Terça-feira, 7 de outubro de 2014 - 06h22
Rumo ao 2 turno
Como era previsto, dentro de um contexto de disputa equilibrada, as urnas determinaram eleição em dois turnos em Rondônia. O governador Confúcio Moura (PMDB) virou uma situação que se configurava difícil e larga na frente na segunda etapa sobre o oponente Expedito Junior (PSDB).
A corrida pelas alianças já começou. Não será uma eleição fácil para nenhum dos lados, mas a aliança governista conseguiu emplacar a cadeira ao Senado em disputa com mais de 100 mil votos de diferença sobre o segundo colocado (da chapa tucana) e, além disto, elegeu mais deputados federais e estaduais, o que é um baita reforço para a segunda etapa.
No mais, o governador Confúcio Moura vira o turno numa curva ascendente, enquanto que o adversário em posição de inferioridade – mesmo sendo pequena – o que facilita para a formação de composições e na captação de recursos de campanha.
Para onde vão pender cassolistas e petistas são outros quinhentos, mas quem vira o turno em vantagem sempre leva uma vantagem a mais na contenda desde que não vacile, é claro.
“
A corrida pelas alianças já começou
e Confúcio leva a vantagem”
Acir, o grande vencedor
Ao Senado, Acir Gurgacz (PDT) foi o grande vencedor, colocando em torno de 120 mil votos sobre o segundo lugar. Num contexto geral, foi o grande vencedor das eleições 2014, já que elegeu seu tio, Airton Gurgacz a estadual e reelegeu o deputado federal Marcos Rogério, transformado agora na liderança emergente da BR e viu seu rival Ivo Cassol cair ladeira a baixo com as candidaturas laranjas da irmã Jaqueline e da esposa Ivone.
Mesmo com uma grande atuação do Senado, não era possível projetar uma vitória tão intensa do senador pedetista embalado por um efeito manada nos indecisos. Nos últimos dias levou cacetadas de todo lado, pagas pelos adversários em setores da imprensa acostumados a aceitar missas encomendadas, mas pelo que se viu o feitiço se voltou contra o feiticeiro já que quem encomendou – Xaropão, aquele que encenava pobreza no horário eleitoral - levou uma surra de votos nas urnas.
É em situação adversa que Acir rende mais, lembro que na eleição a prefeito em Ji-Paraná foi alvo de uma campanha insidiosa e acabou crescendo na reta final conquistando um grande resultado.
O senador da BR sai consagrado das urnas em 2014, se firmando como uma das lideranças mais expressivas para projetos futuros. Desde 2012, quando apoiou a eleição de vários prefeitos – alguns apunhalaram ele no pleito deste ano – Acir vem numa crescente, embalado pela atuação na Comissão de Agricultura do Senado.
“Com uma vitória consagradora,
Acir se projeta para projetos futuros”
Despontam novas lideranças
Nas eleições a Câmara dos Deputados, a ex-vereadora Mariana Carvalho (PSDB) se transformouna grande liderança política da capital, superando caciques tradicionais como Amir Lando (PMDB) e Roberto Sobrinho (PT). Fez o dobro dos votos de Garçon (PMDB) e já se tornou num nome forte para a sucessão do prefeito Mauro Nazif, que trabalha para se recuperar. Aliás, Mariana pelo que se percebeu no pleito é herdeira dos votos de Nazif.
No interior, tivemos a fantástica vitória do deputado federal Marcos Rogério (PDT-Ji-Paraná), agora catapultado na liderança mais importante do meio evangélico destronando Nilton Capixaba e Agnaldo Muniz. Não bastasse, impulsionado por excelente atuação parlamentar, Marcos Rogério levou a melhor na sua disputa local com o ex-governador José Bianco que nunca tinha sido derrotado na capital da BR.
Na Assembléia Legislativa, com uma onda de renovação, provocando surpresas como o desconhecido Só na Bença, se confirmou a tendência da eleição de dois vereadores da capital – Aélcio da TV (Foto Acima) e Leo Moraes (foto abaixo). As urnas puniram os deputados envolvidos em casos rumorosos e o próprio presidente da casa, Hermínio Coelho (prejudicado pela aliança com a dupla Xaropão e Xaropinho na capital) se reelegeu passando apuros.
Dos clãs políticos, os Donadons mostraram vitalidade com a eleição de Rosângela, mas os Muletas, os Cassol e os Amorins se deram mal.
“As urnas puniram os deputados
envolvidos em casos rumorosos
”
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri