Sexta-feira, 3 de dezembro de 2010 - 04h25
Esta dramática a disputa pela presidência da ALE-RO. O atual presidente Neodi Carlos, que tem ligações umbilicais com a dupla Calçou/Cahula e o deputado Valter Araújo estão rachando a atual base a governista, que já detém onze votos para a disputa. Como o senador eleito Ivo Cassol, futuro líder da oposição em Rondônia garante que unifica as duas candidaturas numa só, que os confucionistas fiquem de barbas de molho com os possíveis desdobramentos.
Em governos de coalizões, com muitos partidos, a tendência é mesmo dar confusão. Tanto na esfera federal, como no âmbito estadual a coisa esta cheia de idas e vindas. Pior mesmo esta ocorrendo na aliança da presidente eleita Dilma Roussef com o PMDB, com nomes de ministros anunciados e retirados da noite para o dia. Pelo menos isso não aconteceu até agora em Rondônia com Confúcio.
Informações daqui e dali, eis que despontam dois nomes de Rondônia especulados para assumir cargos ministeriais no futuro governo petista. A deputada federal Marinha Raupp (PMDB) e a senadora Fátima Cleide (PT) que foi indicada pelo partido para o Ministério de Meio Ambiente, uma área considerada estratégica pela legenda de Lula.
Em entrevista a imprensa, o presidente do Diretório Municipal do PT de Porto Velho Tácito Pereira falou em vitória do partido na capital, por causa da eleição de três deputados estaduais. No entanto, em compensação, o partido perdeu um deputado federal e uma senadora de uma só vez. Nem se fossem eleitos uns 10 estaduais seria possível compensar tamanha perda.
Porteiras fechadas
A iniciativa do governador eleito Confúcio Moura (PMDB) em não ceder aos partidos secretarias de porteiras fechadas – do titular da pasta ao mero assessor – é considerada muito polêmica nos meios políticos. Se de um lado ele quer evitar confrarias, buscar uma administração mais transparente é até possível. Mas de outro lado se dará um processo de autofagia nas secretarias.
Alguns casos
Vejam alguns exemplos: Como seria, então, a nomeação de um secretario da Agricultura dos Democratas, tendo um adjunto petista, demais assessores comunistas, peemedebistas, pedetistas, socialistas etc? Ou, ainda um secretário do meio ambiente petista, com adjunto Democrata, assessores comunistas? Eu antecipo: seria uma briga feia, com vazamento de informações e todo mundo pronto para dar o bote no titular da pasta.
A busca pela energia limpa é tão desafiadora quanto o objetivo de obter mais energia com menor custo. A mera lembrança de que o sol e os ventos possuem energia abundante e gratuita levou milhares de pesquisadores a tentar cumprir a profecia de Thomas Edison, o inventor da lâmpada: “Não apenas a força atômica será liberada, como também algum dia utilizaremos a subida e descida das marés e aprisionaremos os raios de sol”,
No Brasil e em vários pontos do mundo, o emprego das energias eólica e solar já se expande, por meio dos mais diversos processos, mas custos ainda elevados frente à energia elétrica, mais barata embora as instalações para obtê-la custe muito no tocante a instalações, como se vê no caso da polêmica de Belo Monte.
O Ceará, com seu sol brilhante e ventos constantes, não poderia ficar afastado dessa corrida mundial em busca da energia limpa e barata. É nesse Nordeste de tantos contrastes mas também muitas promessas onde batalha o engenheiro mecânico Fernandes Ximenes, proprietário da Gram-Eollic, empresa que lançou no mercado o primeiro poste de iluminação pública 100% alimentado por energias eólica e solar.
Com modelos de 12 e 18 metros de altura (feitos em aço), o que mais chama a atenção no invento, tecnicamente denominado de Produtor Independente de Energia (PIE), é a presença de um avião no topo do poste. Feito em fibra de carbono e alumínio especial – mesmo material usado em aeronaves comerciais –, a peça tem três metros de comprimento e, na realidade, é a peça-chave do poste híbrido.
Ximenes diz que o formato de avião não foi escolhido por acaso. A escolha se deve à sua aerodinâmica, que facilita a captura de raios solares e de vento. Além disso, em forma de avião, o poste fica mais seguro. São duas fontes de energia alimentando-se ao mesmo tempo, podendo ser instalado em qualquer região e localidade do Brasil e do mundo.
Tecnicamente, as asas do avião abrigam células solares que captam raios ultravioletas e infravermelhos por meio do silício (elemento químico que é o principal componente do vidro, cimento, cerâmica, da maioria dos componentes semicondutores e dos silicones), transformando-os em energia elétrica (até 400 watts), que é armazenada em uma bateria afixada alguns metros abaixo.
Via Direta
*** A bancada federal vai tentar salvar a maior obra do PAC em Rondônia depois das hidrelétricas que é a rede de água e esgoto vetada pelo TCU, por irregularidades*** O próprio governador eleito Confúcio Moura estará terça-feira, dia 7, na Câmara dos Deputados para ver o que consegue salvar desta herança cassolista.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri