Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Um candidato reserva?


Um candidato reserva? - Gente de Opinião

Um candidato reserva

O governador Confúcio Moura (PMDB) programou o anuncio da sua decisão de disputar a reeleição ou não para o dia 29, de forma estratégica, porque se desistir dará tempo ao seu candidato reserva, o atual prefeito de Ouro Preto do Oeste Alex Testoni (PSD) se descompatibilizar a tempo. Como se sabe, o prazo de desincompatibilização,  é 4 de abril.

Rola nos bastidores políticos que no caso de Confúcio confirmar a candidatura, Testoni, como fiel aliado se manterá na Prefeitura de Ouro Preto, assumindo a coordenação de campanha do atual governante. Testoni, como se sabe, é o alcaide melhor avaliado no estado nos últimos aos anos.

Saber o que passa pela cabeça do volúvel mandatário rondoniense é que são elas. Ele tem idas e vindas e a decisão pela candidatura é um enigma ainda não decifrado. A base aliada tem interesse no seu projeto de reeleição, mas um naco do seu próprio partido, o PMDB, é cético sobre suas chances.

Testoni é o segundo candidato reserva escolhido para o caso do atual mandarim desistir das paradas pelo PMDB. O primeiro foi o empresário Mário Português, candidato derrotado a prefeitura de Porto Velho, que teve sua intenção vetada pelos seus familiares e já caiu fora.

Frente de Esquerda

Mesmo dividido, o que tem sido uma marca da esquerda em Rondônia, o segmento começa a conversar para montar uma coalizão. O mais certo é o PSOL de Beto Cantanhede e o PSTU de Jader Silva juntar as trouxas numa candidatura única. Já, o PC do B do professor Pantera ainda estuda o panorama para se definir. Na campanha passada apoiou Confúcio.

A chiadeira

Os municípios rondonienses que padecem com as enchentes ainda não receberam recursos federais para fazer frente à situação catastrófica que se encontram. Lideranças de Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará Mirim estão berrando e cobrando mais apoio para as milhares de famílias desabrigadas, muitas sem receber auxílio dos órgãos municipais, estaduais e federais.

Novos municípios

O projeto da criação de novos municípios no País esta travado no Congresso Nacional pela base de sustentação da presidenta Dilma Roussef. As localidades de Extrema e Tarilândia, com os processos já adiantados, são os principais prejudicados no estado. Corre nos bastidores políticos em Brasília, que devido ao contingenciamento de recursos a coisa já foi para o pau.  

A especulação

As enchentes frearam as invasões e a especulação imobiliária na BR-319, logo depois da ponte sobre o Rio Madeira, minimizando os problemas decorrentes – inclusive disputas a facão - para a prefeitura de Porto Velho que se vê diante de várias áreas com disputas judiciais. No entanto, com a conclusão da ponte e mais o rio Madeira baixando, o problema pode voltar a recrudescer.   

Onda separatista

O planeta vive uma nova onda separatista. É a Criméia causando confusão entre a Rússia e a Ucrânia, o Texas e a Califórnia já querendo deixar os Estados Unidos, o País Basco na Espanha, Flandres na Bélgica, Quebec no Canadá, etc. No sul do Brasil, os gaúchos dissidentes querem o estado do Pampa. Só falta reavivar o projeto do estado do Aripuanã, cortando a metade de Rondônia e um pedaço do MT. Arre!

Via Direta

*** O PSD esta se acertando com Confúcio Moura *** Será que o governador vai pular cirandinha no mesmo palanque com o seu desafeto, o presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho? *** Aqui nenhuma lambança pode ser descartada. Lembro que Carlinhos Camurça brigava feio com Ivo Cassol e acabaram juntos e misturados.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)