Quinta-feira, 1 de julho de 2010 - 05h50
Tapas e beijos
Depois de uma relação tumultuada, entre tapas e beijos, com o deputado federal Moreira Mendes, presidente regional do PPS, os cristãos do PSDC que se diziam massacrados por Moreirão no rateio de cargos regionais, e que viviam entre tapas e beijos, acabaram fechando chapa à Assembléia legislativa com o partido governista.
Convenção cristã
Na convenção dos cristãos, realizada ontem no Centro de Tradições Gaúchas-CTG, em Porto Velho, também foi sacramentado o apoio da legenda liderada no estado pelo deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos e o dirigente Edgar do Boi, ao projeto de reeleição do governador João Cahulla (PPS).
Na última hora
Os Democratas deixaram para anunciar sua composição final para as eleições de outubro, de última hora, como gosta de fazer o mago conservador, José Bianco. Como fechei a coluna ao meio dia, fico devendo os acontecimentos da tarde, mas as coisas se encaminhavam para os bianquistas reforçar a aliança pilotada pelo PMDB, de Confúcio Moura.
Os reflexos do apoio
Enfim, seja quem conquiste a adesão dos Democratas em Rondônia, terá um baita reforço no seu balaio de votos, tanto na região central, como também na capital, onde o ex-governador José Bianco, atual prefeito de Ji-Paraná mantém expressiva liderança e fieis seguidores desde os tempos em que presidiu a Assembléia Legislativa.
Puxadores de votos
Alguns partidos contam com grandes puxadores de votos para Assembléia Legislativa nas eleições 2010. No PP, o ex-prefeito Carlinhos Camurça (Porto Velho); no PMDB, Marcos Donadon (Vilhena); no PSB Jesualdo Pires (Ji-Paraná); no PSDC Neodi Carlos (Machadinho do Oeste); no PDT Leudo Buritis (Ji-Paraná); no PC do B, David Chiquilito (Porto Velho); no PTB, Ernandes Amorim (Ariquemes).
Transferência de votos
Com as coisas já definidas, vamos ver quem é que consegue transferir votos para quem no pleito de outubro. Ivo Cassol, embora seja o grande campeão de votos no estado, nunca conseguiu transferir seu eleitorado para parentes e tampouco para seus candidatos a prefeito em Porto Velho e Rolim de Moura. E o prefeito Roberto Sobrinho, conseguirá transferir votos pra Fátima Cleide e Eduardo Valverde? Respostas em 3 de outubro.
Acabou em pizza
As divergências dos socialistas do PSB acabaram literalmente em pizza, na noite de terça-feira, depois da convenção realizada à tarde na Câmara de Vereadores de Porto Velho, que contou com a presença dos governadoráveis Expedido Junior (que levou a melhor) e Eduardo Valverde (PT), que acabou isolado na disputa ao governo.
A confraternização
Ocorre que ao final de tudo – da convenção do PSB - o presidente regional do PSB Mauro Nazif, convidou todo mundo, para uma rodada de pizza, no restaurante Fiorela, na região central da cidade. Muita gozação com Nazif, que tem fama de pão duro, mas pagou a conta sem chiar, satisfeito com a decisão do Diretório, já que não queria coligar com os petistas.
Longe dos petistas
Explica-se o fato de Mauro Nazif manter distanciamento dos petistas em Porto Velho. Ocorre que ele já apanhou duas vezes do atual prefeito Roberto Sobrinho na disputa pela prefeitura da capital. Sempre alguma mágoa fica guardada no terraço da mente, depois que a gente leva peia, né? Além disto, muitos aliados de Mauro mantém rivalidades tribais com o pessoal da estrela vermelha.
Do Cotidiano
De olho nos golpistas
Cuidadosos, gentis no tratamento, oferecendo vantagens e exibindo boa educação, eles fizeram a proeza negativa de fazer saltar em 43,2% o número de golpes em torno de seguros no País. Os golpes envolvendo seguros − de vida, residencial ou de veículos – estiveram na base de 1.832 denúncias encaminhadas por vítimas de falsos corretores no ano passado, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão público responsável pela fiscalização e controle do setor.
É no coração da economia nacional que mais vítimas aparecem. O Estado de São Paulo responde por 50% desse fluxo de golpes e denúncias, segundo o Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo (Sincor-SP). A alta dos golpes fica evidenciada também pelo número de corretores com registro cassado, que subiu de 31 em 2008 para 42 no ano passado no Estado.
“Esse é um número baixo se comparado à base de 28 mil corretores que existem no Estado, mas alto se comparado à média de uma ou duas cassações por ano, que tínhamos até 2000”, diz Leôncio de Arruda, presidente do Sincor-SP.
Vantagens, a isca − Segundo Arruda, em geral os golpistas têm conhecimento do mercado. “São ex-funcionários de seguradoras e pessoas ligadas ao mercado, que sabem qual é a abordagem com o cliente”, afirma. O elemento comum a todos os golpes são sempre as vantagens oferecidas à vítima. Saldos a receber, prêmios especiais e preços muito abaixo dos praticados no mercado são as principais características das fraudes com seguros.
A coordenadora de atendimento da Susep, Glória Barbosa da Silva, diz que o golpe mais aplicado é aquele em que falsos corretores ligam para as vítimas e dizem que elas têm algum valor a receber da seguradora, mas que, para isso, precisam um depósito para a suposta seguradora. “As principais vítimas são aposentados e pessoas idosas, que são mais crédulas”, diz. Viúvas e pessoas com menos experiência em seguros também são alvos preferenciais dos golpistas.
Sem rastros − O combate à fraude é dificultado porque os golpistas são cautelosos. “É muito difícil provar esse tipo de golpe, porque os fraudadores tomam precauções para não serem rastreados, só usam celular e e-mails como forma de comunicação”, diz Danilo Sobreira, assistente da diretoria da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados (Fenacor).
A principal arma do consumidor é a informação. “Quando alguém oferecer um seguro com descontos acima de 40% do valor do mercado, desconfie”, recomenda Arruda.
Via Direta
***Mesmo com o bicho pegando e alguns partidos pulando fora o ex-governador Ivo Cassol garante: a coalizão de partidos governistas já esta pacificada *** O novo pacote de obras do prefeito Roberto Sobrinho pretende resolver os problemas de trânsito da capital, cada vez mais agravados *** Mesmo em ritmo de Copa do mundo os políticos estão correndo trecho.
Fonte: Carlos Sperança.
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026
O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,