Sábado, 1 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Trégua na ALE: Acordão entre os grupos rivais e o executivo


 Trégua na ALE: Acordão entre os grupos rivais e o executivo - Gente de Opinião

Orçamento 2013

A proposta orçamentária do governo estadual 2013 entra em cena na próxima semana para análise e logo em seguida pode subir a plenário para votação. O jogo de interesses é grande e o cobertor é curto. Geralmente a previsão de gastos do Executivo é motivo de muita polêmica.

 

Uma trégua

Ainda falando em termos de Assembléia Legislativa, nos bastidores fala-se de um acordão entre os grupos rivais. O pacto define que nem a oposição conspira contra o mandato de Confúcio/Airton, tampouco os governistas afiam o punhal contra José Hermínio no comando da Casa. Dura até quando?

 

Trégua na ALE: Acordão entre os grupos rivais e o executivo - Gente de OpiniãoBancada federal

Já, na bancada federal de Rondônia, a palavra de ordem é acertar as prioridades do estado para o Orçamento da União do ano que vem. O governador Confúcio Moura pediu reforços financeiros provenientes das emendas parlamentares de deputados e senadores.

 

Trégua na ALE: Acordão entre os grupos rivais e o executivo - Gente de OpiniãoBatata assada!

Constato uma verdadeira paralisia em muitas prefeituras rondonienses. Os prefeitos, neste final de mandato encontram sérias dificuldades para manter as demandas sociais e de ajustar as contas. A batata de muita gente está assando e a Lei de Responsabilidade Fiscal assusta nossos alcaides.

 

Um apagão

Por falar em prefeituras, a maioria esta sofrendo um verdadeiro apagão pela falta de engenheiros. Sem esses profissionais, as gestões não conseguem tocar adiante projetos de emendas parlamentares dos deputados estaduais, federais e senadores e a perda de recursos tem sido enorme até em pólos regionais importantes.

 

Trégua na ALE: Acordão entre os grupos rivais e o executivo - Gente de OpiniãoUm penico

Rondônia tem se transformado nos últimos anos em penico para as tensões sociais de SP, RJ e outros estados. O triste é constatar que a classe política não se posiciona e os abusos se seguem, como este que foi a transferência do pilantra máximo do PCC para a penitenciária de Porto Velho, o tal de Piauí.

 

Trégua na ALE: Acordão entre os grupos rivais e o executivo - Gente de OpiniãoA presidência

Os vereadores – os reeleitos e os novatos – começaram as tratativas para a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Porto Velho, que vai acontecer em meados de 2012. Façam suas apostas: já tem meia dúzia disputando a presidência a dentadas...

 

Trégua na ALE: Acordão entre os grupos rivais e o executivo - Gente de Opinião

Na floresta

Em caderno especial, a Folha de São Paulo destacou reportagem durante a semana sobre o casal formado pelo cacique Almir Suruí e sua esposa, a antropóloga Ivaneide Cardozo. O casal, conforme a publicação se uniu para combater o desmatamento em Rondônia.

 

Nossa história

A partir da próxima semana estréia a coluna “Política na História” substituindo este espaço no final de semana. Nos demais dias, o caro leitor terá a coluna corriqueira. O enfoque será em torno da nossa história política, o nosso rico folclore político com charges, etc, etc.

 

Do Cotidiano
A crise na indústria 

Neste final de 2012 ficou evidenciada com muita clareza a internalização da crise mundial. O segmento que mais sentiu a pressão foi o setor industrial. De modo geral, porém, essa percepção vai sendo sentida em todas as áreas a economia.Trégua na ALE: Acordão entre os grupos rivais e o executivo - Gente de Opinião

Uma das consequências mais óbvias de qualquer crise é o fechamento de empresas e o Brasil também não está fugindo a essa realidade. As empresas brasileiras têm um histórico de curta duração mesmo fora dos tempos de crises e os jovens que ingressam no mercado de trabalho precisam de empregos. É fundamental, portanto, descobrir as causas da excessiva mortalidade das empresas brasileiras.

O economista Otto Nogami, consultor empresarial, fez um estudo aprofundado para investigar as causas que levam os empresários a fechar seus estabelecimentos, chegando a um rol de sete “flechadas” mortais responsáveis pelo aniquilamento de seus negócios.

Ninguém aprecia avaliar dados negativos ou sequer imaginar que sua empresa venha um dia a enfrentar dificuldades, mas é altamente recomendável conhecer as causas do fracasso das empresas que fecharam recentemente.

Em primeiro lugar a pesquisa identificou como o balaço mais mortífero o baixo faturamento, responsável por 39% dos casos. Em segundo lugar, a baixa produtividade. Depois, gastos excessivos, brigas entre funcionários, mão de obra insuficiente, incapacidade de atrair clientes e conflitos com fornecedores.

Uma leitura superficial desses dados aponta que nenhuma empresa está completamente livre de todos esses problemas. Segundo Nogami, “trata-se de um risco que atinge empresas de todos os portes, de todos os setores e de todas as nacionalidades”.

A principal lição a ser aprendida é que as causas do fracasso nem sempre vêm de fora. Mesmo quando vêm, são facilitadas por erros internos. As empresas sofrem baixo faturamento, baixa produtividade e gastos excessivos, na maioria das vezes, por decisões equivocadas tomadas pelos próprios gestores.

A falha humana, portanto, é o gatilho que faz acionar os elementos causadores da frustração. O plano de marketing pode ser perfeito, a estratégia de vendas pode ser um primor, mas tudo pode ir água abaixo se não houver alguém capaz de promover uma correta implementação.

 
 

Via DiretaTrégua na ALE: Acordão entre os grupos rivais e o executivo - Gente de Opinião

*** Com audiências públicas, Jaru começou a discutir seu plano de saneamento básico***ALE-RO garantiu o Natal do funcionalismo aprovando pacote de suplementação de recursos*** E agora temos operação da Policia Federal toda semana? É corrupção demais...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 1 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l

Gente de Opinião Sábado, 1 de março de 2025 | Porto Velho (RO)