Terça-feira, 5 de maio de 2009 - 06h25
Ameaça de cassação
Dos oito governadores ameaçados de cassação pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE, a metade é procedente da Amazônia, aliás quase todos, só escapam na região os administradores do Acre e do Amazonas. A lista conta com José Anchieta Junior (Roraima), Waldez Gomes (Amapá), Ivo Cassol (Rondônia), Marcelo Miranda (Tocantins).
Câmara Federal
Com a provável candidatura de Neodi Carlos ao governo no ano que vem o PSDC começa a trabalhar numa forte lista de postulantes à Câmara Federal. No listão deve ser inserido Joarez Jardim, atual diretor geral do Detram. É um dos raros políticos rondonienses sem rabo comprido, o que já é uma boa credencial para o postulante.
Nome de consenso
Um nome de consenso será encaminhado até as convenções partidárias do PSDB para comandar os tucanos em Rondônia, num processo conduzido pelo atual presidente regional Hamilton Casara. Como achar um nome com essa característica na legenda é procurar uma agulha no palheiro, Casara tem tudo para continuar no poleiro.
Penca de obras
Com uma penca de obras já inauguradas e outras para inaugurar, o prefeito petista Roberto Sobrinho começa a recuperar seus índices de popularidade perdidos durante o inverno amazônico. O Parque da Cidade, por exemplo, é uma praça de lazer muito elogiada pela população. Neste ano o petista deve licitar a nova rodoviária e o Centro Administrativo Municipal.
Rivalidades tribais
Recrudescem em boa parte do país – e a brigarada chegou em Porto Velho - as pendengas entre a Igreja Universal do Reino de Deus e a Igreja Mundial, que tem o mesmo estilo de curas e salvações através de seus bispos e missionários. O crescimento da segunda, pelo que se vê, tem irritado a primeira, que é pioneira no ramo e mais agressiva na captação de fiéis.
Energia e capangas
Autoridades religiosas da Mundial acusam claramente a igreja da “pomba” (que segundo o bispo local virou “urubu”) de sabotagens que vai desde corte de energia no mega templo da avenida Rafael Vaz e Silva, na capital rondoniense, até ameaça de capangas de políticos eleitos pela igreja rival. A coisa toma rumos perigosos.
As compensações
As hidrelétricas não querem passar como vilãs da saúde em Rondônia, por isso a Santo Antonio Energia, como forma de pagamento de compensações ambientais está bancando a reforma de onze postos de a saúde na capital rondoniense. Espera-se que Jirau siga o mesmo caminho, já que a migração foi intensa e o poder público não tem recursos para atender tanta gente.
Raposa no galinheiro
Levando em considerações critérios como “honestidade” (ele passou para trás a ex-esposa numas cabeças de gado...) e de “honradez” (está evolvido até o pescoço no caso das ambulâncias), o ex-deputado federal Pavão Sanguessuga Capixaba foi nomeado pelo Palácio Presidente Vargas para coordenar os trabalhos - bem como todos os recursos – do reinicio do Hospital Regional de Cacoal. E depois se fala em seriedade neste estado...
Cadê a sede?
Quase dois anos depois do Diretório Estadual do PMDB anunciar a construção da sede própria na avenida Elias Gorayb, no bairro da Liberdade, o que se vê ainda é brisa. Lembro dos arroubos e até dos políticos que anunciaram doações de tijolos, areia, cimento. Ninguém cumpriu nada. É coisa de louco! Esse é o partido que quer voltar a governar Rondônia...
Do Cotidiano
Entre a vida e a morte
A descoberta de vários procedimentos para transformar a água marinha em potável, para fins agrícolas, ganhou agora uma companheira: a água colhida em alto mar e processada através de osmose reversa em equipamentos de alta tecnologia, que executam processos de nanofiltragem e seleção de minerais, tem todo o sal e impurezas retirados, permanecendo apenas os minerais e nutrientes naturais. É a água mineral do mar – a Aquamare.
Nenhuma substância é acrescentada em qualquer das etapas de produção da Aquamare. Todos os elementos contidos na água provêm do mar e são naturais. A diferença entre a Aquamare e uma água mineral comum está em que as águas minerais, em sua maioria, oferecem cerca de 12 minerais em média (que são comuns a todas), enquanto Aquamare tem 63.
Mas se novas descobertas trazem maior aproveitamento das imensas riquezas guardadas pelos oceanos, a ação dos cientistas no crescente conhecimento da vida marinha também traz revelações assustadoras. Carol Turley, do Laboratório Marinho de Plymouth, no sul da Inglaterra, disse que é impossível saber como a vida marinha vai reagir, mas ela teme que várias espécies não sobrevivam no futuro. Isso porque a Revolução Industrial, desde o século 18, tem levado as emissões de CO² a elevar brutalmente a acidez dos mares, a uma taxa já superior a 30%, de acordo com os pesquisadores.
Extinção em massa – “Eu estou muito preocupada com os ecossistemas dos oceanos, que atualmente são produtivos e diversificados”, disse Turley. “Eu acredito que nós podemos estar caminhando para uma extinção em massa, pois esse ritmo de mudanças nos oceanos não é visto desde o tempo dos dinossauros”, afirmou. “Isto pode ter um grande impacto na segurança alimentar. É realmente imperativo reduzirmos as emissões de CO²”.
O problema mais acentuado é para criaturas que precisam de um ambiente alcalino para produzir conchas e carapaças formadas por cálcio. Testes de laboratório sugerem que as estrelas do mar podem desaparecer até o final do século se atual tendência de emissões continuar. Os cientistas receiam que os mariscos também não consigam suportar o aumento da acidez.
“As coisas vão mudar. Nós não sabemos ainda exatamente como”, diz Turley. Por sua vez, Andy Watson, biólogo marinho da Universidade de East Anglia, acredita que mudanças climáticas e pesca excessiva podem trazer sérios danos aos oceanos ainda antes dos efeitos da acidificação. Ele condena o aumento da emissão de CO² resultante de atividades humanas, mas destaca que a acidez oceânica também pode flutuar naturalmente.
Via Direta
*** Para tentar compensar a tarifa astronômica local, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo começa a renovar a frota *** Só nesta terça-feira, mais 14 ônibus serão incorporados a fora na capital *** Os políticos rondonienses acorreram às pencas a localidade de Rio Pardo no final de semana *** O objetivo de todos foi levar solidariedade aos invasores da reserva Nacional.
Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
csperanca@enter-net.com.br
PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026
O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,