Quinta-feira, 27 de dezembro de 2012 - 18h15
O secretariado
O prefeito eleito de Porto Velho Mauro Nazif (PSB) esta matando de curiosidade a imprensa, a militância da sua base aliada e seus próprios assessores. Até agora não divulgou sequer um nome do seu secretariado, embora existam algumas especulações para algumas pastas.
A definição
Nazif também não se intrometeu no processo de escolha do novo presidente da Câmara de Vereadores e deixou o processo seguir. Vários nomes trabalham para o cobiçado cargo no Poder Legislativo, entre eles, Alan Queirós, Macário Barros, Marcelo Reis. Espera-se as definições para o final de semana.
As insinuações
Nos bastidores Roberto Sobrinho se diz vitima de uma emboscada política no episódio do seu afastamento a prefeitura. Ele não diz os nomes, daquilo que classificou de tocaia, mas já sabe de um, de um conselheiro que mandou a prefeitura pagar as empreiteiras envolvidas nas maracutaias.
Na emboscada
Também teria participado, do que o petista considera uma emboscada, um importante político estadual, que conforme o prefeito teria sido patrocinado pelas empreiteiras e ele tem interesse em incriminá-lo. A coisa é grave e se for verdade vai gerar muita lama nos próximos dias.
Sobrinho espera passar um pouco a raiva e as pedras atiradas contra ele – virou uma Geni na capital nas últimas semanas - para voltar, como uma espécie de Conde de Monte Cristo e mostrar a opinião pública que é menos culpado do que parece e que neste escândalo só apareceu à ponta do iceberg. |
Os predadores
Que os deputados estaduais de Porto Velho fiquem de barbas de molho. Vem aí uma linhagem de predadores para 2014 e é quase certo que vários parlamentares locais acabem caindo do poleiro, ante lideranças emergentes como Marcelo Reis (PV), Mariana Carvalho (PSDB), Aloizio Vidal (PSOL) e Mário Português (sem partido).
Acomodações
A partir de janeiro começam as acomodações partidárias tendo em vista as eleições de 2014. Muitas lideranças já anunciaram a troca de legendas buscando agremiações mais confortáveis para seus projetos. Ao mesmo tempo devem emergir os possíveis candidatos ao governo e ao Senado.
Palavra de ordem
O PSDB de Rondônia esta levando a risca a nova palavra de ordem da cúpula tucana, sugerida pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: a renovação dos quadros do partido com o lançamento de nomes novos na política, como forma de oxigenação da legenda para 2014.
A vala comum
Acusados de omissos nos últimos anos, vários vereadores reeleitos que buscavam se eleger presidente da Câmara de Vereadores desistiram do projeto. Se despedem com o vexame de uma comissão processante contra o prefeito afastado Roberto Sobrinho montada para dar em nada. Merecem a vala comum.
Desde 2009 Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) vinha anunciando novidades fantásticas no setor, capazes de “mudar a história da Fisioterapia em terapia intensiva em nosso País”. Essas inovações resultariam de um esforço conjunto entre a Amib e a Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorespiratória e Fisioterapia em Terapoia Intensiva (Assobrafir).
A primeira tarefa do grupo, comandado pelo médico fisioterapeuta Esperidião Elias Aquim, foi elaborar um documento contendo as recomendações sobre o que compete ao fisioterapeuta dentro da UTI, com base em um amplo apanhado da literatura científica, a partir de texto-base da Sociedade Europeia de Medicina Intensiva, considerado um dos mais importantes desse campo.
Esperidião Aquim, coordenador geral da Fisioterapia dos Hospitais Vita em Curitiba, foi a grande atração deste ano, ao participar do XIV Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, que aconteceu no Parque Anhembi, em São Paulo. Um dos precursores no Brasil no uso da tecnologia de videogame para a reabilitação de pacientes, o fisioterapeuta apresentou os resultados desta inovação experimentados na UTI do Hospital VITA Curitiba, além de outras práticas de humanização da UTI.
- Em palestra intitulada “Recriando o movimento e a funcionalidade na UTI”, Aquim, que se doutorou em Fisioterapia pela Universidade de Buenos Aires e criou a inovadora Faculdade Inspirar, entusiasmou os especialistas ao demonstrar essa nova opção de tratamentos.
Uma das iniciativas de Aquim foi criar o portal Fisioterapia.com para facilitar aos profissionais do setor a obtenção de novos materiais teóricos e notícias relacionadas à profissão. O projeto foi desenvolvido pelo Grupo Inspirar sob a coordenação de Aquim e seu colega Marcelo Márcio Xavier. No novo portal, os fisioterapeutas podem visualizar cursos de extensão, pós-graduação e cursos à distância oferecidos em todas as regiões do País.
“O site é atualizado diariamente com um vasto material sobre fisioterapia, entre eles vídeos, notícias e classificados, que oferecem, por exemplo, vagas de empregos e equipamentos utilizados em clínicas especializadas”, detalha Esperidião Aquim.
Via Direta
*** Os blecautes se sucedem em Porto Velho neste inicio de inverno amazônico ***Na região do Olaria foram cinco horas na quarta-feira *** O trânsito e suas vitimas tem sido o grande fator de desequilíbrio no atendimento do Pronto Socorro João Paulo II.
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis