Domingo, 8 de março de 2015 - 07h33
Os postos de trabalho
Até os números oficiais são desanimadores. Enfrentando retração econômica, o Brasil perdeu ao longo do ano de 2014, conforme o Caged –Cadastro Geral de Empregos, vinculado ao Ministério do Trabalho cerca de 82 mil postos de trabalho e segue o ano de 2015 na mesma toada. As obras (muitas inacabadas e afundadas em corrupção) para a reeleição da presidente Dilma e Copa do Mundo custaram caro.
Em Rondônia a retração econômica mais acentuada foi em Porto Velho, com milhares de empregos ceifados com o ciclo das acabando. A construção civil definhou, a produção agrícola na região ribeirinha desabou por causa da cheia histórica, o mercado imobiliário naufragou, etc, etc.
O interior do estado de Rondônia, movido pelo agronegócio é impulsionado principalmente pelo cultivo da soja, a produção leiteira e da exportação da carne e não foi tão afetado pela situação nacional ou pelo encolhimento da economia da capital. No entanto, o que se vê, é um ano difícil para o estado, não só pela instabilidade política, mas pelos cortes em investimentos.
Lava Jato
Como é de hábito, em todo escândalo tem políticos rondonienses no meio. No rumoroso caso Lava Jato, o senador Valdir Raupp (PMDB) e o ex-deputado federal Carlos Magno Ramos (PP). Desde que Raupp foi excluído do programa nacional do PMDB há dias atrás já circulavam rumores de que o parlamentar estava na lista encaminhada ao Supremo.
Disputa renhida
Nunca na histórica da bancada federal de Rondônia se viu disputa tão acirrada pelo cargo de coordenador. De um lado, a deputada Marinha Raupp, a abelha rainha da política de Rondônia, de outro Nilton Capixaba que não quer deixar o osso e numa terceira vertente, o pedetista Marcos Rogério. A peleja é renhida, torcida brasileira.
Anel viário
O anel viário de Porto Velho, ou contorno norte, como gosta de chamar o Dnitt, ou Porto Expresso como gosta de batizar o governador Confúcio Moura tem sido objeto de seguidas reivindicações do governo estadual, da Assembléia Legislativa e bancada federal. No entanto, nem a parte do anel viário, que é a ligação de acesso ao porto Amaggi foi viabilizado ainda.
A improbidade
Seguidos políticos têm sido condenados por improbidade em Rondônia e um dos expedientes escusos mais freqüentes usados por vereadores e deputados ao longo dos anos tem sido o de extorquir salários dos seus funcionários de confiança. O modus operandi é comum e volta e meia alguém é condenado, como o ex-vereador Dogival Alves de Rolim de Moura.
Assembléia geral
O presidente da Associação Rondoniense de Municípios-AROM, Marinho da Caerd convocou Assembléia Geral para a próxima quarta-feira, dia 11, em Porto Velho. Os prefeitos enfrentam uma série de dificuldades para tocar suas administrações e apenas os pólos regionais mais importantes – casos de Porto Velho (?), Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena – estão em zona de conforto.
Via Direta
*** O PDT começa a trabalhar na sua nominata de candidatos a vereança em Porto Velho e deve disputar o pleito com chapa própria completa *** Vários nomes já são cogitados, entre eles, o apresentador Rosinaldo Guedes *** O deputado Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho) entrou com pedido de CPI na ALE para investigar os rombos do DER.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri