Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Senador Ivo Cassol vai pedir licença no Senado


Pesquisa rolando

A primeira pesquisa rolando nos bastidores sobre a eleição a prefeito em Porto Velho não pode ser aceita com credibilidade. Não foi registrada e o interessado que contratou ficou na frente com quase 50 por cento de intenções de votos. Uma piada: nesta fase da coisa e com tantos possíveis candidatos um campeão de votos não chegaria aos 20 por cento de intenções.

Licença do Senado

Nos meios do PP é considerado como certo o pedido de licença do senador Ivo Cassol no Senado para trabalhar forte na organização da legenda para as eleições municipais de 2012. Neste caso entraria no seu lugar, o primeiro suplente, ou seja, seu pai, o ex-deputado federal Reditário Cassol na década de 80. Justa homenagem: Reditário deixou saudades na ALE e na Câmara Federal.

Coisa de louco!

Mas que diabos estão ocorrendo com os políticos de Rondônia? Recentemente, o deputado Lebrão, ao pedir banheiro para as lotéricas confessou que tinha se borrado todo num momento de aperto ao fazer uma fezinha. No final de semana o governador Confúcio Moura, desconfortável, se disse “menstruado”. Onde vamos parar, cara-pálida leitor?

A convocação

Recebendo a convocação de lideranças de bairros tradicionais de Porto Velho, o ex-prefeito Carlinhos Camurça (ainda não definiu o partido) começa a se entusiasmar para entrar na corrida do Palácio Tancredo Neves. Camurça que como prefeito obteve elevada taxa de aceitação – tanto é verdade que foi reeleito – já esta se coçando.

Engatinhando

O PSD começa a engatinhar em Rondônia sob a coordenação do deputado federal Moreirão Mendes. Mas além dele próprio e dos irmãos Textonis, até agora a legenda não atraiu lideranças de peso. A isca para atrair novos adeptos é que a legenda nasce para entrar na base governista da presidente Dilma.

A desconfiança

A desconfiança ainda é grande com relação à nova legenda e muita gente desistiu de aderir ao PSD, depois do entusiasmo inicial, diante da possibilidade da sigla não se regularizar a tempo para o pleito de 2012. Foi justamente por este motivo que o deputado federal Carlos Magno permaneceu nos quadros do PP.

Largando na frente

O deputado estadual Zequinha Araújo, o dançarino da impunidade, larga na frente como pré-candidato a prefeito do PMDB em Porto Velho, avalizado por pesquisas internas no partido. Também aspiram à candidatura pelo mesmo partido o vice-prefeito Emerson Castro e o dirigente Dirceu Fernandes.

Dedo na ferida

Reunidos em Porto Velho, os secretários de segurança pública da Amazônia colocaram o dedo na ferida. Dentro as políticas públicas para serem adotadas, além de concentrar combate a violência no campo, é urgente intensificar o combate ao tráfico de drogas e de armas na fronteira com a Bolívia. Já era tempo.

Do Cotidiano

Brasileira entre estrelas

A astronomia brasileira certamente não é tão cotada entre os maiores destaques do Brasil no contexto mundial, como o futebol e o Carnaval, mas uma astrônoma brasileira vem causando sensação nos estudos referentes aos astros.

Cristina Chiappini, que trabalha no Instituto Leibnitz para Astronomia de Potsdam, na Alemanha, tem brilhado no panorama científico mundial com seus estudos sobre existência e extinção de estrelas.

No início da formação do Universo, estrelas de vida curta e de grande massa (pelo menos dez vezes a massa do Sol) eram as principais fábricas de elementos químicos que entravam na composição de novas estrelas. Um estudo liderado pela astrônoma brasileira descobriu que, além de grandes, esses corpos celestes giravam muito depressa.

“A presença de alguns elementos em estrelas antigas só pode ser explicada se as estrelas massivas da época tivessem rotação rápida”, diz Cristina. Mas como ela chegou a essa conclusão, que ainda não havia ocorrido aos astrônomos que há séculos, desde pelo menos Copérnico, investigam os céus em busca de sinais e respostas?

Aí entra outra cientista brasileira ¬ a professora Beatriz Barbuy, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), que em 2009 publicou um artigo analisando estrelas muito velhas (por volta de 12 bilhões de anos) no centro da Via Láctea.

Beatriz examinou imagens captadas pelo Very Large Telescope (VLT), do Observatório Europeu do Sul (ESO), loalizado no Chile, onde se faz os registrados dos espectros de elementos que compõem a atmosfera dos corpos celestes.

Ela então notou uma abundância excessiva de bário e lantânio, elementos pesados que precisam de um processo lento para se formar. Mas essas estrelas nasceram no início da formação do Universo, quando ainda não tinha passado tempo suficiente para que esses elementos se formassem da forma tradicionalmente aceita.

Ninguém havia percebido esse fato, até que Cristina examinou o estudo com atenção e fez chegou a essa conclusão com base nos estudos da professora.

Ao conferir o trabalho de Beatriz, ela imediatamente percebeu a ligação desse estudo com um trabalho desenvolvido pelo grupo do Observatório de Genebra, do qual ela faz parte, estudando modelos de alta rotação de estrelas.

Via Direta

*** A Associação Cultural Rio Madeira deve iniciar campanha para angariar fundos e recuperar o antigo prédio da Câmara de Vereadores *** Com cerca de 900 presos, o Presídio Urso Panda esta mais perigoso que o Urso Branco *** A polêmica questão do saneamento básico foi adiada na ALE. Um nova data será marcada.

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)