Quinta-feira, 1 de novembro de 2012 - 19h12
Bom senso
O bom senso recomenda que o governador Confúcio Moura (PMDB) e o presidente da Assembléia Legislativa José Hermínio Coelho (PSD) se entendam. Sempre que se estabelece confusão por aqui entre o Legislativo e o Executivo, logo em seguida eclode um escândalo daqueles.
Estica e encolhe
O Poder Executivo atravessa uma situação difícil com a queda da arrecadação. Além disto, esta fragilizado por oito greves sindicais em dois anos e tem mais duas a caminho. Confúcio precisa de paz para poder fazer alguma coisa, principalmente resolver a crise da saúde.
A transição
Com o retorno do deputado federal Mauro Nazif, neste final de semana será definida a equipe de transição do prefeito eleito. Pela parte da atual gestão, o grupo montado para a travessia já trabalha desde quarta-feira sob a coordenação de Sérgio Pacífico, secretario do Planejamento.
Rachado, o PMDB de Porto Velho foi às urnas em outubro sabotando o candidato do partido Zé Augusto, culminando numa derrota dolorida. Com duas alas bem definidas e antagônicas, a legenda se prepara agora para eleger um novo Diretório Municipal. Mais brigas a vista. |
As especulações
Nos bastidores crescem as especulações em torno da troca de partido do atual prefeito Roberto Sobrinho (PT), que deixará o cargo em janeiro. Ele teria recebido convite para ingressar no PMDB para disputar o Senado ou uma cadeira à Câmara Federal. É uma nova ordem para 2014 que começa a se desenhar.
A repercussão
Repercute intensamente o envolvimento do atual presidente a OAB Hélio Vieira no escândalo dos Precatórios do Sintero também alvo de investigação da Polícia Federal. O mínimo que se cobra neste momento do presidente da entidade enlameado é a sua renuncia do cargo para moralizar a coisa.
Sem voduzar!
O prefeito eleito Mauro Nazif, já em janeiro terá pela frente o drama das alagações e o reajuste das tarifas dos transportes coletivos, etc. O desgaste já começa com a nomeação dos secretários e comissionados. Não dá para atender todo mundo e quem fica de fora vai voduzar! Os prefeitos e governadores já perdem 20 por cento da popularidade na posse.
A migração
Aos poucos os Raupps, os Cassols, os Cahullas, os Expeditos e os Carlões estão se transferindo de mala e cuia – inclusive os negócios com lojas e comércio - para a capital rondoniense numa verdadeira diáspora de Rolim de Moura. Temos um baita fluxo migratório de lá, já que com eles vêm junto parentes, agregados etc.
Os ex-governadores
Respondendo os caros leitores sobre onde estão os ex-governadores do estado: Ângelo Angelim reside atualmente em Vilhena; Jerônimo Santana mora em Brasília, Oswaldo Piana no Rio de Janeiro; Valdir Raupp é senador e assim como o também senador Ivo Cassol,moram em Brasília. José Bianco atualmente é prefeito de Ji-Paraná.
Do Cotidiano
Ansiedade crescente
Ansiedade é a doença que mais vem crescendo entre os profissionais que também sofrem com excesso de peso. A Omint produziu uma pesquisa para avaliar as condições de saúde dos executivos brasileiros. Com uma amostra formada por 15 mil profissionais entre média gerência e o alto escalão de grandes companhias com atuação no país, a operadora de saúde não apenas mapeou as principais enfermidades que afetam os executivos brasileiros, mas também os principais hábitos de vidas não saudáveis, que são os maiores responsáveis pelo aumento do risco cardíaco e desenvolvimento de doenças graves. Os números mostram que 95,5%dos executivos brasileiros não mantém uma alimentação equilibrada no dia a dia, 44% são sedentários e 31,7% têm índice elevado de estresse. “Esses indicadores tem permanecido estáticos nos últimos 3 anos, embora boa parte deles revelem intenção de mudança de hábitos alimentares e inclusão de atividades físicas na rotina”, revela Caio Soares, diretor médico da Omint e coordenador do estudo. A pesquisada Omint traz ainda um agravante. Entre as patologias mapeadas pelo estudo, a ansiedade é a que apresentou maior crescimento entre os executivos avaliados pela operadora nos últimos 3 anos. Se em 2010 14% dos executivos avaliados apresentavam sintomas da doença, em 2011 esse percentual chega a 18,20%, crescimento de 24%. “A ansiedade está associada ao estresse, que é um dos grandes vilões da saúde. Além de, por si só, agravar ou acelerar o desenvolvimento de doenças, também afasta da serenidade necessária para iniciar o processo de mudanças de hábitos. Não é fácil!”, explica Soares.Também de acordo com o levantamento, o excesso de peso, reflexo direto da má alimentação e do sedentarismo, também é considerado um grave problema no mundo corporativo. Porém, os indicadores vêm se mantendo estáveis nos últimos 3 anos. De acordo com a pesquisa, 38,6% dos executivos estão com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 25. Dentro desse universo, 18,99% são homens e 11,53% mulheres. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) pode ser considerada obesa uma pessoa que tem IMC acima de 30.
Via Direta
*** O PV nacional defende a criação de cidades verdes sustentáveis no Brasil *** O programa será lançado no ano que vem *** O DEM rondoniense foi nocauteado nas eleições 2001 *** Já se falava em debandada para 2014. Será verdade?.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri