Segunda-feira, 16 de setembro de 2013 - 18h01
Semana de expectativas
A semana é de expectativas. No Supremo Tribunal Federal, o Brasil aguarda ansiosamente uma decisão se haverá ou não um novo julgamento dos mensaleiros. Em Rondônia, na Assembléia Legislativa, a opinião pública clama pelo inicio os trabalhos de uma Comissão Processante, ainda acéfala de relator, destinada a analisar os casos dos parlamentares flagrados na Operação Apocalipse. Na Câmara de Vereadores se cobra resultados e punições dos vereadores envolvidos na chamada Orcrim.
Em infra-estrutura, temos pela frente também coisas amarradas, proteladas e catimbadas como é o caso da dragagem do Rio Madeira, nesta época do ano objeto de acidentes, por conta da queda das águas e do seu assoreamento, prejudicando o grande eixo fluvial de transportes da região amazônica. E será que a nova promessa de recuperação da BR 429, que liga Presidente Médici á Costa Marques, no médio Guaporé será para valer? A população hesita em acreditar no DNITT.
Ainda existem expectativas por conta de uma minirreforma administrativa anunciada pelo prefeito Mauro Nazif. Na saúde, já ocorreu à troca, agora outras pastas podem ser reformuladas para que funcionem melhor.
Asas crescidas
Em vista do deputado federal Carlos Magno com impedimentos para disputar eleição, o prefeito de Rolim de Moura César Cassol hesitando em assumir o projeto de disputar o governo do estado, o deputado Neodi Carlos, ex-presidente da Assembléia Legislativa entrou na peleja pela indicação para receber o apoio do senador Ivo Cassol. Já esta de asas crescidas.
Fase de consultas
Neodi – assim como ex-governador Bianco e o prefeito Alex Testoni – entrou na fase de consultas por Rondônia afora. Ele entra na disputa com o apoio de lideranças regionais, respaldo da classe madeireira, e espera montar uma base aliada liderada pelo trio PP/PR/PPS. Sendo candidato, entra num combate decisivo no primeiro turno na sua base, o Vale do Jamari, com o governador Confúcio.
Fazendo as contas
Fazendo as contas, constata-se estes nomes se movimentando com vistas ao Palácio Presidente Vargas, além de Confúcio (PMDB) já tocando seu projeto a reeleição: o Padre Tom (PT) já encarando as visitações no estado; o ex-governador José Bianco (DEM) na fase de consultas, o prefeito Alex Testoni (PSD) também se articulando e agora, Neodi Carlos (PSDC). Expedito Jr (PSDB) depende de recursos perante o TSE para se garantir.
A opção
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) desiludiu de vez as bases eleitorais do PDT ao rejeitar a disputa pelo governo e tocar seu projeto de reeleição. Alegou que já tem compromisso firmado para a reeleição do governador Confúcio Moura e que deseja evitar o divisionismo político da base aliada governista.
Final de semana
Ao meio dos escândalos gerados nos últimos anos, a classe política começa a se mexer para as eleições do ano que vem. É que a necessidade faz o sapo pular e todo mundo já esta pensando na montagem de nominatas para Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. PV, PDT, PSD e PMDB agitaram o interior no final de semana.
Chapa única
Na capital tudo se encaminha para uma chapa de consenso para o Diretório Municipal do PDT. Consultados os convencionais, chegou-se a um acordo em torno do nome do vice-prefeito da capital Dalton Di Franco, possivelmente pré-candidato a Câmara dos Deputados nas eleições do ano que vem. Assume com o abacaxi de chutar o traseiro do cabo Anjos, envolvido na operação Apocalipse.
Via Direta
*** Com palestras no encontro estadual de Ariquemes, o PMDB abriu sua jornada para as eleições de 2014 *** Vai suar muito para se recuperar do vexame nas eleições municipais do ano passado *** Já, o PT acredita que esta em fase de recuperação e em condições de eleger pelo menos dois deputados federais no ano que vem.
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis