Domingo, 7 de fevereiro de 2016 - 00h06
O plano de emergência
O Ministério Público Federal (MPF) se antecipou as audiências públicas solicitadas pela Assembléia Legislativa de Rondônia - que foram suspensas sem prazo de volta – emitindo recomendação a empresa Santo Antônio Energia para divulgação do seu plano de segurança na barragem da Usina em Porto Velho. Mais adiante acredito que também o consórcio que constrói Jirau receberá a mesma orientação.
Era esperado. Depois do acidente com o rompimento das barragens em Mariana (MG) que provocou mortes e desaparecimentos e grandes prejuízos materiais, que as autoridades, enfim, tomassem as providências nos casos das usinas. Em Porto Velho, nem vereadores, tampouco a prefeitura, Assembléia Legislativa e governo estadual firmaram posição a respeito do problema, e com isto o MPF se viu obrigado a agir.
Sobre a possível ameaça, ante a omissão rondoniense, deputados estaduais do Amazonas e o MPF do estado vizinho, visando resguardar os interesses dos seus municípios banhados pelo Rio Madeira já tinham se posicionado anteriormente sobre a necessidade de um plano emergencial nas barragens de Santo Antônio e Jirau..
Eleições 2016
Confirmada a aliança PSB/PDT em Ji-Paraná, já com a escalação de Marcito Pinto e Nilton Cesar, respectivamente pré-candidatos a prefeito e vice, falta definir em Porto Velho o vice pedetista de Mauro Nazif, no seu projeto a reeleição. Já se especulam alguns nomes – até uma eventual lista tríplice – mas os nomes são guardados a sete chaves.
Auxílio-moradia
Uma andorinha só não faz verão, mas a atitude do deputado estadual Aécio da TV (PP-Porto Velho) em renunciar o auxílio-moradia, garantindo assim economia ao erário, causou revolta em vários colegas preocupados em continuar com o benefício. Em São Paulo a justiça entrou em ação para acabar com a coisa e aqui se acredita que pode ocorrer o mesmo.
O Rei Momo
Como no carnaval só decola o Rei Momo nas pesquisas, teremos um período de resguardo na política. No entanto, logo depois das folias, começará a temporada de caça aos votos, envolvendo na capital, pelo menos seis postulantes ao Paço Tancredo Neves. A prefeitura é bastante cobiçada porque esta com as contas em dia e dinheiro em caixa. Neste particular, mérito para os tataranetos dos fenícios.
Os ex-prefeitos
É coisa de louco! Vários ex-prefeitos de Presidente Médici querem voltar ao pódio da prefeitura local e destronar a alcaide Lurdinha do PT. Antonio Geraldo (PDT) e José Ribeiro (PMDB) são alguns prováveis antagonistas, mas tem pelo menos mais dois de antenas ligadas. O divisionismo local beneficia a petista já que lá esta bem distante de ter segundo turno.
Raupp e Sobrinho
Aliados em temporadas passadas, o senador Valdir Raupp (PMDB) e o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) já tiveram algumas conversas a respeito do processo sucessório da capital. Os dois partidos podem ter até um projeto conjunto, com Willians Pimentel (PMDB) como candidato a prefeito com os petistas indicando um vice. Sobrinho tem evitado contatos com a imprensa.
Via Direta
*** O deputado Alex Redano já escapou das garras da justiça eleitoral e esta pitoco. Mas existem pelo menos mais dois parlamentares enrolados com o TRE *** A Câmara de Vereadores de Porto Velho esta gastando uma fortuna em reformas com empreiteiras coleguinhas *** É considerável o numero de ônibus do sistema de transportes coletivos dando problemas em Porto Velho nos últimos dias*** Ocorre que tem muito pau velho precisando de substituição urgente.
.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu