Sábado, 28 de junho de 2014 - 20h07
Uma carta na manga
Com a determinação do comando nacional do PT de se compor com o PMDB de Rondônia (isto já era esperado desde os primórdios da campanha) e com a convenção, ontem, que homologou a candidatura do tucano Expedito Junior ao governo do estado, todas as atenções estão voltadas para as definições hoje da coalizão de forças cassolistas liderada pelo eixo de partidos PP/PR/PPS.
A aliança conservadora esta rachada, com dois pré-candidatos ao governo, que são Maurão de Carvalho (PP) e Jaqueline Cassol (PR). O cacique Ivo Cassol esta com a espada na garganta: se romper acordo com Maurão haverá debandada de forças para fortalecer seus adversários, o governador Confúcio Moura (PMDB) e o oposicionista light Expedito Junior (PSDB).
Além destas duas alternativas, o senador Ivo Cassol que coordena esta aliança vai às convenções com uma carta na manga: um nome de conciliação – no caso seria Dona Ivone Cassol – com Maurão de Carvalho, de vice. Neste caso seria descartada a irmã Jaqueline, que embora em campanha, em nome da unidade da aliança, aceitaria a situação. Enfim, caberá a Ivo pacificar ou tocar fogo com gasolina na sua aliança.
Acordo definido
Como o Diretório Nacional do PT ratificou a decisão de aliança com o PMDB no estado de Rondônia só restara aos petistas aceitarem. Desta forma o que se discutia nas últimas horas era um vice do PT para a coalizão governista nas convenções partidárias de hoje. Nos últimos dias se chegou a discutir até uma chapa puro sangue com Confúcio Moura ao governo e Tomas Correia a vice.
Eleições 20014
Na sexta-feira e ainda na manhã de sábado eram enormes as incertezas das composições partidárias. O PMDB queria impor as regras para as alianças nas chapas proporcionais - principalmente a Câmara dos Deputados - e os partidos aliados estavam gritando na busca de melhores condições de sobrevivência nesta selva política onde cobra engole cobra.
A expectativa
Os tucanos mobilizaram toda sua militância e deram uma demonstração de força sexta feira na homologação da chapa Expedito Junior (PSDB) na cabeça de chapa ao governo e o deputado Neodi Carlos (PSDC) na vice. Também foi homologado Moreirão Mendes (PSD) ao Senado, tendo como provável substituto Hildon Chaves, já que o atual deputado esta inelegível e ainda é considerado ficha suja.
Muitas vitimas
O câncer tem sido uma doença devastadora, o mal do século. Na família Diário perdemos recentemente Rose Venturini (Ji-Paraná) e durante a semana o colega Afonso Luks (Vilhena). Desde o churrasco assado com o cancerígeno carvão, a degradação dos recursos hídricos até a alimentação afetada pelos agrotóxicos, temos assistido no aumento da incidência da doença. O ser humano esta morrendo pela boca.
As invasões
Como em todas as temporadas de eleições, as invasões de terras vão ganhando corpo na periferia. Nos últimos dias, os invasores voltaram a Vila Planalto e se entocaram na região do Areal da Floresta, na base do se colar colou. Muitos deles são profissionais no ramo, já vão demarcando os terrenos e buscando compradores. Já existe o fenômeno de invasores em lotes invasores gerando confusão tratadas a peixeiradas.
Via Direta
*** O deputado federal Marcos Rogério (PDT-RO) cumpriu agenda na capital tratando de dobradinhas com deputados estaduais *** O agronegócio é que tem segurado as pontas na economia rondoniense fragilizada depois do auge do ciclo das usinas e do pós cheia *** A PM de Porto Velho reuniu lideranças comunitárias de 15 bairros na sexta-feira para buscar soluções para a criminalidade.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri