Sábado, 22 de novembro de 2014 - 05h01
O anel viário
Pomposamente denominado de Contorno Norte, o anel viário de Porto Velho, tirando o maciço e perigoso fluxo de caminhões da avenida Jorge Teixeira (hoje BR-319), esta saindo do papel para se transformar em realidade. Como tudo em Rondônia é complicado, catimbado e depende da honestidade das empreiteiras contratadas para que as obras não sejam interrompidas, vamos torcer contra eventuais superfaturamentos que tanto atrasaram as redes de água e esgoto em nossa capital.
Tudo caminhando a contento, teremos uma obra que vai influenciar decisivamente na mobilidade urbana local. Os cruzamentos da avenida Jorge Teixeira se tornaram muito perigosos tanto durante o pico do transporte da safra da soja mato-grossense, como no dia a dia.
Os esforços da bancada federal e do governador Confúcio Moura em Brasília junto ao Dnitt e Ministério dos Transportes vão garantir, com a implantação do sonhado anel viário, um acesso mais tranqüilo do fluxo de cargas para a ponte do Rio Madeira e para o porto graneleiro. E vamos rezar para que não ocorra contingenciamento de recursos no orçamento da União...
Os escândalos
Rondônia realmente é um terreno fértil para ladroagem. Aqui, os políticos superfaturam cestas básicas para os pobrinhos, roubam dinheiro dos remédios dos índios, desviam recursos de posto de saúde e da merenda escolar dos estudantes. Nossa classe política chegou ao fundo do poço com as últimas operações da Polícia Federal e como de costume, os sujos falam do mal lavado.
Sem surpresa
A rigor não é surpresa para ninguém algumas prisões efetuadas pela Policia Federal em Porto Velho, porque nos bastidores, depois da denuncia premiada do ex-secretário- Adjunto da Saúde José Batista, a batata já estava assando para o cunhado do governador Francisco de Assis e para Wagner Bocão. As ramificações de marmitex e na saúde devem provocar mais prisões.
As especulações
Com as operações policiais, também foram paralisadas as especulações em torno do novo corpo de secretários do governo do estado. Alguns deputados estaduais cogitados para assumir pastas podem desistir da empreitada com medo de penalidades contra o futuro governo ou eventuais desgastes com suas bases. Enfim, muitas costuras estão sendo corroídas pelos escândalos políticos financeiros.
Novos municípios
São pelo menos 807 pedidos para criação de novos municípios no Brasil, que já conta com quase 6 mil. Em Rondônia temos dois pedidos bem fundamentados, em condições de sobrevivência econômica: Extrema de Rondônia (desmembrado de Porto Velho) e Tarilândia (de Jaru). Mas a maior injustiça é com Jacy-Paraná, um distrito com população superior a pelo menos 12 municípios no estado.
Um acordo
O deputado estadual Maurão de Carvalho (PP-Ministro Andreazza), candidato a sucessão do presidente José Hermínio estava próximo de um acordo com os parlamentares da base aliada governista quanto à eleição da mesa diretora da ALE em fevereiro. Com os últimos acontecimentos, gerados pela Operação da Policia Federal, coisa entrou em compasso de espera.
Via Direta
*** Final de ano horrível em Rondônia, com desemprego, criminalidade, prisões de mais políticos e empresários etc *** E muita gente escondida, temendo desdobramentos nas operações da Policia Federal *** É que tem muito corrupto solto e com rabo comprido a solta *** O Rio Madeira já começou a subir gerando preocupação no meio dos ribeirinhos.
.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina