Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

São pizzaiolos?


O comportamento

Pelo visto as eleições começam a alterar o comportamento de nossos parlamentares em Brasília. Na recente reunião da bancada federal com a comissão estadual e intersindical da Transposição foi possível aquilatar isso. As rivalidades tribais já começam a pipocar.

 

As posições

O pré-candidato a prefeito Mauro Nazif teve seus posicionamentos fortemente contestados por Ivo Cassol e Valdir Raupp. Nazif já experiente na questão e com as armadilhas plantadas pelo governo federal ao longo do processo, alertava para a necessidade de não misturar a agendas da transposição com a dívida do Iperon.

 

Em Porto Velho

Os vereadores da base aliada do prefeito Roberto Sobrinho devem estar com a pulga atrás da orelha e arrepiados. Afinal quase uma dúzia de secretários municipais, já desincompatibilizou, entrando na disputa pelas 21 cadeiras do Legislativo municipal.

 

Prévias e prévias

Enquanto o PT se dilacera entre duas facções irreconciliáveis, não se registra nenhuma mobilização nas prévias do PMDB, onde o Dr. José Augusto leva vantagem, com apoio do governador Confúcio Moura e do poderoso casal Raupp. Zé Augusto, larga na frente.

 

Amigos, amigos...

O ex-ministro Amir Lando que já foi amigo do peito dos Donadons - aquele clã político instalado em Vilhena - não deixa Brasília por nada.  Suplente, ele acompanha atentamente os desdobramentos da cassação do mandato do deputado federal Natan Donadon.   

  

Feira em Jipa

O senador Acir Gurgacz atua em conjunto com o governo do estado e os ministérios da Agricultura e Reforma Agrária parta turbinar a I Feira Tecnológica de Rondônia, prevista para acontecer em maio, em Ji-Paraná. Ele pretende que a Embrapa faça o lançamento das variedades do café genuinamente rondoniense no evento. Do governo ele pediu um programa de crédito fácil e barato para os agricultores.

 

Um alento

A crise ocorrida nos canteiros de obras da Usina de Jirau e a transferência dos operários para Porto Velho acabou sendo um alento para a já combalida rede hoteleira da capital que começava a se ressentir da escassez de hospedes. Infelizmente, para os donos de pequenos hotéis e hospedarias, o alívio é temporário.

 

São pizzaiolos?

A Comissão Processante da Assembléia Legislativa prossegue os trabalhos visando apurar as responsabilidades no escândalo das propinas da saúde. Existe um pré-julgamento na opinião pública que a coisa não vai dar em nada e que no máximo Valter Araújo será penalizado. 

 

A Transposição

Outra coisa que caiu no descrédito da população e do funcionalismo é que a questão da transposição dos servidores estaduais para o quadro da União. Os trabalhos da mobilização dos sindicatos e da bancada federal foram reiniciados. A luta continua.

 

Do Cotidiano

A dura realidade

O forte crescimento brasileiro em 2010 apontou uma dura realidade que o ufanismo oficial escondeu: a economia brasileira perde em dinamismo industrial e depende excessivamente de produtos primários, enquanto se mantém no atraso tecnológico do tipo relativo – ou seja, mesmo que apresente alguma evolução, nem assim consegue acompanhar o passo das nações mais desenvolvidas.

O Brasil vai mal no ranking mundial de registro de novas invenções. O crescimento das pesquisas científicas ocorre aqui em velocidade menor do que nos países asiáticos, como Coreia do Sul, China e Índia. Isto vai se traduzir em perdas econômicas irrecuperáveis.

Mas há uma flor no lodo: apesar do atraso relativo, do escasso incentivo à inovação e da diminuta participação do Brasil no quadro de novas patentes, há empresas brasileiras que ousam ir além e pretendem uma posição de ponta mesmo nos nichos mais avançados da economia mundial.

Localizada em Piracicaba, no interior de São Paulo, a Bug Agentes Biológicos está entre as 50 companhias mais inovadoras do mundo, de acordo com o ranking da revista norte-americana Fast Company. Empresa de biotecnologia fundada por estudantes de pós-graduação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), a Bug frutificou com o apoio do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), do governo paulista.

 A empresa de controle biológico foi apontada pela revista norte-americana como a 33ª mais inovadora mundialmente, na lista encabeçada pelos gigantes de tecnologia Apple, Facebook e Google. A Bug foi considerada pela publicação a mais inovadora do Brasil, à frente da Petrobras e da Embraer. A Fast Company destaca que a Bug produz em massa vespas para combater larvas e percevejos que ameaçam lavouras de cana-de-açúcar e de soja, que representam as duas maiores e mais lucrativas culturas agrícolas do Brasil.

Em 2011, a Bug começou a aperfeiçoar uma forma de liberar as vespas que produz em plantações de cana-de-açúcar da mesma forma como os inseticidas são pulverizados sobre lavouras da cultura por meio de aviões. O Brasil é o terceiro maior exportador agrícola do mundo.


 

 

Via Direta

 
*** Ameaçado de cassação por deputados ligados a Valter Araújo, Ribamar não dá mais nenhum pio *** Com certeza esta com receio que sua batata esteja assando *** Trocando de saco parta mala: e quando o DNITT vai recuperar as ruas da zona Leste da capital?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

 Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)