Terça-feira, 1 de março de 2011 - 06h15
Temas relevantes
Ao meio de temas relevantes para Rondônia com mais destaque na mídia, como a novela da transposição e os reflexos dos cortes do orçamento da União em obras de infra-estrutura, temos ainda a discussão no Congresso Nacional do projeto do novo Código Florestal Brasileiro. O assunto promete discussões acaloradas até a votação.
Coisa polêmica
Os prefeitos dos pequenos e médios municípios brasileiros estão com a pulga atrás da orelha. Acreditam os alcaides, que o texto original da nova proposta do Código Florestal, poderá provocar ainda mais o êxodo rural para as cidades pólos, um problema que tende a se agravar em Rondônia, onde cidades – principalmente no Cone Sul – tiveram suas populações reduzidas na última década.
Deixando o PR
Aliado em jornadas passadas do ex-senador Expedito Junior, o atual prefeito de Alvorada do Oeste, Laerte Gomes, também presidente da Associação Rondoniense de Municípios-AROM se prepara para deixar o PR, agora sob o comando do ex-deputado Miguel de Souza. Laerte já adianta que não seguirá Expedito no PSDB. Vai ingressar numa sigla da base aliada da presidente Dilma Roussef.
Peixes graúdos
A briga por cargos federais está tão renhida em Rondônia que nem peixes graúdos como a ex-senadora Fatiama Cleide e o ex-deputado federal Eduardo Valverde, presidente regional do PT ainda não conseguiram suas nomeações. Fátima Cleide chegou pleitear um Ministério e agora tem dificuldades para emplacar cargo até no segundo escalão.
Ano político
Com vistas às convenções municipais e campanha de filiações, o PC do B abre o ano político com encontro na capital no próximo dia 12, sob o comando de Manoel Nery. O partido que participa da aliança do governo Confúcio Moura, deve fazer sua primeira avaliação a respeito e já abrir conversações em torno do lançamento do seu candidato a prefeito no ano que vem.
Cortes das emendas
Se as podas das emendas parlamentares rondonienses, na ordem de R$ 34 milhões forem comparados ao que aconteceu com o nosso vizinho Acre, cujas tesouradas chegaram a R$ 105 milhões, e num governo petista de grande prestigio, que é mantido pelo clã Jorge Viana, Rondônia acabou mesmo se saindo bem na parada.
Justa homenagem
Sem dúvidas nossa bancada federal – tanto os senadores como os deputados federais - merecem minha homenagem pela façanha de ter conseguido conter o ímpeto das tesouras dos ministros da área econômica no corte orçamentário da União para Rondônia.O que parecia o despenhadeiro, já me parece algo mais palatável.
Mais polêmica
As Câmaras Municipais se preparam para aplicar na próxima legislatura os efeitos da emenda constitucional 58/2009, que permite o aumento do numero de vereadores na próxima legislatura. Alguns legislativos acham à lei apenas facultativa, outros querem aplicar o máximo de cadeiras permitidas, no caso de Porto Velho podemos chegar a 21 vereadores.
A busca pela energia limpa é tão desafiadora quanto o objetivo de obter mais energia com menor custo. A mera lembrança de que o sol e os ventos possuem energia abundante e gratuita levou milhares de pesquisadores a tentar cumprir a profecia de Thomas Edison, o inventor da lâmpada: “Não apenas a força atômica será liberada, como também algum dia utilizaremos a subida e descida das marés e aprisionaremos os raios de sol”,
No Brasil e em vários pontos do mundo, o emprego das energias eólica e solar já se expande, por meio dos mais diversos processos, mas custos ainda elevados frente à energia elétrica, mais barata embora as instalações para obtê-la custe muito no tocante a instalações, como se vê no caso da polêmica de Belo Monte.
O Ceará, com seu sol brilhante e ventos constantes, não poderia ficar afastado dessa corrida mundial em busca da energia limpa e barata. É nesse Nordeste de tantos contrastes mas também muitas promessas onde batalha o engenheiro mecânico Fernandes Ximenes, proprietário da Gram-Eollic, empresa que lançou no mercado o primeiro poste de iluminação pública 100% alimentado por energias eólica e solar.
Com modelos de 12 e 18 metros de altura (feitos em aço), o que mais chama a atenção no invento, tecnicamente denominado de Produtor Independente de Energia (PIE), é a presença de um avião no topo do poste. Feito em fibra de carbono e alumínio especial – mesmo material usado em aeronaves comerciais –, a peça tem três metros de comprimento e, na realidade, é a peça-chave do poste híbrido.
Ximenes diz que o formato de avião não foi escolhido por acaso. A escolha se deve à sua aerodinâmica, que facilita a captura de raios solares e de vento. Além disso, em forma de avião, o poste fica mais seguro. São duas fontes de energia alimentando-se ao mesmo tempo, podendo ser instalado em qualquer região e localidade do Brasil e do mundo.
Tecnicamente, as asas do avião abrigam células solares que captam raios ultravioletas e infravermelhos por meio do silício (elemento químico que é o principal componente do vidro, cimento, cerâmica, da maioria dos componentes semicondutores e dos silicones), transformando-os em energia elétrica (até 400 watts), que é armazenada em uma bateria afixada alguns metros abaixo.
Via Direta
*** Uma comissão de deputados estaduais desembarcou ontem em Brasília para acompanhar a PEC da transposição e a votação do Código Florestal*** Em Guajará-Mirim a desconfiança é grande com relação à construção da ponte internacional sobre o Rio Mamoré *** Ainda mais com os anunciados cortes do orçamento da União...
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia
A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios
Localidades rondonienses sonham com a autonomia
Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l
Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026
Palavrão necessárioA descoberta de uma nova enzima trará ganhos revolucionários na produção de energia verde. O Brasil produziu 43 bilhões de litro