Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 03/03/11


Uma coluna sem papas na língua 03/03/11  - Gente de Opinião
 

Com empenho

Graças ao empenho do governador Confúcio Moura, que engolindo sapos daqui e dali vai harmonizando as coisas na sua gestão frankstênica, as diferenças entre peemedebistas e petistas vão diminuindo. O próprio PMDB que se voltava contra Confúcio está mais desarmado e a parceria com o PT finalmente sacramentada depois dos convênios assinados com a prefeitura da capital.

 

A transparência

Tem um outro aspecto a considerar respeito da atual gestão estadual. Se o governador queria transparência entre as suas secretarias, ela já existe até demais. A qualquer pisada na bola ou uma diária a mais de um secretario, de um adjunto, diretor de departamento, a coisa vaza rapidinho. Como as nomeações nas secretarias são de partidos diferentes, as rivalidades tribais são terríveis.

 

Poder feminino

A nova coordenadora da bancada feminina do Congresso Nacional, deputada Janete Pietá (PT-SP), estreou no meio da semana, cobrando mais poderes políticos para a mulher brasileira. Ela defende uma reforma política que inclua a mulher nos espaços de decisão e uma lista partidária em que haja mulheres e homens, divididos, meio a meio.

 

Posições definidas 

As deputadas federais e senadoras também definiram suas posições quanto ao financiamento público de campanha, onde os partidos cumpram efetivamente a decisão da minirreforma eleitoral que destinou 5 por cento do fundo partidário para a formação de novas lideranças femininas. A mulherada, como se vê, está mobilizada.

 

Sessões populares

Em vista do crescimento populacional, e, por conseguinte, das demandas sociais dos distritos de Porto Velho a atual mesa diretora da Câmara de Vereadores planeja realizar sessões populares – a primeira já foi realizada em Jacy-Paraná – para integrar o Poder Legislativo. As localidades de Calama  e União Bandeirantes já esperam a sua vez.

 

Segurança pessoal

O deputado José Hermínio (PT-Porto Velho) vai se destacando  na atual legislatura, encampando temas polêmicos na esfera estadual e liderando a guerra contra o reajuste da tarifa de ônibus na capital. A última dele: pretende revogar a lei nº 2255 de 3 de março de 2010 que concedia o beneficio da segurança pública pessoal aos ex-governadores. A proposta ainda será votada em plenário.

 

Código Florestal

Com os deputados estaduais da atual legislatura envolvidos na mobilização em Brasília pela votação do Código Florestal e acompanhando outros projetos de interesse de Rondônia nas esferas ministeriais – caso da transposição -, a Assembléia Legislativa não teve sessões ordinárias nos últimos dias. E como no carnaval só decola o Rei Momo, as coisas só vão se normalizar na semana que vem.

 

Haja mendigos

Como contraponto a uma cidade rica e próspera, Porto Velho se vê as voltas com dezenas de mendigos, bêbados e noiados, dormindo sob as marquises dos prédios na região central e a expansão dos negócios dos mendigos profissionais e pedintes em geral nas proximidades de agências bancárias, praças e órgãos públicos. Coisa de louco!

 
 

Do Cotidiano

Amplas perspectivas

É impossível observar a realidade brasileira, ainda que superficialmente, e não concluir que entre os países marcados por fortes contrastes, como a África do Sul e a Itália, para ficar em apenas dois exemplos planetários de desigualdades regionais, o Brasil talvez seja um dos que mais revelam a existência de um abismo entre o topo da montanha e o fundo do buraco.

O síncrotron, nova forma de luz, está sendo pesquisado no Brasil em pé de igualdade com as nações mais avançadas. No final de janeiro, aliás, foi firmada uma parceria com a Argentina para o desenvolvimento conjunto de projetos nas áreas de física de aceleradores, linhas de luz e estações experimentais do novo equipamento que será instalado no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, em Campinas (SP).

Longe dos sofisticados laboratórios em que essa nova modalidade de luz é pesquisada, nos distantes grotões, o analfabetismo resiste, pertinaz como os mosquitos da dengue, a todos os planos governamentais de inclusão, desde o falecido Mobral, o ambicioso programa da ditadura criado para pôr abaixo o analfabetismo. Quem caiu, além do próprio programa, fracassado logo em seus primeiros anos de aplicação, foram os seus próprios autores, sucumbindo a equívocos de gestão causados por excesso de autoritarismo.

A nova fonte de luz, da chamada terceira geração, deverá abrir amplas perspectivas de utilização em áreas como de nanociências, nanotecnologia, biologia molecular e estrutural, materiais avançados e energia alternativa. Denominada Sirius, que vem a ser a estrela mais brilhante do céu noturno, essa fonte deverá operar com energia de 3 GeV (bilhões de elétrons-volts), o que lhe conferirá um desempenho no nível dos maiores síncrotrons do mundo, como o Diamond, da Inglaterra, o Soleil, da França, ou o National Synchrotron Light Source, nos Estados Unidos.

Essa posição de vanguarda, entretanto, ainda é rara no Brasil, cuja realidade permanece limitada ao atraso relativo. Ou seja, mesmo que o País avance, as demais nações avançam ainda mais rapidamente e o atraso permanece em relação às novas conquistas tecnológicas.

 

Via Direta

*** A todo vapor, o PSOL é a legenda que mais apupa o prefeito Roberto Sobrinho. Oposição cerrada *** O transporte escolar começa com problemas em algumas regiões do estado, como na Zona da Mata rondoniense *** E com a chuvas intensas no interior a malha de estradas vicinais vai se deteriorando rapidamente.

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)