Terça-feira, 4 de janeiro de 2011 - 06h47
Parabéns, Rondônia
Nem teve tempo de se refazer das emoções proporcionadas pela posse no sábado e hoje, dia 4 de janeiro, o governador Confúcio Moura (PMDB) preside a solenidade alusiva aos 29 anos de instalação do estado de Rondônia. O marco inicial da nova gestão, um símbolo de apreço ao meio ambiente, será o plantio de uma muda de mogno, árvore em extinção no estado, defronte o Centro Administrativo.
Posse dos secretários
Ontem foi um dia estafante para a nova gestão que começa a se entrosar. O governador Confúcio abriu a manhã dando posse ao novo comandante da Polícia Militar, Paulo César de Figueiredo e a tarde deu posse a mais um naco dos novos secretários e presidiu a solenidade da troca de comando do Corpo de Bombeiros, no Bairro Olaria.
Ecos da posse
Um discurso equilibrado, reafirmando compromissos e anunciando um novo tempo marcou a posse de Confúcio Moura e seu vice Airton Gurgacz no sábado. Repercutiu também o pagamento de uma promessa, com uma caminhada de Ariquemes a Porto Velho pelo seu irmão, o ex-deputado federal Nobel Moura. Mesmo aos 61 anos, Nobel continua sendo aquele maratonista dos tempos de Brasília.
Sem dificuldades
Pelo que se viu nos últimos dias, o governador Confúcio não terá dificuldades com a nova legislatura da Assembléia Legislativa para governar. Até deputados da base cassolista, como Valter Araújo já firmaram compromisso de não atrapalhar os projetos do novo governo. O parlamentar petebista lidera o G-10, o grupo de dez deputados oposicionistas que pretende eleger a nova mesa diretora.
Câmara Municipal
Também tomou posse dia 1º de janeiro o vereador Eduardo Rodrigues (PV) na presidência da Câmara de Vereadores de Porto Velho. Os verdinhos conquistaram a confiança do prefeito Roberto Sobrinho, entraram na base de apoio do governno municipal e se deram bem na fita: além do comando do parlamento municipal, conta com cargos de primeiro escalão no Palácio Tancredo Neves.
Eleições 2012
Já nos primeiros dias de janeiro, se vê alguns nomes despontando como virtuais candidatos à prefeitura de Porto Velho no ano que vem. Além de Valter Araújo (PTB) que quer se vitaminar com a presidência da Assembléia Legislativa, tem ainda o ex-governador João Cahulla (PPS), os deputados estaduais Hermínio Coelho (PT), Davi Chiquilito (PC do B), Zequinha Araújo (PMDB), o vice-prefeito Emerson Castro, além do deputado federal Mauro Nazif (PSB).
PT rachado
O PT abre o ano rachado em Porto Velho. Um dos maiores críticos do reajuste das tarifas no sistema de transportes coletivos na capital, foi justamente o ex-presidente da Câmara de Vereadores Hermínio Coelho, um dos pretendentes da cadeira do prefeito Roberto Sobrinho. Ele começa o ano já demarcando posição contra a atual administração, mesmo porque Sobrinho terá outro candidato (a) para a peleja.
Do Cotidiano
Fenômenos climáticos
Desde eras antigas que as secas, os incêndios e o recrudescimento da fome no mundo são tidos como um “castigo” divino e em alguns casos acabaram influenciando no suicídio de algumas civilizações. Mas a intensificação dos fenômenos e suas consequências seriam naturais?
Uma compilação de estudos sobre a região amazônica feita pelo Banco Mundial apontou que se o desmatamento da Amazônia atingir a marca de 20%, o aquecimento global se encarregará de destruir o que sobrou. Vale dizer que 17% da floresta já se foi.
Para os cientistas, o efeito conjunto de incêndios, desmatamento e mudança climática empurra a floresta para um estado em que ela perde sua “massa crítica”.
O que acontecerá se, de acordo com as previsões, a floresta da Amazônia se reduzir em níveis intoleráveis para manter a regulação natural? Logo de saída, chuvas mais fortes alternadas por secas mais ferozes, o que vai causar danos à vazão dos rios de toda a bacia.
Nesse caso, como ficam as alegações daqueles tão propagandeados cientistas que negam, a existência do “aquecimento global”. Ficam onde sempre estiveram, pois, a rigor, não há um aquecimento que possa estropiar de uma vez com todo o planeta: o aquecimento sempre vai afetar mais algumas áreas que outras.
Seus efeitos é que tendem a ser globais – até mesmo por conta da própria globalização, que torna os povos mais dependentes uns dos outros.
Há radicais desmiolados, como um certo Rush Limbaugh, um fundamentalista radical da ultradireita americana, para quem o alerta de aquecimento global é uma sórdida e diabólica mancomunação “comunista” para destruir a angelical civilização das chaminés fumarentas.
Imagine-se o chilique de Mr. Limbaugh quando até o complacente presidente George W. Bush reconheceu que o aquecimento é real e se intensificou por conta da ação humana.
O cenário que se apresenta é a “nordestinização” do Leste da Amazônia, que terá o avanço da vegetação típica do semiárido: até 2025, a região poderá perder 74% de sua atual área de floresta. No Sul da Amazônia, cerca de um terço de floresta tropical será substituído por cerrado até 2025.
A partir daí, como a caatinga, as árvores menores absorverão menos gás carbônico, elevando o aquecimento e o disseminando pelo País. O Nordeste ficará com estiagens ainda mais prolongadas, prejudicando a agricultura e a geração de energia elétrica na região.
Via Direta
*** O deputado federal Moreira Mendes (PPS), que prestigiou a posse de Confúcio deve ser um novo reforço para a nova base aliada *** Como recompensa, seria guindado a coordenação da bancada federal de Rondônia em Brasília *** Derrotadas na disputa a ALE-RO as ex-prefeitas Lucia Tereza (Espigão do Oeste) e Milene Mota (Rolim de Moura) já se preparam para a jornada de 2012.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026
O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,