Terça-feira, 7 de abril de 2015 - 05h22
Pacote de medidas
Os estados estudam pacotes de medidas para enfrentar a crise financeira e a redução dos aportes de recursos da União em 2015. Alguns já iniciaram medidas de austeridade e aumento de impostos causando protestos nas ruas, como ocorreu no Paraná onde o governador Beto Richa foi reeleito em primeiro turno e agora esta mais sujo do que poleiro. Agora é a vez do Rio Grande do Sul, com um déficit acima de R$ 6 bilhões, mas devido à experiência negativa dos paranaenses, tentará colocar seu programa a conta-gotas.
Em Rondônia, algumas medidas já foram tomadas pelo governador Confúcio Moura para enfrentar a travessia. Aliás, as ações tomadas por aqui – demissões e redução de 25 por cento dos valores dos cargos comissionados – já tinham sido adotados pelos paranaenses e gaúchos. Não foram suficientes. Talvez, mais adiante Rondônia tenha que tomar remédios mais amargos para adaptar seu orçamento.
Do governo federal, algumas obras projetadas para cá já foram para o espaço, casos da Ferrovia Transcontinental e da ponte binacional em Guajará Mirim. A coisa esta preta.
Até Jesus Cristo?
Tempos bicudos para Porto Velho. Fomos abandonados até pelo nosso Jesus Cristo – o ator Pantoja da Jerusalém da Amazônia - que por falta de patrocínio da prefeitura da capital e do governo de Rondônia para a tradicional peça “O Homem de Nazaré”, acabou se transferindo de mala cuia para Rio Branco. É mais uma marca negativa das fundações culturais e de turismo da dupla Confúcio e Nazif.
Rodovia BR-080
A bancada federal esta se unindo na proposta da reedição da medida provisória para a implantação da BR-080, um verdadeiro corredor de expansão da agropecuária, ligando desde Conilza, no Mato Grosso, até Machadinho (que esta se transformando num entroncamento rodoviário importante com MT e AM), beneficiando municípios como Ariquemes, Nova Mamoré, Buritis, Nova Mamoré, Guajará, etc.
Medindo forças
Uma carrada de deputados estaduais está se preparando para medir forças com os atuais prefeitos nas eleições municipais do ano que vem. Alguns alcaides não vão ter forças para suportar o poderio dos parlamentares estaduais, tomando como exemplo Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Pimenta Bueno, Cacoal e Guajará. Já em Porto Velho, a eleição é em dois turnos, possibilitando um enfrentamento mais equilibrado.
As festividades
O município de Guajará Mirim toca as festividades alusivas a mais um ano de emancipação política e administrativa desde o início deste mês. A antiga Pérola do Mamoré atualmente decadente e semi-destruída pelas enchentes, padece com saúde, educação e infraestrutura e com poucas opções de desenvolvimento econômico - e se acabando com mais um prefeito inútil.
O desemprego
A construção civil é segmento que mais tem gerado desemprego no Brasil nos primeiros meses do ano. Neste contexto, Porto Velho foi uma das cidades mais atingidas com a conclusão da usina de Santo Antonio e o avanço das obras da Hidrelétrica de Jirau, além da retração do mercado imobiliário. O ano de 2015 abre meia boca também com a abrupta queda no comércio de materiais de construção.
Via Direta
*** Ao contrário do PSDB e DEM, o Solidariedade esta nas ruas coletando assinaturas para pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff *** Tucanos e Democratas acham que não é caso de cassação de mandato, pois o beneficiado seria o vice Michel Temer (PMDB) *** Na Assembléia Legislativa de Rondônia, novatos no Parlamento como Laerte Gomes (PEN) mostram boas qualidades já se destacando na legislatura.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri