Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Tiririca rondoniense atrai o voto de protesto


Tiririca rondoniense atrai o voto de protesto - Gente de OpiniãoCaiu do poleiro

Impugnado pelo Ministério Público, o candidato a prefeito do PSTU Jaderson Silva teve o indeferimento de sua candidatura confirmado pela justiça eleitoral. Misto de capelão militar, bispo anglicano entre tantas atividades, o vermelhinho até ontem mantinha sua campanha. 

 

Gente de OpiniãoCorno sim...

Dos estúdios do marqueteiro Jari esta saindo o grande sucesso de jingle da temporada. É o forró “Corno Sim, Corrupto Não!”, que embala a campanha a vereador do presidente da Associação dos Cornos de Rondônia, Pedro Soares. Ele é uma espécie de Tiririca rondoniense e atrai o voto de protesto.

 

Gente de OpiniãoA desconfiança

Entre os tucanos reina a desconfiança que o vice de Mariana Carvalho esta aproveitando também o prestigio da estrelinha do PSDB para fazer sua campanha a deputado estadual em 2014. Ocorre que Xaropinho “quer aparecer mais que a candidata tucana e só se preocupa com o umbigo”, dizem.
 

 

Tiririca rondoniense atrai o voto de protesto - Gente de Opinião

Túnel recorde

Porto Velho é o detentor do túnel recorde no Brasil para efeitos de assaltos. Com 150 metros, o buraco escavado pelos bandidos-tatus de Rondônia empalidece os túneis de Bauru e Porto Alegre e tem quase o dobro do túnel construído em Fortaleza – com 80 metros – para o assalto ao Banco Central. Estamos no Guinnes!

A criminalidade

Contrariando as estatísticas locais – nunca acredite em estatísticas de políticos, cara pálida leitor! – a criminalidade em Porto Velho só tem aumentado. Haja roubos, arrombamentos, assaltos etc. Enquanto a capital não conter o tráfico e o comércio de drogas vai ser difícil reverter o quadro. A cada esquina tem “noiado” com papelote...
 

 

 

Gente de OpiniãoAcerto petista

Os marqueteiros petistas acertaram a mão e a partir de agora vão usar melhor as obras realizadas pelo prefeito Roberto Sobrinho para vitaminar a candidatura da ex-senadora Fátima Cleide na capital. A coisa vai funcionar melhor a partir de agosto, com o horário eleitoral gratuito.

 

Gente de OpiniãoA transferência

Resta saber se o prefeito Roberto Sobrinho, eleito e reeleito na capital vai conseguir transferir votos para Fátima Cleide. Em 2010 ele fracassou na tentativa e Eduardo Valverde (já falecido) foi derrotado ao governo e Fátima Cleide, nome que pintava bem na campanha, também perdeu a eleição.  

 

Tiririca rondoniense atrai o voto de protesto - Gente de OpiniãoCrime organizado

Vai estourar na campanha, vocês vão ver, e no horário eleitoral gratuito. O crime organizado se envolveu com um candidato a prefeito e a temporada promete confusão e violência, pois se trata de gente barra pesada, que age com pistola na mão.

 

Gente de OpiniãoO eleitorado

O eleitorado de Porto Velho atingiu 278.410 eleitores, retomando o posto de terceiro maior da Amazônia de Ananindeua (PA), que fechou com 276.674 votantes. Temos mais eleitores que capitais mais tradicionais, como Vitória. Mas na Amazônia o eleitorado que mais cresceu foi de Macapá, que atingiu quase a 260 mil eleitores.

 


 

Do Cotidiano
Os índios evangélicos

Causou certo frisson a notícia de que o número de índios evangélicos no Brasil, segundo os dados do IBGE chegou a crescer 42% no período de 2000 a 2010. No entanto, esse dado de fato impactante empalidece diante de outra informação sobre a composição religiosa da população também divulgada pelo instituto: o número de evangélicos no Brasil aumentou 61,45% nesses mesmos dez anos.

A migração de católicos para as seitas evangélicas não chega a impressionar, porque esse “recrutamento” para as hostes evangélicas entre os católicos se deu entre não praticantes. Os católicos que mantêm sua fidelidade religiosa ainda são maioria.

Mesmo com o crescimento de evangélicos, o país ainda segue com maioria católica. Segundo o IBGE, o número de católicos foi de 123,3 milhões em 2010, ou 64,6% da população. No levantamento feito em 2000, eles eram 124,9 milhões, ou 73,6% dos brasileiros. A queda foi de 1,3%

A queda do percentual de católicos é histórica, de acordo com o instituto. Até 1970, em quase 100 anos, a queda foi de 7,9 pontos percentuais: o número de católicos em 1872 (ano do primeiro Censo) representava 99,7% da população e passou a 91,8% em 1970. Em 2000, cerca de 26,2 milhões se disseram evangélicos, ou 15,4% da população.

 Em 2010, eles passaram a ser 42,3 milhões, ou 22,2% dos brasileiros. Em 1991, o percentual de evangélicos era de 9% e, em 1980, de 6,6%. Embora o avanço do segmento evangélico seja maior na população em geral que na parcela indígena, parece natural que haja um importante índice de conversões por conta da ofensiva de diversas seitas cujos missionários, alguns até suspeitos de cumplicidade com orientações antinacionais, atuam com energia na catequização.

Se no passado houve um predomínio do catolicismo nessas atividades, à medida que aumenta a população evangélica também cresce o número de recrutadores religiosos para essa variação do credo cristão. Assim, um quarto da população indígena já se confessa adepta de alguma religião evangélica. Não é um número muito elevado porque a população de índios no Brasil é muito reduzida, mas é um número de que já ultrapassa a marca de 210 mil almas.

 

Via Direta

*** A temporada de exposição agropecuárias segue agora em Rolim de Moura *** É o interior mostrando sua pujança ***  Mesmo ainda engatinhando no setor, Rondônia quer explorar o turismo *** Até hoje nada tinha funcionado.   




JÁ NAS BANCAS
Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)