Terça-feira, 1 de março de 2011 - 06h15
Temas relevantes
Ao meio de temas relevantes para Rondônia com mais destaque na mídia, como a novela da transposição e os reflexos dos cortes do orçamento da União em obras de infra-estrutura, temos ainda a discussão no Congresso Nacional do projeto do novo Código Florestal Brasileiro. O assunto promete discussões acaloradas até a votação.
Coisa polêmica
Os prefeitos dos pequenos e médios municípios brasileiros estão com a pulga atrás da orelha. Acreditam os alcaides, que o texto original da nova proposta do Código Florestal, poderá provocar ainda mais o êxodo rural para as cidades pólos, um problema que tende a se agravar em Rondônia, onde cidades – principalmente no Cone Sul – tiveram suas populações reduzidas na última década.
Deixando o PR
Aliado em jornadas passadas do ex-senador Expedito Junior, o atual prefeito de Alvorada do Oeste, Laerte Gomes, também presidente da Associação Rondoniense de Municípios-AROM se prepara para deixar o PR, agora sob o comando do ex-deputado Miguel de Souza. Laerte já adianta que não seguirá Expedito no PSDB. Vai ingressar numa sigla da base aliada da presidente Dilma Roussef.
Peixes graúdos
A briga por cargos federais está tão renhida em Rondônia que nem peixes graúdos como a ex-senadora Fatiama Cleide e o ex-deputado federal Eduardo Valverde, presidente regional do PT ainda não conseguiram suas nomeações. Fátima Cleide chegou pleitear um Ministério e agora tem dificuldades para emplacar cargo até no segundo escalão.
Ano político
Com vistas às convenções municipais e campanha de filiações, o PC do B abre o ano político com encontro na capital no próximo dia 12, sob o comando de Manoel Nery. O partido que participa da aliança do governo Confúcio Moura, deve fazer sua primeira avaliação a respeito e já abrir conversações em torno do lançamento do seu candidato a prefeito no ano que vem.
Cortes das emendas
Se as podas das emendas parlamentares rondonienses, na ordem de R$ 34 milhões forem comparados ao que aconteceu com o nosso vizinho Acre, cujas tesouradas chegaram a R$ 105 milhões, e num governo petista de grande prestigio, que é mantido pelo clã Jorge Viana, Rondônia acabou mesmo se saindo bem na parada.
Justa homenagem
Sem dúvidas nossa bancada federal – tanto os senadores como os deputados federais - merecem minha homenagem pela façanha de ter conseguido conter o ímpeto das tesouras dos ministros da área econômica no corte orçamentário da União para Rondônia.O que parecia o despenhadeiro, já me parece algo mais palatável.
Mais polêmica
As Câmaras Municipais se preparam para aplicar na próxima legislatura os efeitos da emenda constitucional 58/2009, que permite o aumento do numero de vereadores na próxima legislatura. Alguns legislativos acham à lei apenas facultativa, outros querem aplicar o máximo de cadeiras permitidas, no caso de Porto Velho podemos chegar a 21 vereadores.
A busca pela energia limpa é tão desafiadora quanto o objetivo de obter mais energia com menor custo. A mera lembrança de que o sol e os ventos possuem energia abundante e gratuita levou milhares de pesquisadores a tentar cumprir a profecia de Thomas Edison, o inventor da lâmpada: “Não apenas a força atômica será liberada, como também algum dia utilizaremos a subida e descida das marés e aprisionaremos os raios de sol”,
No Brasil e em vários pontos do mundo, o emprego das energias eólica e solar já se expande, por meio dos mais diversos processos, mas custos ainda elevados frente à energia elétrica, mais barata embora as instalações para obtê-la custe muito no tocante a instalações, como se vê no caso da polêmica de Belo Monte.
O Ceará, com seu sol brilhante e ventos constantes, não poderia ficar afastado dessa corrida mundial em busca da energia limpa e barata. É nesse Nordeste de tantos contrastes mas também muitas promessas onde batalha o engenheiro mecânico Fernandes Ximenes, proprietário da Gram-Eollic, empresa que lançou no mercado o primeiro poste de iluminação pública 100% alimentado por energias eólica e solar.
Com modelos de 12 e 18 metros de altura (feitos em aço), o que mais chama a atenção no invento, tecnicamente denominado de Produtor Independente de Energia (PIE), é a presença de um avião no topo do poste. Feito em fibra de carbono e alumínio especial – mesmo material usado em aeronaves comerciais –, a peça tem três metros de comprimento e, na realidade, é a peça-chave do poste híbrido.
Ximenes diz que o formato de avião não foi escolhido por acaso. A escolha se deve à sua aerodinâmica, que facilita a captura de raios solares e de vento. Além disso, em forma de avião, o poste fica mais seguro. São duas fontes de energia alimentando-se ao mesmo tempo, podendo ser instalado em qualquer região e localidade do Brasil e do mundo.
Tecnicamente, as asas do avião abrigam células solares que captam raios ultravioletas e infravermelhos por meio do silício (elemento químico que é o principal componente do vidro, cimento, cerâmica, da maioria dos componentes semicondutores e dos silicones), transformando-os em energia elétrica (até 400 watts), que é armazenada em uma bateria afixada alguns metros abaixo.
Via Direta
*** Uma comissão de deputados estaduais desembarcou ontem em Brasília para acompanhar a PEC da transposição e a votação do Código Florestal*** Em Guajará-Mirim a desconfiança é grande com relação à construção da ponte internacional sobre o Rio Mamoré *** Ainda mais com os anunciados cortes do orçamento da União...
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri