedutor no currículo. Por isso, cada vez mais, as próprias organizações apóiam seus colaboradores que investem em educação continuada e cursos com essas características. E, quanto mais a empresa apostar neste tipo de profissional, maior chance tem de reter seus talentos.
Em época de escassa mão de obra qualificada, a formação continuada é uma garantia de empregabilidade e sucesso na carreira. Quem passa por essa oportunidade só tem a ganhar. A atualização dos conhecimentos e a troca de informações com outros participantes do curso renova o ambiente de trabalho e traz benefícios adicionais para a empresa, geralmente acarretando maior produtividade, e conseqüentemente, aumento dos lucros.
Hoje já são mais de 400 programas de mestrado profissional que absorvem cerca de 10 mil alunos no país. Os dados crescem a cada ano, mostrando que é uma tendência irreversível ditada pela necessidade atual do mercado de trabalho no Brasil e no mundo. (Luiz Gonzaga Bertelli).
Via Direta
*** Já estão pintando queixas de atrasos o pagamento da Bolsa Futuro *** A redução do preço de energia nos estados será diferenciada *** Tomara que o quinhão de Rondônia não fique abaixo dos demais estados, seria o cúmulo.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri