Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Se Maurão quer o apoio da base governista vai ter quer renegar Hermínio antes que o galo cante


Como Colônia

Passadas mais de três décadas da transformação do antigo Território Federal em estado, Rondônia continua sendo tratada como colônia pela União, daquela forma que os portugueses tratavam o Brasil no período colonial impondo cobrança de tributos inaceitáveis. É injustificável a forma como os rondonienses tem sido considerados, desde o contingenciamento de recursos do orçamento federal ao reajuste de energia que entra em vigor a partir deste mês de janeiro.

Como pode ser aplicado o mesmo índice de reajuste atribuído a todo País se a energia é produzida por aqui, por Santo Antonio e Jirau? Será que vamos continuar pagando o pato pelos desacertos do poder central?

Passou da hora da nossa classe política se unir e cobrar um tratamento mais justo das esferas federais. No inicio da construção das usinas de Santo Antônia e Jirau se falava em energia farta e barata para iniciar o nosso parque industrial e o que se vê agora é a população amargando preços incompatíveis com a nossa realidade. A verdade é que somos vitimas de critérios abusivos da Eletrobrás. E até quando seremos prejudicados?

A posse

Chamou atenção na posse do governador Confúcio Moura a falta da maioria dos representantes da bancada federal. Ocorre que tanto os senadores – só compareceu Valdir Raupp - como os demais deputados federais – presentes apenas Marinha Raupp e Nilton Capixaba – permaneceram em Brasília para a posse da presidente Dilma Roussef com dificuldades de vôos em cima da hora.

O crescimento

Ao meio de autoelogios – com a presidente Dilma Roussef também foi assim em Brasília – o governador Confúcio elencou suas obras e o maior crescimento do PIB brasileiro de 6,9 em 2013, um recorde nacional. Se falasse do PIB de 2014 a coisa não ficaria boa, pois o índice despencou. Daí ficou valendo para a contabilidade dos governistas o de 2013, como se fosse o atual. O de 2014 foi esquecido.

Mais atento

O governador também assumiu o compromisso de ser “mais atento” na gestão que se inicia - assumindo desta forma que falhou no primeiro - e como resultado a Polícia Federal quase acampou no Palácio Presidente Vargas de tantos casos rumorosos, alguns denunciados pelo próprio mandatário as voltas das associações criminosas unindo políticos e empresários rapinando os cofres públicos.
 

Câmara Municipal

Na Câmara de Vereadores de Porto Velho o vereador Jurandir Bengala assumiu a presidência da casa de Leis e os vereadores já começam o ano de 2015, como nos anos anteriores, se esbarrando com a justiça. O Ministério Público entrou com ação para barrar o reajuste salarial. Os edis, como se vê, querem ganhar como deputados estaduais. É coisa de louco.



 

Uma gangorra

Se Maurão quer o apoio da base governista vai ter quer renegar Hermínio antes que o galo cante - Gente de Opinião

Já no tocante a escolha da próxima mesa diretora da Assembléia Legislativa, temos uma gangorra. O presidente Hermínio Coelho apóia a candidatura de Maurão de Carvalho e até cedeu o cargo para o amigo para ele dar posse ao governador Confúcio Moura e no poder, negociar com os deputados eleitos. A escolha da mesa será em fevereiro e se Maurão quer o apoio da base governista vai ter quer renegar Hermínio antes que o galo cante.


 

Via Direta

*** Alguns deputados estaduais convocados para assumir pastas hesitam se vão assumir ou não em fevereiro *** Tem caso que o parlamentar vai optar em indicar um nome de confiança ao invés de ingressar no governo da cooperação *** Foi difícil encontrar restaurante aberto em Porto Velho na quinta-feira. Dica: O Peréas e o Assados na Brasa abrem até no Natal e em dias de furacão. 

Se Maurão quer o apoio da base governista vai ter quer renegar Hermínio antes que o galo cante - Gente de Opinião

.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)