Sexta-feira, 29 de junho de 2012 - 05h07
Sopa de letrinhas
Ao meio de informações desencontradas e de idas e vindas, a expectativa é que os partidos comecem finalmente a definir suas coligações a partir de hoje. Quem já esta no lucro é o piloto da coligação sopa de letrinhas, Mário Sérgio (PMDB), que garantiu o apoio do PC do B e do PTB. Baita reforço.
Baita zebra
Tudo se encaminha para mais reviravoltas nas eleições municipais da capital com zebra a prefeitura e renovação geral na Câmara de Vereadores. Com mais da metade do eleitorado indecisa, outro naco sem saber sequer os nomes dos candidatos, o pleito local esta em aberto.
Mais surpresas
Ontem os boatos proliferavam pela capital. Desde o fechamento de uma aliança PT-PMDB – deve ser a Aliança Termópilas colocando Epifânia Barbosa e o governo Cooperação no mesmo palanque – até o recuo de Miguel de Souza (PR) para apoiar Hermínio Coelho. Coisa de Louco!
Em recesso
A Assembléia Legislativa com ares renovados, entra em recesso neste final de semana, mas os deputados estaduais não devem parar. Pelo menos cinco deles são candidatos a prefeito nos municípios e neste final de semana já participam de convenções. Os demais ingressam ativamente na campanha defendendo seus aliados.
Gestão Cooperação
O atual prefeito de Alvorada do Oeste e presidente da Associação Rondoniense de Municípios-AROM, Laerte Gomes, se prepara para renunciar os dois cargos que ocupa. Ele vai assumir uma das principais pastas do governador Confúcio Moura e as coisas devem ser definidas ainda neste final de semana.
Até bicho de pé...
Nos bastidores rola gozações de que o prefeito Roberto Sobrinho dispõe de um verdadeiro estoque de desculpas - sobre possíveis enfermidades! - para não participar ativamente da campanha da ex-senadora Fátima Cleide a prefeitura da capital. Até bicho de pé pode ser alegado...
Olha o Divino
Em Cacoal, o empresário Divino Cardoso (PTB) já esta homologado e se projeta como o grande nome para conquistar o Palácio do Café nas eleições de outubro. O ex-prefeito tem como principais adversários o atual prefeito Padre Franco (PT) e a deputada Glaucioni Nery (PSDC).
A dobradinha
Em Ji-Paraná, neste sábado será homologada a grande dobradinha Jesualdo Pires (PSB) com Marcito Pinto (PDT). Com grande atuação no parlamento estadual nos últimos anos, sendo o mais votado em Ji-Paraná, em 2010, Jesualdo se credencia para uma grande vitória na capital da BR.
Batata assando
A recente decisão do ex-prefeito Melki Donadon (PTB)– considerado um grande gestor até hoje em Vilhena – em lançar um nome veiculado ao seu grupo político - esta embaralhando a campanha no Cone Sul. Os concorrentes, atual prefeito Zé Rover (PP) e o deputado Luizinho Goebel (PV) já estão de barbas de molho.
Do Cotidiano
Gangorra do aquecimento
Ao politizar um assunto científico, o ex-vice-presidente norte-americano Al Gore transformou o aquecimento global numa queda de braço entre os que acreditam cegamente na ação dos homens engendrando o Apocalipse e os que sustentam o fenômeno da alteração climática como decorrente de alterações da própria natureza.
Não é uma discussão irrelevante, porém. Irrelevante é a milenar discussão entre evolucionistas e criacionistas: a fé dos crentes não convence os crentes nem a descrença destes muda o conceito daqueles. No fim se salvam todos. Independente de suas crenças, o mundo continua girando ao redor do Sol sem afetar a saúde de nenhum deles.
Mas o problema ambiental envolve a própria noção de sobrevivência da espécie. Se a teoria do aquecimento global causado pelos homens é verdadeira e de fato levará à hecatombe, isto será terrível para nossos descendentes. Estarão condenados à morte mais cruel, já que nós ainda conseguiremos ir desta para melhor sem sofrer todas as consequências.
Até onde se sabe, a natureza tem uma enorme capacidade de regeneração, o que não significa permissão automática para a irresponsabilidade: ar urbano poluído dá em graves doenças pulmonares, incapacitação e morte. Desmatamento criminoso causa prejuízos à economia e ao ecossistema. Não se trata de conceito, crença ou tese a ser provada em um ou dois séculos, mas de prejuízos imediatos e palpáveis.
Aliás, o meteorologista brasileiro Luiz Carlos Molion garante que o homem e suas emissões na atmosfera são incapazes de causar um aquecimento global. A seu ver, a Terra, na verdade, vai esfriar nos próximos 20 anos.
Nessa guerra de teses científicas sobre se o aquecimento global existe ou não, ao cidadão comum o que importa não é uma prova que virá em décadas ou séculos, mas até que ponto mexer em grandes ecossistemas, como o da Amazônia, pode ou não afetar negativamente a natureza, nossa vida e de nossos descendentes.
Um suposto aquecimento global ainda não pode ser provado como decorrente da ação humana, embora seja certíssimo que a degradação urbana e do meio ambiente é, sim, decorrente de planejamento incompetente e de uma exploração irracional dos recursos naturais.
Via Direta
*** A retomada do nível de emprego é a melhor notícia do Ministério do Trabalho para Porto Velho *** O deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) se encaminha – finalmente - para o patíbulo *** O suplente Amir Lando mais uma vez mandou aprontar a fatiota...
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri