Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 06/11/10


 

 

Visão de futuro

 

O presidente do Diretório Nacional do PMDB, senador Valdir Raupp resume bem as metas de Rondônia a serem perseguidas nesta década: 1 – Ferrovia Transcontinental; 2 –Restauração da BR-364; 3 –A construção das pontes de integração com AC e AM; 4 –A conclusão da BR- 429; 5 – Gasoduto Urucu-Porto Velho; 6 – E as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs)

 

Censo 2010

 

Ao contrário dos censos de 70, 80 e 90, quando Rondônia apresentava campeões de crescimento demográfico, no censo 2010, nenhum município de nosso estado cresceu com taxas mais significativas. No auge da migração nas décadas passadas, Ji-Paraná e Porto Velho chegaram a ser campeões nacionais de crescimento. Nas décadas seguintes, Machadinho, Buritis e Campo Novo.

 

Resultados finais

 

Os resultados finais do IBGE deverão ser apresentados no próximo dia 27. Em Rondônia, apenas Porto Velho, alvo de uma nova onda migratória cresceu em patamares maiores, atingindo os 410.000 mil habitantes. Como os repasses do Fundo de Participação dos Municípios -FPM são calculados com base nos números do censo muitos prefeitos do estado já se manifestam preocupados com a coisa.

 

Metrópole na selva

 

Quem cresce mesmo e impressiona neste país é Manaus, impulsionada como um foguete pela Zona Franca. Depois de ter ultrapassado nos últimos anos as populações de Belém, Porto Alegre e Recife, o Censo 2010 vai mostrar a ultrapassagem da capital amazonense em cima de Curitiba, a maior cidade da região sul do País.

 

Na Assembléia

 

Nem mesmo a viagem do governador eleito Confúcio Moura à Minas, Goiás e Brasília para refrescar a cabeça da campanha arrefeceu as disputas políticas em Rondônia. Na Assembléia Legislativa, na semana que vem teremos a indicação do relator do orçamento, um cargo chave para direcionar os recursos. São cotados para o cargo os deputados Luis Cláudio e Jesualdo Pires.

 

No Governo

 

Já, no governo do estado, se vê um quadro estarrecedor junto aos servidores comissionados. Todos que ocupam cargos de confiança serão demitidos no próximo dia 31 de dezembro, sendo atingidos mais de 10 mil. Toda mudança de governo acontece isso, pois o governador que perde tem que demitir seus nomeados, e o que assume tem que nomear seus funcionários de confiança.

 

Na Câmara Municipal

 

Já, na Câmara Municipal de Porto Velho, o cenário é de festa com a eleição de quatro vereadores à Assembléia Legislativa. O presidente da Casa José Hermínio (PT), Zequinha Araújo (PMDB), Epifânia Barbosa (PT) e Jean de Oliveira (PSDB) já falam em tom de despedida, pois assumem seus cargos no parlamento estadual em janeiro.

 

Uma dobradinha?

 

A derrota nas eleições de outubro resultou num chá de sumiço do governador João Cahulla e do senador eleito Ivo Cassol, ambos ainda lambendo as feridas pelo resultado. Embora derrotado, o legado cassolista é bom em termos de obras e de infra-estrutura, por isso a dupla não deve ser menosprezada em futuras jornadas. É provável que façam dobradinha em 2014 com Ivo ao governo e Cahulla ao Senado.

 

 

Do Cotidiano

 

Dores e sofrimento

 

A proximidade das festas de fim de ano evoca lembranças de cantos natalinos, a renovação dos compromissos para o Ano Novo, férias, alegria. No entanto, para muitos as datas festivas de encerramento/início de ano representam muita dor e sofrimento. Nas estradas, o risco de acidentes passa a ser muito maior. Mas quem fica em casa e decide festejar com fogos de artifício não fica imune a acidentes: eles são o ruído da alegria e um encanto visual, mas podem representar perigo para quem os manipula.

Há riscos de acidentes de diversos graus para quem lida com fogos de artifício. Desde queimaduras até lesões tão graves que levam à amputação. As estatísticas revelam que uma a cada dez pessoas que mexem com artefatos explosivos são vítimas de algum tipo de amputação, principalmente dos dedos.

O uso dos produtos pode provocar queimaduras (70% dos casos); lesões com lacerações/cortes (20% dos casos); amputações dos membros superiores (10% dos casos); lesões de córnea ou perda da visão e lesões do pavilhão auditivo ou perda da audição. As pessoas mais atingidas são homens com idade entre 15 e 50 anos e crianças de 4 a 14 anos.

Para conscientizar a população quanto a este risco a Associação Brasileira de Cirurgia da Mão (ABCM) lançou a Campanha Nacional de Prevenção a Acidentes e Traumas da Mão. Durante todo este ano, a ABCM tem promovido ações para conscientização quanto aos vários tipos de acidentes e males que podem ser causados às mãos. Neste final de ano, a iniciativa completa um ano e lança a Campanha Nacional de Prevenção a Acidentes com Fogos de Artifício, com o slogan: “Bonito para os olhos. Um perigo para as mãos”.

 A campanha tem por objetivo mostrar os perigos que os fogos oferecem e manter as pessoas distantes das práticas de risco. As ações para a campanha vão se intensificar durante o mês de dezembro, contando com o apoio de médicos especializados em cirurgia da mão, engajados na divulgação de mensagens de alerta sobre os riscos de acidentes causados principalmente pelo manuseio de fogos de artifícios.

 

Via Direta

 

*** A deputada estadual eleita Ana da Oito vai entrar firme na defesa das bandeiras da Ponta do Abunã *** A representante  pleiteia rede de água para os distritos e a consumação emancipacionista daquela populosa região *** A velha guarda do PMDB quer Abelardo Castro na pasta de Turismo no futuro governo Confúcio.

 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)