Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Tempos bicudos para o governador e prefeitos


Tempos bicudos para o governador e prefeitos - Gente de Opinião

Em erupção

Como um vulcão, Rondônia começa a entrar em erupção novamente. Depois do recorde nacional de crescimento em 2011, com 7 por cento, o estado esta entrando em parafuso em 2012. A crise se alastra com cortes nos benefícios do funcionalismo e nos municípios, temos uma queda brutal no FPM.

  

Gente de OpiniãoTempos bicudos

Temos tempos bicudos para o governador e prefeitos no segundo semestre, obrigados a se ajustar as leis de responsabilidade fiscal. Como ninguém esperava uma reviravolta tão grande, os gestores incharam as folhas e agora serão obrigados a demitir comissionados também na ALE e Câmaras Municipais.

 

Tempos bicudos para o governador e prefeitos - Gente de OpiniãoBatata assando

Os prefeitos rondonienses que assumirem em janeiro já vão enfrentar um quadro de penúria, bem diferente daquele dos recursos mais fartos, como ocorreu em Porto Velho nos últimos anos. E o bicho tende a pegar na capital com o pós usinas. Não queria voduzar ninguém, mas a batata do próximo prefeito já esta assando.

 

Emocionado

O ex-prefeito Tomás Correia tomou posse no lugar de Valdir Raupp no Senado e não conteve a emoção. O carcará, que já foi um humilde funcionário do Congresso, deve ter lembrado que saiu da roça aos 17 anos para iniciar seus estudos, para se consagrar como o mais brilhante deputado estadual de Rondônia na década de 80.

 

As sabatinas

Com olhos voltados ao interior, o Diário abriu as sabatinas com os candidatos a prefeitos dos principais pólos regionais, como Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena O espaço está garantido para o debate de idéias e as propostas campanha. Senhores assessores, liguem agendando as entrevistas.

 

Os coordenadores

Na capital, o Diário entrevistou 13 candidatos à prefeitura, que no frigir dos ovos, nas convenções municipais se transformaram em nove. Antes do inicio da nova rodada com os candidatos, abrimos espaços pra os coordenadores de campanha. Iniciamos com Mário Medeiros da aliança “A hora é Agora” .

 

As chuteiras

O ex-governador João Cahula, presidente regional do PPS, decidiu pendurar a chuteiras. A partir de agora, ele não disputa mais cargos eletivos, optando por fazerpolítica nosbastidores, como fazia nos tempos que assessorou Ivo Cassol de prefeito a governador.

 

Greve de fome

O candidato a prefeito Janderson Silva, do PSTU, é quase um desconhecido da mídia. No entanto, ele tem protagonizado episódios interessantes desde 2005 quando foi um dos lideres do levante contra os corruptos da Assembléia Legislativa. Foi ele que protagonizou a greve de fome em protesto, alvo do noticiário nacional.

 

Tempos bicudos para o governador e prefeitos - Gente de OpiniãoNova rodoviária

Parece que tem vodu contra a nova rodoviária, já licitada. O prefeito Roberto Sobrinho contava inaugurar o novo prédio ao final do seu mandato, mas a presente licitação foi mais uma vez suspensa pelo TCE. A coisa vai ficar para o próximo prefeito.

 

 

Do Cotidiano
Melhores empregos
 

Eles vão para onde podem estudar o que pretendem e mudam de país sem hesitar na busca por melhores empregos

Em todo o mundo, espalha-se um batalhão de caçadores focalizando suas miras em jovens inteligentes e ambiciosos. Naturalmente ansiosos por se aprimorar e crescer, os jovens procuram engordar seus currículos para ser alcançados pela mira dos headhunters – os caçadores de talentos.

Não importa que precisem abandonar seus lares e a família para estudar ou trabalhar muito longe de casa e em países de culturas bem diferentes: onde houver a oportunidade de estudar o que pretendem e de obter os melhores empregos, é para lá que eles vão.

Abduleziz Ablat, 28 anos, já traçou o rumo que pretende seguir quando terminar seu doutorado, em 2012, em física condensada da matéria, no Instituto de Física de Alta Energia da Academia Chinesa de Ciências, em Pequim. Ele pretende fazer um pós-doutorado ou se candidatar a uma vaga de pesquisador em alguma universidade ou instituição de pesquisa brasileira.

O Brasil tem uma estrutura para realizar pesquisa tão boa quanto à da China e de outros países que eu já visitei e há cientistas brasileiros realizando pesquisa de alto nível em áreas como biotecnologia. Acho que fazer um pós-doutorado em alguma universidade ou instituição de pesquisa brasileira será muito importante para a minha carreira científica.

Ablat chegou a essas conclusões ao participar, na Escola São Paulo de Ciência Avançada, do treinamento Novos Desenvolvimentos no Campo da Síncotron, realizado no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas (SP).

Promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no âmbito da Escola de Ciência Avançada, o curso, além de contribuir para formação dos participantes em pesquisa avançada em diferentes áreas do conhecimento, atraiu talentos científicos estrangeiros para desenvolver trabalhos de pesquisa no Brasil.

Durante o evento os participantes foram apresentados a oportunidades de apoio oferecidas no Brasil, como Bolsas de Pós-Doutorado e o programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

 
 

Via Direta

Gente de Opinião*** A fusão entre o PMDB e seis partidos entra em pauta *** a proposta divide os Democratas rondonienses que nunca se bicaram com os peemedebistas *** Prefeitos e vereadores buscam recursos de emendas para seus municípios nos segundo semestre.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

 Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)