Quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016 - 05h03
A primeira definição
Que o atual prefeito Mauro Nazif (PSB) esta na peleja pela reeleição é de conhecimento público e seu vice deve ser indicado pelo PDT. Até agora não havia nenhuma outra confirmação, já que os candidatos esperam uma janela para troca de partidos, definições da justiça e do Congresso Nacional sobre o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, etc, etc.
A primeira definição do cenário de Porto Velho foi tomada pelo deputado estadual Ribamar Araujo que esta ingressando no PR e já confirmando a disposição de disputar o Paço Tancredo Neves. Ele vai pilotar uma coalizão de forças reunindo cinco agremiações partidárias.
Com pelo menos dois mandatos de vereador e outros dois de deputado estadual seguidos, Ribamar tem conseguido uma façanha na política rondoniense: ficar fora dos escândalos rondonienses, embora com quase 30 anos de vida pública. É, por conseguinte, um nome pitoco e em condições de encorpar mais a frente já que merece credibilidade conquistada com boas performances legislativas.
Abutres na jogada
Nos bastidores fala-se que Porto Velho poderá contar nas eleições de outubro com candidatos a vereadores e a prefeito abutres (assim são designados os políticos com ligações com o narcotráfico e ao crime organizado). É preciso ficar de olho vivo para não entregar o Paço Tancredo Neves e a Câmara de Vereadores para as facções criminosas que tem garantido a eleição de muitos políticos e de várias esferas.
Contando trocados
A queda do repasses constitucionais para estados e municípios é uma realidade. Os municípios rondonienses contam desde o final do ano passado com 20 por cento a menos do Fundo de Participação dos Municípios –FPM e o estado de Rondônia com 12 por cento a menos dos recursos do Fundo de Participação dos Estados-FPE. Terão menos recursos também das emendas parlamentares contingenciadas.
Esperando a janela
Esperando a definição da janela que proporcionará a troca de partido sem prejuízo da perda de mandato, o deputado federal Lindomar Garçon (PMDB), poderá aumentar o numero de pretendentes a prefeitura da capital. As chances de ele entrar na disputa aumentarão se a deputada Mariana Carvalho(PSDB) desistir de concorrer. Ela não diz que sim, nem que não.
A dobradinha
PMDB e PT estão próximos de uma dobradinha para a disputa do Palácio Tancredo Neves. Williames Pimentel a prefeito e Sidney Orleáns (é raro encontrar um petista pitoco, mas este é: sem cadeia, processos e condenações) a vice. Vão depender muito do apoio do senador Valdir Raupp e do ex-prefeito Roberto Sobrinho – afinados moralmente e politicamente - para seus pupilos seguirem em frente.
O divisionismo
Tanto PMDB como o PT estão divididos quanto ao lançamento de candidatura própria ou se aliar ao projeto de reeleição do prefeito Mauro Nazif (PSB). Uma facção dos petistas acredita que a dupla Pimentel/Orleans emplaca; um bando dos peemedebistas nem tanto e, assim se arrastam os entendimentos para firmar uma coligação de oposição aos árabes.
Via Direta
***Só em janeiro foram seis ex-prefeitos condenados por improbidade. *** E o mês de fevereiro começou com a condenação da ex-prefeita Eloisa Helena, de Primavera de Rondônia *** Tão abandonados, os idosos podem ganhar inclusão social com um projeto de acolhimento que tramita no Congresso Nacional *** Os gastos serão deduzidos no imposto de renda *** A Prefeitura da capital intensifica obras de pavimentação e limpeza dos canais e igarapés.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri