Segunda-feira, 17 de dezembro de 2012 - 18h01
Com provas
No primeiro pronunciamento sobre seu afastamento e prisão dos seus secretários, o prefeito Roberto Sobrinho deixou bem claro que tem provas de que não se aliou as empreiteiras que rapinaram o erário. Por isto está convicto que não será condenado pela justiça.
Autorização
Por outro lado, o TCE precisa se explicar porque determinou o pagamento das empreiteiras, cujos repasses tinham sido suspensos pela prefeitura de Porto Velho, convalidando as licitações. Sendo verdade, vai ter conselheiro enrascado também nesta parada.
Extraordinárias
A Assembléia Legislativa realiza sessões extraordinárias nesta semana para limpar a pauta de vez. Com a votação do orçamento 2013, mais o pagamento dos servidores em dia o presidente José Hermínio encerra o ano com a sensação de dever cumprido.
Caindo do poleiro
Já, com relação a sua permanência no comando da Casa, para os próximos dois anos, são outros quinhentos. A base aliada do governo estadual tem ampla maioria hoje e esta em condições de depor - em nova eleição já em fevereiro - a atual mesa diretora.
Os investimentos
Numa entrevista exclusiva ao Diário, no domingo, o empresário Mário Português reclamou do que toda a população está chiando: a brigarada da classe política que desmoraliza o estado e que já esta afastando investimentos. Ele citou o caso de empresários que optaram pelo AC e MT e pediu um basta nas confusões.
Justiça decide
Numa outra entrevista, o ex-senador Expedito Júnior, presidente regional do PSDB explicou que seu futuro político será decidido pela justiça em 2013. Ele afirmou que existem decisões conflitantes no STF, um a favor e outro contrário, por isto não sabe ainda se poderá disputar cargo eletivo ou não.
As punhadas
Acusado de apunhalar aliados – quase todos os governadores – Expedito também se explicou que o negócio não é bem assim. E lembrou que no caso de Ivo Cassol, o apunhalado foi ele, sendo preterido por João Cahula justamente quando ele, Expedito, era bola da vez.
Bem distante
Até por uma questão de tempo acredito que dificilmente o prefeito afastado Roberto Sobrinho voltará ao cargo, já que sua gestão terminaria dia 31 e seu vice Emerson Castro esta dando conta do recado. Também não acredito que seja cassado, tanto pela questão do tempo como pelos aliados instalados estrategicamente na Comissão Processante.
Atenções voltadas
A partir de agora as atenções estão voltadas para a posse do prefeito eleito Mauro Nazif e sua equipe de trabalho. Quanto a situação da prefeitura, o vice que virou titular Emerson Castro já está pagando – como tinha prometido – os fornecedores e o cronograma de pagamento salarial será seguido a risca. Tanto melhor para quem assume.
Do Cotidiano
A flor cadáver
Pela segunda vez no Inhotim, e na América Latina, a famosa “flor-cadáver" ou Amorphophallus titanum (Becc.) Becc. ex Arcang. florescerá em um jardim botânico. O evento está acontecendo no Jardim Botânico Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais desdesexta-feira. O material está florescendo dentro da estufa equatorial do Instituto, local com condições de temperatura e umidade controladas, que permite o cultivo de espécies tropicais.
De acordo com Letícia Aguiar, gerente de Jardim Botânico e Meio Ambiente, a túbera, nome dado à imensa "batata" que permanece sob a terra, geralmente pesa entre 18 e 20 kg quando está propenso a florir. No caso da flor do Inhotim, este material possui cerca de 25 kg e mede 70 cm. Em dezembro de 2010, esta mesma planta floresceu no Instituto, e durou três dias. Apenas dois anos depois, o material volta a florescer no Inhotim. “Foi uma grande surpresa nascer uma flor outra vez, em tão pouco tempo”, comemorou Letícia.
A planta possui um caule gigante e subterrâneo, como uma batata, e produz apenas uma folha a cada dois anos, que pode atingir até dois metros de altura e sete metros de diâmetro. A flor é produzida depois dos 10-12 anos, após a germinação da semente. Quando a planta está em flor, está sem folha e vice-versa. A planta nunca produz flores e folhas simultaneamente.
Apesar de ser conhecida como "a maior flor do mundo", o que a espécie produz é, na verdade, uma inflorescência, isto é, um conjunto de flores em uma estrutura compacta. Notável é seu odor, que já foi descrito como "uma mistura de açúcar-queimado com peixe-podre", que atrai moscas e besouros, seus polinizadores. A partir daí surgiu o nome "flor-cadáver” (ou corpse-flower, em inglês). Ainda com esta peculiaridade, atrai multidões aos jardins botânicos no mundo inteiro.
A espécie Amorphophallus titanum foi descrita originalmente por Odoardo Beccari, em 1878, botânico do Jardim Botânico de Florença, que a encontrou na Ilha de Sumatra, Indonésia. Dez anos depois, a espécie floresceu no Jardim Botânico de Kew, na Inglaterra, maravilhando o ocidente com sua inflorescência peculiar. O material que floresceu no Inhotim foi obtido à partir de sementes enviadas pelo jardim botânico da Flórida.
Via Direta
*** Em crise, o estado de Rondônia festeja no final de semana 30 anos de autonomia *** Lamentavelmente, a desunião política continua imperando *** Vereadores do interior que receberam mensalinho de um prefeito estão com os cabelos arrepiados...
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri