Sexta-feira, 14 de dezembro de 2012 - 18h01
TEM GENTE QUE VAI PASSAR
O NATAL NA CADEIA
Vai pintar escândalo brabo no interior. Fui informado sobre o andamento das investigações sobre prefeituras grandes do interior envolvendo contratos de locação de máquinas, caminhões pipas, contratação de serviços envolvendo prefeitos, secretários e vereadores. A promiscuidade é grande. Tem gente que vai passar o Natal na cadeia.
A Assembléia Legislativa de Rondônia pagou hoje os servidores da Casa e o presidente José Hermínio convocou sessões extraordinárias com o propósito de limpar a pauta de uma vez. O dever de casa já estava feito desde quarta-feira com a votação do Orçamento 2013.
Por falar na Câmara de Vereadores, o vereador Marcelo Reis, presidente da Comissão Processante do prefeito Roberto Sobrinho se dizia ontem entre a cruz e a espada. Amigo pessoal e líder do prefeito, se ele for punido será considerado um ingrato. Caso Sobrinho seja absolvido, será acusado de facilitar as coisas ao aliado. Baita fria.
Aprovação
Com maioria folgada na ALE, o governo não teve dificuldades em aprovar o orçamento 2013. Os deputados – inclusive o relator Neodi Carlos – informaram que a receita tinha sido superestimada e por isto haverá um déficit de quase R$ 300 milhões no exercício. Cobraram correções.
As especulações
O prefeito eleito de Porto Velho, Mauro Nazif deve divulgar os nomes dos seus secretários nos próximos dias. Existem alguns nomes, mais do que certos, como Mário Medeiros. A definição da nominata passará por critérios de avaliação, já que o novo alcaide pretende ouvir sua base aliada.
Curiosidade
Tanto o prefeito eleito de Ji-Paraná, o deputado estadual Jesualdo Pires, como o prefeito eleito da capital, Mauro Nazif, são torcedores do Santos F.C. Num estado onde predominam flamenguistas e corintianos, garimpar torcedores do time do Neymar não é fácil.
Antidrogas
Com a alteração da Lei Antidrogas, pela Comissão Especial do Sistema Nacional de Políticas Contra as drogas, finalmente será possível avançar. O texto definiu bem o papel da União, dos estados e dos municípios no combate as drogas ilícitas, aumenta a pena para o trafico de drogas de maior poder ofensivo e sobretudo permite a internação involuntária do usuário.
Maratona
Depois de cumprirem maratona em Porto Velho, para pedir aos deputados recursos de emendas ao orçamento, os prefeitos eleitos de Rondônia buscam se garantir perante o Orçamento da União, já em fase de conclusão. As reivindicações são, sobretudo para infra-estrutura e a saúde.
A Conferência
A Conferencia das Cidades foi encerrada em Brasília, com o Prêmio Selo Cidade Cidadã. O prêmio é conferido para as cidades brasileiras que se destacaram na implementação publica de mobilidade urbana, acessibilidade e infraestrutura. As cidades de São Bernardo, Campinas e Caracatatuba (SP), Toledo (PR) e Forquilinha (SC) foram às premiadas.
Ir a Brasília e não conferir as obras de Oscar Niemeyer seria tão frustrante quanto ir à Nova Iorque e não ver a estátua da Liberdade e a Paris e não visitar a Torre Eiffel. Mas é bom que o turista interessado em conhecer Brasília e o Distrito Federal saiba que além da magnificência de seus cartões postais, como o Plano Piloto de Lúcio Costa e as construções arquitetadas por Oscar Niemeyer, o local tem muitas atrações a mais para apresentar.
Região de traços amazônicos e tropicais, o Distrito Federal chama a atenção não apenas porque ali se concentra o núcleo da administração federal do País e o Poder Político representado pelos Três Poderes, mas também por contar com um ecossistema único, detentor de mais de três mil espécies vegetais classificadas e 1.576 espécies de fauna conhecida. Aliás, esse “portfólio” faz do Distrito Federal o dono da segunda flora mais rica do planeta.
Uma atração à parte são as chamadas “piscinas” do Parque Nacional de Brasília, mais conhecido pelo apelido de Água Mineral. Uma unidade de conservação de proteção integral à natureza localizada a noroeste do Distrito Federal e na região central do Estado de Goiás, o PNB abrange uma área de 42 383 ha, cerca de 423 8 km², com território distribuído pelas regiões administrativas de Brasília, Brazlândia e Sobradinho e pelo município de Padre Bernardo.
O parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Criado em 1961 na esteira da construção de Brasília, o parque tem como principal atração as piscinas formadas a partir dos poços d’água, surgidos às margens do Córrego Acampamento pela extração de areia feita para as obras de Brasília.
A hidrografia da área é formada por córregos que nascem no contato da chapada da Contagem com a Depressão do Paranoá. Os córregos que se situam no Parque Nacional de Brasília são afluentes do Rio Paranoá. As principais sub-bacias do Parque Nacional de Brasília são a do ribeirão Bananal e a do ribeirão do Torto, que tem o Córrego Santa Maria como seu principal tributário.
Via Direta
*** Vejo Porto Velho injustiçada na Conferência das Cidades *** No Prêmio Cidade Cidadã, a capital rondoniense merecia entrar na lista pelo avançado programa de regularização fundiária *** Mas quem iria premiar prefeito corrupto e enlameado até o talo, né?
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri