Sexta-feira, 5 de novembro de 2010 - 05h08
Base aliada
A nova base aliada vai encorpando. Na bancada federal o governador eleito Confúcio Moura poderá contar com dois senadores e seis deputados federais. Na ALE-RO, a conta pode chegar a 16 deputados, dependendo de algumas definições no transcorrer desta semana. Nem em sonho o novo governador poderia esperar tanto.
Língua comprida
E Cassol e Cahulla que falaram tanto dos demitidos de Bianco (foram cerca de cinco mil e a grande maioria recontratada ainda naquela gestão) durante a campanha 2010, agora se verão obrigados, depois de inchar a máquina administrativa, a demitir cerca de 13 mil comissionados na virada do ano. Já tem gente cuspindo fogo...
Petistas desconfiados
Alguns petistas já se manifestam desconfiados com a possibilidade do PMDB, com as asas crescidas, com a eleição do governador e do senador mais votado em Rondônia, tente emplacar em 2012 o sucessor do prefeito Roberto Sobrinho. Por conta disto muitos nem foram às comemorações peemedebistas no inicio da semana.
Governo de conciliação
É importante que se saiba que o PMDB busca um governo de conciliação e o PT foi importante na aliança que conduziu Confúcio Moura na grande vitória do segundo turno. Por conseguinte os petistas também terão seu espaço na administração estadual, além do apoio a gestão do prefeito Roberto Sobrinho, principalmente na esfera da saúde.
Os melhores do ano
Conforme levantamento do site Congresso em Foco junto aos internautas o senador Cristóvão Buarque (PDT-DF) foi considerado o melhor parlamentar no Senado em 2010. Entre os deputados federais vai receber a distinção o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ). A premiação será entregue no final deste mês em Brasília.
Nossos melhores
Os melhores em Rondônia foram escolhidos pela população nas eleições de outubro. São os mais votados em 2010: governador Confúcio, senador Valdir Raupp, deputada federal Marinha Raupp, deputado estadual Valter Araújo. Entre os vereadores os destaques para: Zequinha Araújo (eleito deputado estadual), na capital e Marcos Rogério (eleito deputado federal) pelo interior;
Mobilização partidária
O PSOL é um partido surpreendente em Rondônia. Geralmente as pequenas legendas que participam das eleições, demoram para voltar à ativa. Não foi o caso do partido liderado por Adilson Siqueira e Sussuarana: a sigla realiza nesta quinta feira conferência municipal e amanhã encontro estadual em Porto Velho.
PSB em alta
O PSB que reelegeu em Rondônia um deputado federal - Mauro Nazif – e um estadual –Jesualdo Pires – realizou ontem em Brasília encontro nacional para avaliar o resultado das eleições de 2010 e avaliar as perspectivas da legenda pára os próximos anos. Jesualdo enfatizou que os socialistas emplacaram na temporada seis governadores, 35 deputados federais e quatro senadores.
Do Cotidiano
As experiências transgênicas
O céu parecia o limite para as experiências transgênicas. Mas é possível que o céu tenha ficado para trás quando o cientista japonês Akira Iritani, professor de Engenharia Genética da Universidade Kinki, nas proximidades de Osaka, anunciou a inserção de genes de espinafre em óvulos fertilizados de porcos. Ao cruzar mamíferos e plantas, Iritani abria a possibilidade de comer carne de porco ingerindo as mesmas calorias de um prato de espinafre.
Diante dessa ousadia transgênica, tudo o que vier no campo da biotecnologia não causará mais tanta surpresa. Mas uma experiência desenvolvida no Brasil, reunindo genes de eucaliptos com ervilhas, apresenta um potencial econômico ainda maior que o porco-espinafre japonês.
A finalidade da parceria científica entre a prestigiada Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e a empresa Suzano projeta um eucalipto com gene de ervilha para desenvolver maior quantidade de celulose, que é a matéria-prima do papel.
Carlos Alberto Labate, professor do Departamento de Genética da (Esalq), setor da Universidade de São Paulo (USP), e sua equipe de pesquisadores já comemoram os primeiros resultados de um projeto iniciado há quase três anos: a produção de eucaliptos modificados com um gene de ervilha para obter árvores com maior biomassa e maior rendimento de celulose.
O projeto interessa diretamente à Companhia Suzano de Papel e Celulose, parceira nesse projeto desenvolvido no âmbito do Programa Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
“Já temos as primeiras plantas transgênicas”, afirma Labate. “No momento, estamos avaliando essas plantas modificadas que contêm o gene Lhcb1*2 da ervilha (Pisum sativum)”. A seu favor, ele conta com o próprio comportamento do objeto de sua pesquisa: o eucalipto tem a vantagem de crescer rapidamente e apresentar alta capacidade de brotação, o que permite obter um grande número de clones em pouco tempo. Nos experimentos, foram utilizadas a espécie Eucalyptus grandis e o híbrido Eucalyptus grandis com Eucalyptus urophylla .
Via Direta
*** A Secretaria de Saúde de Porto Velho começa bem o ano, já trabalhando forte contra a dengue e agora entrando pra valer no combate a diabete *** A Nasa já estuda os efeitos devastadores dos chamados “raios bola” *** Em Rondônia ocorreram casos em Porto Velho e Cacoal, num deles matou uma boiada inteira.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios
Localidades rondonienses sonham com a autonomia
Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l
Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026
Palavrão necessárioA descoberta de uma nova enzima trará ganhos revolucionários na produção de energia verde. O Brasil produziu 43 bilhões de litro
Lula, petistas e seus puxadinhos estão se esforçando mesmo para levar pau nas eleições 2026
Ciência traz resultados O avanço da ciência destrói crenças baseadas em farsas e fraudes, combate a desinformação e abre caminhos positivos até par