Quarta-feira, 25 de março de 2015 - 00h18
SOS Porto Velho
Tivemos assaltos para todos os gostos em Porto Velho nas últimas semanas. Pelo comércio, nas residências, nos pontos de ônibus, panificadoras, farmácias, taxistas, etc. Na caminhada de domingo, pelo centro histórico, logo pela manhã vi a Casa China visitada pelos amigos do alheio. Saíram com sacolas repletas de eletrônicos e brinquedos num carro roubado e deixado na esquina das avenidas presidente Dutra com 7 de Setembro.
Nos bairros têm aumentado a incidência de assaltos nos pontos de ônibus. No ponto final de coletivos do bairro 4 de Janeiro a coisa virou rotina, assim como na Zona Leste e outras regiões da cidade.
A região do Centro Histórico, desguarnecida, sem movimento no final de semana, é alvo de constantes ataques de drogados e mendigos. Os ladrões fazem a festa com a falta de policiamento nas ruas. Porto Velho tem pontos de estrangulamentos que requer todo cuidado já no início da noite. Na região central são tantos, mas nas proximidades da catedral e do palácio Presidente Vargas, escadarias da Unir, Praça da Estrada de Ferro, é batata. Andar pelas imediações da rodoviária, então, é pedir para ser assaltado. Coisa de louco!
Desastres naturais
Impressiona como tem aumentado os desastres naturais na Amazônia. Aqui em Rondônia, o eixo de enchentes que era localizado em Porto Velho, Guajará Mirim, Ji-Paraná, Nova Mamoré, Rolim e Cacoal, agora têm outros destinos também como Buritis e até Pimenta Bueno. E tudo com cheias históricas, as piores de 100 anos como já ocorreram no Amazonas, no Acre e em Rondônia.
Nazif X deputados
Com Mariana Carvalho (PSDB), Mário Português (PMDB) e Lindomar Garçon (PMDB) se distanciando da disputa da prefeitura no ano que vem, o atual alcaide Mauro Nazif (PSB) vai enfrentar mesmo os deputados estaduais São muitos deles de olho no Palácio Tancredo Neves, de José Hermínio (PSD) a Leo Morais (PTB), de Aélcio da TV (PP) a Ribamar Araujo (PT).
As avessas
Nas recentes enchentes em Porto Velho, Ji-Paraná, Pimenta Bueno e Cacoal, o que se viu foi solidariedade as avessas. As famílias flageladas obrigadas a dormir fora de suas casas, ao invés de receber ajuda da comunidade, acabaram roubadas sem dó nem piedade. Na capital já se sabe como toca a banda desde o ano passado. Muitas pessoas para salvar os pertences tinham que dormir nas casas alagadas.
A migração
Como dois deputados estaduais de Ji-Paraná não se reelegeram – Euclides Maciel e Edvaldo – alguns políticos começam a migrar para a capital da BR que ficou elegeu só um deputado estadual, o ex-vice-governador Airton Gurgacz. O deputado Laerte Gomes (PEN) já trocou sua residência de Alvorada para Ji-Paraná e o próximo é o ex-deputado federal Carlos Magno (PP)
O desmatamento
Proporcionalmente, em termos de superfície territorial, o estado de Rondônia é o que mais desmata na região Amazônica para ampliar seus pastos e plantações de soja. Em números absolutos, no entanto, a liderança é do Mato Grosso, seguido do Pará e Rondônia. Em nosso estado as regiões de Porto Velho (seus distritos) e de Nova Mamoré são as que mais vão gerar queimadas durante o verão que se aproxima.
Via Direta
*** O deputado estadual Ezequiel Junior (PSDC-Vale do Jamari) descartou disputar a prefeitura de Machadinho no ano que vem *** Ele é considerado o favorito para a peleja *** O vereador Junior Donadon, presidente da Câmara de Vereadores de Vilhena tem sido convocado pelas lideranças locais para disputar o Palácio Parecis *** O clima de indefinição no governo esta causando paralisações de obras na capital. Urgem definições...
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri