Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Tempos bicudos para Porto Velho


Pacote de medidas

Os estados estudam pacotes de medidas para enfrentar a crise financeira e a redução dos aportes de recursos da União em 2015. Alguns já iniciaram medidas de austeridade e aumento de impostosGente de Opinião causando protestos nas ruas, como ocorreu no Paraná onde o governador Beto Richa foi reeleito em primeiro turno e agora esta mais sujo do que poleiro. Agora é a vez do Rio Grande do Sul, com um déficit acima de R$ 6 bilhões, mas devido à experiência negativa dos paranaenses, tentará colocar seu programa a conta-gotas.

Em Rondônia, algumas medidas já foram tomadas pelo governador Confúcio Moura para enfrentar a travessia. Aliás, as ações tomadas por aqui – demissões e redução de 25 por cento dos valores dos cargos comissionados – já tinham sido adotados pelos paranaenses e gaúchos. Não foram suficientes. Talvez, mais adiante Rondônia tenha que tomar remédios mais amargos para adaptar seu orçamento.

Do governo federal, algumas obras projetadas para cá já foram para o espaço, casos da Ferrovia Transcontinental e da ponte binacional em Guajará Mirim. A coisa esta preta. 
 


 


Até Jesus Cristo?

Tempos bicudos para Porto Velho - Gente de Opinião

Tempos bicudos para Porto Velho. Fomos abandonados até pelo nosso Jesus Cristo – o ator Pantoja da Jerusalém da Amazônia - que por falta de patrocínio da prefeitura da capital e do governo de Rondônia para a tradicional peça “O Homem de Nazaré”, acabou se transferindo de mala cuia para Rio Branco. É mais uma marca negativa das fundações culturais e de turismo da dupla Confúcio e Nazif.

Rodovia BR-080

A bancada federal esta se unindo na proposta da reedição da medida provisória para a implantação da BR-080, um verdadeiro corredor de expansão da agropecuária, ligando desde Conilza, no Mato Grosso, até Machadinho (que esta se transformando num entroncamento rodoviário importante com MT e AM), beneficiando municípios como Ariquemes, Nova Mamoré, Buritis, Nova Mamoré, Guajará, etc.

Medindo forças

Tempos bicudos para Porto Velho - Gente de OpiniãoUma carrada de deputados estaduais está se preparando para medir forças com os atuais prefeitos nas eleições municipais do ano que vem. Alguns alcaides não vão ter forças para suportar o poderio dos parlamentares estaduais, tomando como exemplo Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Pimenta Bueno, Cacoal e Guajará. Já em Porto Velho, a eleição é em dois turnos, possibilitando um enfrentamento mais equilibrado.



 

As festividades

Tempos bicudos para Porto Velho - Gente de Opinião

O município de Guajará Mirim toca as festividades alusivas a mais um ano de emancipação política e administrativa desde o início deste mês. A antiga Pérola do Mamoré atualmente decadente e semi-destruída pelas enchentes, padece com saúde, educação e infraestrutura e com poucas opções de desenvolvimento econômico - e se acabando com mais um prefeito inútil.

O desemprego

Tempos bicudos para Porto Velho - Gente de Opinião

A construção civil é segmento que mais tem gerado desemprego no Brasil nos primeiros meses do ano. Neste contexto, Porto Velho foi uma das cidades mais atingidas com a conclusão da usina de Santo Antonio e o avanço das obras da Hidrelétrica de Jirau, além da retração do mercado imobiliário. O ano de 2015 abre meia boca também com a abrupta queda no comércio de materiais de construção.

Via Direta

*** Ao contrário do PSDB e DEM, o Solidariedade esta nas ruas coletando assinaturas para pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff *** Tucanos e Democratas acham que não é caso de cassação de mandato, pois o beneficiado seria o vice Michel Temer (PMDB) *** Na Assembléia Legislativa de Rondônia, novatos no Parlamento como Laerte Gomes (PEN) mostram boas qualidades já se destacando na legislatura.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Gente de Opinião Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)