Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 05/06/08



A pescaria de Ivo

Se os partidos da base aliada não se entender em Porto Velho e outros municípios importantes, sobre as alianças para as eleições municipais de outubro o governador Ivo Cassol já fala aos amigos que vai pescar durante a campanha. Como a necessidade faz o sapo pular,  e com medo que Ivo se faça de gato morto na eleição, já se busca um acordo em algumas cidades. A coisa colou.

Paradas duras

Pelo menos cinco deputados estaduais vão disputar as eleições municipais em outubro: Miguel Sena (PV-Guajará Mirim), Alexandre Brito (PTC-Porto Velho), Daniela Amorim (PTB-Ariquemes), Alex Textoni (PTN-Ouro Preto do Oeste) e Valter Araújo (PTB-Porto Velho). Todos vão enfrentar paradas duras.

Eleições casadas

Para o presidente do Diretório Regional do PT, Tácito Pereira a aliança com o PMDB na capital visa um pacto também para eleições casadas em 2008 e 2010. O dirigente petista entende que o partido liderado por Valdir Raupp é uma legenda fiel ao programa do presidente Lula e tem sido importante na captação de recursos para todo estado.

PMDB frankstênico

É claro que o PT deverá pagar algum preço por se aliar a um partido tão dividido como o PMDB. Existe uma ala revoltada com o acordo, embora inexpressiva a coisa provoca desgaste. Também existe a mistura de água com óleo, já que a legenda abriga Carlinhos Camurça e Odacir Soares, antigos adversários dos petistas.

As vantagens

Mas existem também as vantagens para a celebração da aliança PT-PMDB. A primeira delas é que os peemedebistas tem a melhor chapa a vereança na capital. Com o PMDB acertado, o partido de Raupp não lança  mais um candidato para fragmentar o eleitorado. E por último, Sobrinho terá no palanque o casal Raupp, em alta em todo estado.

Aliança vermelha

O presidente regional do PSOl, professor Adilson Siqueira anunciou a disposição de formalizar aliança para as eleições municipais com  o PSTU, cujo comando esta nas mãos do dirigente Pimenta de Rondônia. A coalizão é de extrema esquerda e une os vermelhinhos autênticos da aldeia.

Os entendimentos

A presidente regional do PSL Silvana Davis abriu entendimentos visando alianças para as eleições municipais. Na capital, ela assumiu o desafio de disputar a prefeitura de Porto Velho por determinação do Diretório Nacional. Silvana lembra que o partido, embora subestimado, tem emplacado tanto deputados estaduais como vereadores nos últimos pleitos.

Casara sabatinado

Na terça-feira a noite foi a vez do presidente regional do PSDB, ex-deputado federal Hamilton Casara ser sabatinado pelo programa Rede de Opiniões, no SGC. Ele confirmou a disposição de ser candidato a prefeito na capital – nos círculos políticos fala-se que ele desistiu da empreitada – e das perspectivas do partido do pleito de outubro.

Evento marcante

Em Ji-Paraná, um grande evento vai marcar nos próximos dias o lançamento da pré-candidatura do empresário Zé Otônio a prefeitura local. Os tucanos acreditam  que podem reverter a situação na capital da BR, onde José Bianco já toca seu projeto de reeleição.

Um frentão

Para enfrentar Bianco, que terá como vice Assis Canuto, tendo como eixo de sustentação o DEM, PDT e PTB,  prepara-se um “frentão”, onde estarão juntos o PSDB de Zé Otônio, o PMDB de Edivaldo Soares, o PT de Anselmo de Jesus e  provavelmente o PSB de Jesualdo Pires. Articula-se um “mano a mano” contra o ex-governador na capital da BR.

Situação dificil

A coisa ficou difícil para a base aliada do governador Ivo Cassol em Cacoal. O sanguessuga Nilton Capixaba (PTB) cresce como rabo de cavalo e a vereadora Glalcioni Neri acabou cassada por infidelidade. Lá o petista Padre Franco ponteia as pesquisas e, dependendo dos entendimentos, poderá ter um vice do PMDB.

Do Cotidiano

O boom imobiliário

Em época alguma se construiu tanto em Porto Velho. São mais de 40 arranha-céus de grande porte em construção, uns 80 prédios de porte médio, vários condomínios fechados em andamento em regiões recentemente valorizadas, como a do Nova Esperança, onde se concentram (na avenida Rio Madeira) novos empreendimentos.

Haja concreto. Até nas invasões, caso do bairro Lagoinha os barracos de madeira construídos maioritariamente há dois anos estão sendo substituídos por casas de alvenaria.

Haja tijolos e areia, cada vez mais caros na praça. Com dois grandes shoppings em andamento, obras municipais e estaduais além de tantos edifícios de apartamentos em  construção – assim como três hotéis de grande porte – já falta mão-de-obra na construção civil. A iminente construção da hidrelétrica de Santo Antônio vai ensejar importação de pedreiros, carpinteiros, cada vez mais raros e disputados a tapa.  Quem mexe com construção particular, e reformas da própria casa, constata neste inicio de ano que um bom pedreiro já cobra a diária de R$ 100,00 contra minguados R$ 50 do ano passado.

É tanto prédio de apartamentos  para ser entregues neste ano de 2008, 2009 e 2010, que se pergunta: existirá mercado para tudo isso? Será que a demanda estava tão reprimida? Com tanta oferta de imóveis, a valorização ocorrida nos últimos dois anos, não acabará caindo no despenhadeiro?

O olho gordo é um hábito local. Se algum esta ganhando dinheiro com  farmácia, logo se inauguram mais vinte. As lojas Pets vão bem? Então, mais umas 40 serão abertas. Vender colchões é um bom negócio? Vai daí que mais uma dúzia de estabelecimentos estarão funcionando nos próximos dias. Houve até enxurrada de vendedores de cachorro no início da década.

Lembro que num certo ano da década de 80, o garimpo tinha ido muito bem nas águas barrentas do Rio Madeira e tornado alguns pobres coitados em milionários. Foi o que bastou para centenas de pessoas se atirarem ao garimpo:  Renomados empresários, dentistas, pastores evangélicos, domésticas, professores, prostitutas etc, se aventuraram. O ano foi ruim e todo mundo votou para a cidade, como andorinhas com as asas  quebradas e cheia de dor...


Via Direta

*** O PSDC tem nominata pronta para a disputa da Câmara de Vereadores de Porto Velho *** Conforme o ex-deputado João Dias Vieira, a legenda tem a expectativa de eleger pelo menos dois representantes *** Governo do estado e PT trocam acusações por conta da efetivação do Programa Luz para Todos em Rondônia *** O projeto em discussão atende milhares de pequenos colonos no interior do estado e é tocado com recursos federais.

Fonte: Carlos Sperança


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)