Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 06/07/10


 

Sete governadores

Em entrevista á Agência Estado, o presidente do Diretório Nacional do PT, José Eduardo Dutra afirma que a legenda pode eleger até sete governadores ns eleições de outubro. Destes, na sua opinião, o partido é favorito no Acre, Bahia, Sergipe e Pará e teria chances no segundo turno, em mais três estados.  E Rondônia não consta na lista de “favoritismo” da cúpula petista...

 

Viva Porto Velho!

Porto Velho, que tinha ultrapassado na década passada a população e os eleitorado de Ananindeua (PA) – era a terceira cidade da Amazônia - e as tradicionais capitais Florianópolis (SC) e Vitória (ES), tinha perdido terreno no final dos anos 90 e só agora, em 2010, voltou a ultrapassar novamente essas cidades citadas, com aproximadamente 250 mil eleitores cada.

 

Dilma X Serra

 

Nas eleições de 2006, o presidente Lula bateu o tucano Geraldo Alckmin em Rondônia por 55,33% a 39,58% dos votos. Na campanha 2010 ainda não existem pesquisas recentes medindo a situação entre os presidenciáveis Dilma Roussef e José Serra  no estado, mas a tendência inicial é a petista levar a melhor na capital, onde os petistas são melhores estruturados.

 

Prá valer

Com o fim da Copa do Mundo para os brasileiros e mais o registro final das candidaturas ontem junto ao TRE, esta aberta oficialmente a temporada de caça aos eleitores em Rondônia. Temos dois grandes espetáculos para curtir: a disputa ao governo (Expedito e Confúcio largaram na frente, mas Cahulla e Valverde prometem viradas) e ao Senado, onde Ivo e Raupp abriram vantagem, mas tendo já no retrovisor Fátima Cleide. Grandes pelejas.

 

Revoada e otimismo

Os tucanos rondonienses sofreram a maior revoada de todas as coligações – perderam quatro legendas de uma só vez - e mesmo assim o candidato Expedito Júnior fala em ganhar a parada em primeiro turno. É a mesma linguagem do ex-aliado Ivo Cassol, que garante que o atual governador João Cahulla (PPS) decide a peleja em turno único, já em 3 de outubro.

 

Cahulla, confirmado

Passadas as convenções ficou confirmado de uma vez que o ex-governador Ivo Cassol não tinha nem plano “A”, nem Plano “B”. Tinha o plano “C”, de Cahulla. Com o eleitorado tendo ciência que Cassol só apóia Cahulla, a tendência é que o atual governador se revigore já nas primeiras pesquisas com a nova configuração de candidaturas.

 

Pontos fortes

O PMDB já era o maior partido de Rondônia, com maior numero de prefeitos, de vereadores, de filiados e maior presença na bancada federal, com um senador e dois deputados federais. Com a aliança formatada com o PDT de Acir Gurgacz e os Democratas de José Bianco, os peemedebistas de Confúcio Moura ganharam mais terreno no estado.

 

Caindo do cavalo

Se o cacique socialista Mauro Nazif fechou acordo com o PT acreditando que terá algum voto petista para se reeleger à Câmara Federal, que vá tirando o cavalo da chuva. Os petistas vão concentrar fogo para reeleger Anselmo de Jesus (Ji-_Paraná) e Israel Xavier (Porto Velho). Na capital, Xavier tem o apoio do prefeito Roberto Sobrinho, aquele que já aplicou duas peias em Nazif. E não custa mais uma, agora com Xavier...

 

Justa homenagem

Para tocar sua campanha ao governo de Rondônia, o deputado federal Eduardo Valverde pediu licença na Câmara dos deputados, devendo assumir o cargo o seu primeiro suplente, o ex-deputado federal Eurípedes Miranda. É uma justa homenagem a Mirandinha, que foi um dos mais brilhantes parlamentares do estado na década passada. Valeu, Valverde!

 

   Do Cotidiano

   As tecnologias de ponta

Robôs não são novidades nem no cinema nem na vida real. Desde pelo menos a década de 60 eles têm se multiplicado pelo mundo, poupando o homem de cumprir tarefas difíceis e insalubres, embora também tenham eliminado milhares de postos de trabalho.

A acelerada evolução dos robôs já permite que eles sejam “recrutados” não mais para tarefas grosseiras ou perigosas, mas também para delicadas operações – as cirúrgicas, por exemplo.

Uma evolução dos primeiros robôs a figurar na paisagem industrial brasileira – os braços robóticos utilizados na indústria automobilística desde a década de 60 −, o Brasil também nesse campo mantém seu atraso relativo em relação aos grandes centros de desenvolvimento tecnológico, mas não deixa de acompanhar as mais recentes novidades, recorrendo sempre a um contínuo esforço pessoal dos pesquisadores. O problema, como sempre, não está tanto no pessoal, que é dedicado, mas na produção: já temos em operação os melhores robôs do mundo, mas eles ainda são importados.

O grupo Cientistas Associados, criado em 2003 por pesquisadores brasileiros, que desenvolve produtos tecnológicos baseados em software e hardware, como sistemas interativos e robôs móveis, tem sido uma prova desse esforço.

 Outra comprovação do crescimento da aplicação da robótica no país acaba de ser dado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que neste ano passa a oferecer cirurgias feitas com o uso de robôs. O primeiro centro a realizar cirurgias robotizadas pelo SUS deverá ser o Hospital de Câncer de São Paulo, ligado à Universidade de São Paulo (USP).

O assunto começou a ser tratado em Curitiba (PR), com a participação do oncologista Ricardo Abdalla, especialista em robótica e médico do Hospital Albert Einstein (SP), no 18º Congresso Brasileiro de Cancerologia (Concan), que contou com os maiores especialistas do mundo na área.

Foram apresentadas 750 pesquisas científicas durante o evento. Várias dessas pesquisas relacionam o avanço do tratamento do câncer ao surgimento de quimioterápicos de última geração, de equipamentos capazes de fazer o diagnóstico e o tratamento ao mesmo tempo, assim como a disponibilização da radioterapia que trata o tumor e preserva os tecidos sadios.

Os participantes defenderam a incorporação dessas novas tecnologias aos centros médicos, incluindo os avanços nas áreas de quimioterapia, radioterapia e cirurgia. 

 

Via Direta

*** O Congresso Nacional vai apressar os trabalhos hoje e amanhã para limpar a pauta *** Ocorre que os deputados federais e senadores entram firmes nas eleições municipais, disputando cargos ou apoiando aliados *** A correria foi grande ontem na capital por causa do encerramento do prazo de registros de candidaturas no TRE. 

Fonte: Carlos Sperança. 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /  
OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)