Sexta-feira, 29 de junho de 2012 - 05h07
Sopa de letrinhas
Ao meio de informações desencontradas e de idas e vindas, a expectativa é que os partidos comecem finalmente a definir suas coligações a partir de hoje. Quem já esta no lucro é o piloto da coligação sopa de letrinhas, Mário Sérgio (PMDB), que garantiu o apoio do PC do B e do PTB. Baita reforço.
Baita zebra
Tudo se encaminha para mais reviravoltas nas eleições municipais da capital com zebra a prefeitura e renovação geral na Câmara de Vereadores. Com mais da metade do eleitorado indecisa, outro naco sem saber sequer os nomes dos candidatos, o pleito local esta em aberto.
Mais surpresas
Ontem os boatos proliferavam pela capital. Desde o fechamento de uma aliança PT-PMDB – deve ser a Aliança Termópilas colocando Epifânia Barbosa e o governo Cooperação no mesmo palanque – até o recuo de Miguel de Souza (PR) para apoiar Hermínio Coelho. Coisa de Louco!
Em recesso
A Assembléia Legislativa com ares renovados, entra em recesso neste final de semana, mas os deputados estaduais não devem parar. Pelo menos cinco deles são candidatos a prefeito nos municípios e neste final de semana já participam de convenções. Os demais ingressam ativamente na campanha defendendo seus aliados.
Gestão Cooperação
O atual prefeito de Alvorada do Oeste e presidente da Associação Rondoniense de Municípios-AROM, Laerte Gomes, se prepara para renunciar os dois cargos que ocupa. Ele vai assumir uma das principais pastas do governador Confúcio Moura e as coisas devem ser definidas ainda neste final de semana.
Até bicho de pé...
Nos bastidores rola gozações de que o prefeito Roberto Sobrinho dispõe de um verdadeiro estoque de desculpas - sobre possíveis enfermidades! - para não participar ativamente da campanha da ex-senadora Fátima Cleide a prefeitura da capital. Até bicho de pé pode ser alegado...
Olha o Divino
Em Cacoal, o empresário Divino Cardoso (PTB) já esta homologado e se projeta como o grande nome para conquistar o Palácio do Café nas eleições de outubro. O ex-prefeito tem como principais adversários o atual prefeito Padre Franco (PT) e a deputada Glaucioni Nery (PSDC).
A dobradinha
Em Ji-Paraná, neste sábado será homologada a grande dobradinha Jesualdo Pires (PSB) com Marcito Pinto (PDT). Com grande atuação no parlamento estadual nos últimos anos, sendo o mais votado em Ji-Paraná, em 2010, Jesualdo se credencia para uma grande vitória na capital da BR.
Batata assando
A recente decisão do ex-prefeito Melki Donadon (PTB)– considerado um grande gestor até hoje em Vilhena – em lançar um nome veiculado ao seu grupo político - esta embaralhando a campanha no Cone Sul. Os concorrentes, atual prefeito Zé Rover (PP) e o deputado Luizinho Goebel (PV) já estão de barbas de molho.
Do Cotidiano
Gangorra do aquecimento
Ao politizar um assunto científico, o ex-vice-presidente norte-americano Al Gore transformou o aquecimento global numa queda de braço entre os que acreditam cegamente na ação dos homens engendrando o Apocalipse e os que sustentam o fenômeno da alteração climática como decorrente de alterações da própria natureza.
Não é uma discussão irrelevante, porém. Irrelevante é a milenar discussão entre evolucionistas e criacionistas: a fé dos crentes não convence os crentes nem a descrença destes muda o conceito daqueles. No fim se salvam todos. Independente de suas crenças, o mundo continua girando ao redor do Sol sem afetar a saúde de nenhum deles.
Mas o problema ambiental envolve a própria noção de sobrevivência da espécie. Se a teoria do aquecimento global causado pelos homens é verdadeira e de fato levará à hecatombe, isto será terrível para nossos descendentes. Estarão condenados à morte mais cruel, já que nós ainda conseguiremos ir desta para melhor sem sofrer todas as consequências.
Até onde se sabe, a natureza tem uma enorme capacidade de regeneração, o que não significa permissão automática para a irresponsabilidade: ar urbano poluído dá em graves doenças pulmonares, incapacitação e morte. Desmatamento criminoso causa prejuízos à economia e ao ecossistema. Não se trata de conceito, crença ou tese a ser provada em um ou dois séculos, mas de prejuízos imediatos e palpáveis.
Aliás, o meteorologista brasileiro Luiz Carlos Molion garante que o homem e suas emissões na atmosfera são incapazes de causar um aquecimento global. A seu ver, a Terra, na verdade, vai esfriar nos próximos 20 anos.
Nessa guerra de teses científicas sobre se o aquecimento global existe ou não, ao cidadão comum o que importa não é uma prova que virá em décadas ou séculos, mas até que ponto mexer em grandes ecossistemas, como o da Amazônia, pode ou não afetar negativamente a natureza, nossa vida e de nossos descendentes.
Um suposto aquecimento global ainda não pode ser provado como decorrente da ação humana, embora seja certíssimo que a degradação urbana e do meio ambiente é, sim, decorrente de planejamento incompetente e de uma exploração irracional dos recursos naturais.
Via Direta
*** A retomada do nível de emprego é a melhor notícia do Ministério do Trabalho para Porto Velho *** O deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) se encaminha – finalmente - para o patíbulo *** O suplente Amir Lando mais uma vez mandou aprontar a fatiota...
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para