Segunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Um jogo para polarização entre Confúcio X Ivone Cassol


Sinais de vitalidade?

A economia de Porto Velho sofreu um baita abalo com as enchentes, mas começa a emitir alguns sinais de vitalidade. O Shopping segue lotado, as casas de materiais de construção com preços justos, até bem movimentadas, os centros comerciais das regiões mais populosas como da Amador dos Reis (Zona Leste) e Jatuarana (Zona Sul) já estão mais freqüentados.

Descontando-se a grave situação da região do Cai N Água e seus reflexos no pólo comercial da Avenida Sete de Setembro, o mais importante do centro histórico, até parece que a capital rondoniense não esta dentro de um estado de calamidade. Mesmo porque o índice de inadimplência de aluguel começa a cair. Mais animadas imobiliárias e lojas de eletrodomésticos apostam em promoções.

Ainda assim o setor hoteleiro urra com falta de hóspedes, padece ainda os restaurantes mais próximos a região afetada pelas águas e temos alguns bairros centrais com centenas de residências interditadas. Ao todo são nove bairros de pires na mão.

A desgraceira das enchentes vitaminou a economia nos arredores do Complexo Histórico da Estrada Madeira Mamoré. Em vista do acentuado numero de “turistas” locais – principalmente da Zona Leste e Sul regiões mais afastadas da orla – dezenas de barracas faturam com lanches, sucos, salgadinhos etc.

Um jogo para polarização entre Confúcio X Ivone Cassol - Gente de OpiniãoGregos e troianos

A suposta confirmação da candidatura a reeleição do governador Confúcio Moura (PMDB) agradou a gregos e troianos. A base governista porque precisa de um candidato competitivo, a oposição porque acredita piamente que vai levar a melhor. A crença geral é de uma eleição em dois turnos e que a aliança com o PT vai afundar a coalizão situacionista.

Gente de OpiniãoQuerem vice

O que circula nos meios políticos é que tanto o deputado estadual Maurão de Carvalho (PP- Ministro Andreazza) como o parlamentar licenciado Neodi Carlos (PSDC- Machadinho do Oeste) que se dizem candidatos ao governo, na verdade, disputam a indicação de vice na chapa da pré-candidata Ivone Cassol. A corrida pela indicação a vice já começou.

Gente de OpiniãoSigla de aluguel

Além do baixo clero na política de Rondônia, entrando na disputa pelo governo do estado, agora até os sem teto políticos querem entrar nas paradas. O comando nacional do PSC anunciou a chapa ao governo com a vereadora Marta Moreira (Vilhena) e o vice-prefeito de Vilhena Jacir Dias ao Senado. Por aí, acredita-se que é para negociar, já que o PSC tem sido sigla de aluguel nas últimas campanhas.

Um jogo para polarização entre Confúcio X Ivone Cassol - Gente de Opinião

Foras da lei

Aumenta o numero de prefeitos fora da lei em Rondônia, Só durante a semana dois foram cassados, Dinho do Garçon (PV) em Candeias do Jamari e Ernan Amorim de Cojubim. Teve prefeitura acionada pelo Ministério Púbico –São Felipe - e advertida para acabar com superfaturamento (neste caso teria é que afastar o  prefeito ratazana e não advertir, né?) e em outros municípios, vereadores formam CPIs para afastar alcaides corruptos. Coisa de louco!
 

Gente de OpiniãoAliança forte

O presidente regional do PSDC Edgar do Boi anunciou uma forte aliança para garantir a eleição de deputados estaduais e federais na eleição de outubro. As legendas agrupadas ao, além da própria sigla cristã, são o PP, o PR, PPS, PV e PROS. Do PP o principal postulante a deputado federal é Luiz Claudio (Rolim de Moura). O DEM também foi sondado, mas ainda não se pronunciou.

Via Direta

Gente de Opinião*** O cacique tucano Expedito Junior conseguiu dominar a insurreição criada no partido aliado Solidariedade *** Junior quase perdeu o apoio da sigla na peleja ao governo *** Gente de OpiniãoTendo Ivo como ventríloquo, o prefeito de Rolim de Moura, César Cassol (este, ficha limpa) tem descido a lenha no governador Confúcio Moura *** É o jogo para polarização desde já entre Confúcio X Ivone.

Um jogo para polarização entre Confúcio X Ivone Cassol - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)